sábado, 4 de julho de 2015

Stathis Kouvelakis: “Europa declarou guerra à Grécia”



1/7/2015, [*] Stathis Kouvelakis entrevistado por Sarah Halifa-Legrand do Le Nouvel Observateur
Traduzida para inglês por David Broder e para português pela Vila Vudu



Não há dúvidas de que convocar o referendum foi ato político de extrema coragem. E coragem política é coisa de que já ninguém sabe o que seja, do modo como a política está desprestigiada em toda a Europa. Decisões políticas importantes são sempre e necessariamente arriscadas.
 Stathis Kouvelakis sobre Tsipras


Stathis Kouvelakis na Praça Sintagma, Atenas


Por que o Primeiro Ministro grego A. Tsipras convocou afinal um referendum?
Mesmo depois de Tsipras ter assinado o mais recente bloco de propostas gregas, as instituições europeias continuaram determinadas a submetê-lo a verdadeiro exercício de humilhação, querendo sempre mais, além do que ele poderia manobrar politicamente: já estava claro que o partido, a maioria parlamentar e porção cada dia maior da sociedade não estavam dispostos a aceitar mais concessões.
Como chegamos a esse ponto, depois de cinco meses de negociações?
Não houve negociações. O termo é inadequado para descrever o que houve. As instituições europeias mantiveram a mesma linha desde o primeiro dia, a saber: impor um plano de ARROCHO ao novo governo grego, forçá-lo a permanecer num quadro idêntico ao dos antecessores e assim mostrar que nenhuma eleição na Europa terá efeito algum sobre as políticas a serem implementadas, a fortiori mesmo que o partido eleito tenha posição de esquerda radical antiarrocho. O que se está chamando de negociações não passou de uma armadilha mortal – armadilha que se fechou sobre Tsipras. O erro dele foi não ter compreendido isso logo no primeiro momento. O ministro pensou que, se levasse as discussões adiante o mais longe possível, os europeus acabariam por ceder, em vez de correrem o risco de uma ruptura. Mas os europeus não cederam coisa alguma, e Tsipras concedeu muito ao longo desses últimos cinco meses: fez concessões enormes, a opinião pública habituou-se à ideia de algum acordo seria possível. E os cofres públicos estão vazios.
Tsipras não terá errado também ao pensar que poderia obter menos arrocho, ao mesmo tempo em que permanecia na Eurozona?
O meu grupo dentro do Syriza sempre entendeu, desde o primeiro dia, que tentar reconciliar a rejeição ao arrocho que os europeus vinham impor e permanecer no euro é uma contradição. E com o BCE decidindo cortar todas as linhas de financiamento dos bancos gregos em fevereiro, vimos que realmente nunca seria possível. A arma da moeda serviu para pressionar o governo grego, para forçá-lo a renunciar à sua política antiarrocho. O mais recente episódio dessa chantagem foi o Eurogrupo forçar Tsipras a fechar os bancos durante toda a semana, porque se recusaram a prorrogar o atual programa.
O objetivo é claramente político: fazer os gregos reféns dos banqueiros e criar uma situação de pânico, especialmente entre as classes médias e os ricos. Estão tentando forçar o governo a não manter o referendum, ou, não sendo isso possível, querem ditar as condições sob as quais o referendum acontece e ajudar o campo do “Sim”. A Europa declarou guerra à Grécia.
A sociedade grega parece muito dividida...
É, as duas tendências agora estão em confronto. O campo do “não” é constituído de toda uma parte da população que já está muito gravemente afetada pelo arrocho, e que percebe nas novas condições que a Troika quer impor uma tentativa para humilhar a Grécia. Mas o campo do “sim”, fortalecido pelo medo de os bancos fecharem, também está reunindo forças. Não há dúvidas de que convocar o referendum foi ato político de extrema coragem. E coragem política é coisa de que já ninguém sabe o que seja, do modo como a política está desprestigiada em toda a Europa. Decisões políticas importantes são sempre e necessariamente arriscadas.
Quais os cenários possíveis depois do referendum?
Uma vitória do “sim” seria grave derrota para Tsipras, e com certeza o forçará a convocar novas eleições. Por outro lado, uma vitória do “não” só reforçará sua determinação na disputa com as instituições europeias, e lhe dará mandato diferente do que recebeu nas eleições gerais de 25/1/2015. Agora se tratará de romper com as políticas de arrocho, sejam quais forem as consequências – inclusive se isso implicar deixar a Eurozona.
Quando Tsipras anunciou que seria realizado o referendum, foi o primeiro discurso em que a palavra “euro” não apareceu. Não é coisa que aconteça por acaso.
Tudo isso é o atestado de óbito da Europa?
O modo como a crise grega desenrolou-se marca o fim de uma certa ideia, ou, melhor dizendo, de uma certa ilusão de Europa. Todos podem ver o caráter antidemocrático da União Europeia, que só respeita a lei do mais forte e o neoliberalismo do mais forte, e desdenha todo e qualquer tipo de controle democrático. Todos puderam ver que, embora o Syriza só buscasse ruptura parcial, moderada, pragmática, contra as políticas de arrocho, sem desafiar os fundamentos do quadro europeu, mesmo assim o confronto foi ultraviolento. Simplesmente porque esse governo democraticamente eleito não aceitou capitular ante os diktats neoliberais.
Mesmo que a União Europeia consiga derrotar a resistência grega, em todos os casos, me parece, pagará preço muito pesado pela vitória, nos termos em que terá sido obtida.

A Grécia é só o ponto mais avançado da crise europeia: o projeto da União Europeia tem a cada dia menos apoio na opinião pública do continente.
________________________________
[*] Stathis Kouvelakis ensina Teoria Política no King’s College London e é membro do Comitê Central do SYRIZA. Obteve Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris 10 e Doutorado em Filosofia Política pela Universidade de Paris 8. Foi professor na Universidade de Paris 8 e bolsista de investigação na Universidade de Wolverhampton, antes de começar a lecionar no King’s College em setembro de 2003 onde está até hoje.
Seus principais interesses de pesquisa estão nos estudos sobre Marx, Filosofia alemã e Teoria crítica recente. Sua pesquisa tem-se centrado na formação do pensamento político de Marx, a trajetória dos Jovens Hegelianos e na crítica ao liberalismo político. Também pesquisa a Política Francesa Contemporânea e sobre a história dos protestos sociais na França. Kouvelakis está atualmente trabalhando em dois livros, o primeiro sobre a política atual, discutindo as noções de temporalidade e decisão no pensamento político contemporâneo, o segundo sobre o estado atual da Teoria Marxista. Seu projeto de longo prazo inclui um estudo da formação da Teoria de Marx no contexto (político, intelectual e cultural) das Revoluções Europeias de 1848 e suas consequências. É membro do conselho editorial das revistas francesas Contretemps e La Pensée, do Groupe d'Etudes Sartriennes e da série de livros sobre Materialismo Histórico em Brill Academic Publishers (Leiden, Holanda).

3 comentários:

  1. A foto é na praça Syntagma, Atenas e não em Londres, Castor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão! Selecionei uma foto e coloquei a legenda de outra! Grato pela correção

      Excluir
  2. A Grécia vem enfrentando esta crise há tempos. Será o início do fim da União Européia? Talvez. Mas ninguém pode esconder que o mundo entrou em crise.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.