terça-feira, 7 de julho de 2015

Euclid Tsakalotos: Quem é o novo Ministro das Finanças da Grécia


6/7/2015, [*] Tyler Durden, Zero Hedge
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Yanis Varoufakis e Euclid Tsakalotos (carona)

(...) O recém nomeado Ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, já comandava a equipe de negociadores gregos desde que Varoufakis deixou o comando, depois da reunião do Eurogrupo, em Riga. Mais sobre ele em The Telegraph – excerto abaixo traduzido:
Economista formado em Oxford, o Sr. Tsakalotos tem muito em comum com a elite política de Westminster, formado na escola de St. Paul, antes de matricular-se como aluno dos cursos preparatórios de política, filosofia e economia. Em 1989 completou sua pós-graduação em Oxford, em estudos econômicos.
Aos 55 anos, nascido em Rotterdam, desde o início serviu como principal porta-voz para questões de economia e efetivo ministro ‘sombra’ para o governo do Syriza.
Diferente do Ministro Varoufakis, o professor Tsakalotos não é quadro externo ao partido. É membro do Syriza já há quase uma década, e é deputado do Syriza ao Parlamento grego desde 2012.
Como muitos de seus companheiros parlamentares gregos de esquerda, o currículo do novo ministro é mais de acadêmico que de político de carreira, e já deu aulas nas universidades de Kent e de Atenas.
Descrito como o “cérebro por trás das políticas econômicas do Syriza”, o novo ministro é autor e coautor de seis livros, o mais recente dos quais procura expor as causas do torvelinho econômico pelo qual a Grécia está passando.
Publicado em 2012, Crucible of Resistance: Greece, the Eurozone and the World Economic Crisis, argumenta que, diferente de ser “país economicamente preguiçoso”, a Grécia já padecera duas décadas de modernização neoliberal antes do início da crise financeira de 2008. O resultado, dizem os autores, foi aumento da desigualdade social e aprofundamento do déficit de democracia.
Num refrão familiar a muitos, o economista marxista diagnostica os padecimentos da Grécia, não como meras consequências de “uma crise econômica”, mas como uma “crise de democracia” que assola a Eurozona.
Contudo, longe de pregar que o país saia da zona do euro (“Grexit”), como alguns dos elementos mais radicais dentro do Syriza, o Ministro Tsakalotos entende que a Grécia deve manter-se membro do euro.

Euclid Tsakalotos

E, de Bloomberg:
O Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras está contando com uma mudança de estilo, embora não necessariamente de substância, voltando-se agora para um aliado de longa data, para buscar novo acordo com credores e poder manter seu país na área do euro.
Euclid Tsakalotos foi nomeado Ministro das Finanças em substituição a Yanis Varoufakis, que renunciou no domingo, depois de mais de cinco meses de idas e vindas infrutíferas [sic]. Economista de Oxford, que foi Vice-Ministro de Relações Exteriores, Tsakalotos já estava trabalhando nas conversações sobre a dívida, antes de o referendum convocado de surpresa por Tsipras ter posto fim àquelas negociações dia 27/6/2015.
Tsipras está apostando que um novo rosto, menos confrontacional, possa ajudá-lo a trazer a chanceler Merkel e outros líderes europeus, de volta à mesa de discussões, depois de os gregos terem votado contra mais arrocho, no referendum de domingo (5/7/2015). Varoufakis havia jurado que “arranco o meu braço, mas não assino acordo ruim”. (...)
Tsakalotos foi descrito como um dos mais “sensíveis” membros do Syriza. (...)

O referendum não é substituto para negociações

Seja como for, não está claro se a transição marcará alguma mudança, sobretudo agora, quando a retórica que vem de Berlim nessa 2a-feira (6/7/2015) sugere fortemente que a ideia de reduzir o montante da dívida é simplesmente inaceitável; e quando já se sabe também que qualquer “acordo” que não inclua cortes da dívida não será sequer considerado pelos gregos. Em outras palavras, o impasse persiste.
Boa sorte, Sr. Tsakalotos (o senhor vai precisar)!

Yanis Varoufakis (E) e Euclid Tsakalotos


[*] Tyler Durden é nome de personagem do romance de Chuck Palahniuk (depois filme) Fight Club (Clube de Luta).e pseudônimo coletivo dos redatores de notícia “que contribuem” para o site e agregador de conteúdos Zero Hedge, especializado em relatórios sobre Economia, Wall Street e Setor Financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.