sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Jean-Luc Mélenchon: Liberalismo e petróleo terrorista

15/1/2015, [*] Jean-Luc MélenchonBlog
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Jean-Luc Mélenchon
Dia 30 de setembro do ano passado (2014), questionei a Comissão Europeia sobre o petróleo hoje utilizado na Europa – fornecido pelo Estado Islâmico no Iraque e Levante, EIIL (ing.ISIL). Pedi à CE que se manifestasse sobre essas denúncias, se seriam verdadeiras, que falasse com clareza para pôr fim aos boatos.

Agora, afinal, quatro meses depois da pergunta, chegou a resposta embaraçada da CE, pela voz da vice-presidenta, Mme. Mogherini.

Para começar, ela lembra que é ilegal financiar organizações terroristas:

A União Europeia mantém em efeito as sanções adotadas pela ONU contra a:

(...) Al-Qaeda, quando se tomou posição unificada no Conselho de Segurança (2002/402/PESC e regulamentação n. 881/2002). Nos termos do que determinam esses instrumentos, acolhidas as modificações, é ilegal que qualquer pessoa ou entidade da União Europeia ponha fundos ou recursos econômicos à disposição do ISIL.

Federica Mogherini
Na sequência, ela confessa que:

(...) o tráfico de petróleo pelo ISIL e, na sequência, a compra não intencional por estados membros da União Europeia é devida ao fato de que o petróleo bruto fornecido às refinarias é proveniente de diferentes zonas, algumas das quais podem ser controladas pelo ISIL. Há uma vasta rede de intermediários e empresas privadas por todo o Iraque que compram e revendem petróleo bruto contrabandeado (ou não). Não há como determinar a precisa proveniência do petróleo que é comprado, que é vendido misturado.

Assim, então, a Comissão Europeia reconhece que, graças a golpes e mais golpes de liberalismo e de tanto que se recusa a implantar leis que protejam o estado, nem a Comissão Europeia sabe exatamente de onde vem o petróleo utilizado na Europa.

[*] Jean-Luc Mélenchon − nasceu em 19 de agosto de 1951 (63 anos) − é um político francês, atual líder da Frente de Esquerda da França, Front de Gauche, e co-presidente do Partido de Esquerda. Foi senador na França com mandatos nos períodos de 1986–1995 e 2004–2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.