quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A Ucrânia é o Brasil amanhã! (II)


As velhas roupas novas do Imperador Obama e a Guerra da Energia dos EUA (Parte 2 de 2)

2/10/2014, [*] Vera GraziadeiBlog Vera Graziadei
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu



Entreouvido no Mocó do Padre na Vila Vudu:

Cróóooooooozes! A Ucrânia é aqui! Já explodiram o avião do Eduardo Campos, já empurraram Marina Silva feito boi-de-piranha, pra abrir caminho prô Aécim... Porque uma coisa é certa: a GRANDE GRANA mundial NUNCA entregaria o governo do Brasil a Marina Silva. Nunca. Porque é mulher, porque é pobre, porque é mulata, porque é “de ONG”... E é BURRA a ponto de apoiar Aécim no 2º turno. Marina consegue “negociar” só até o nível “Neca” (às vezes nem isso), e dali não passa.

Marina foi uma espécie de Cavalo de Troia, metida lá entre a população da “esquerda” emburrecida e despolitizada por anos de bobajol dos petistas anti-jornais e por besteirol de jornalistas anti-petistas & pelas doideiras metidas a “intelectuais”, “sociológicas”, “históricas” e “geográficas” de professores-doutores e diplomatas midiáticos descalços que, piores, como gente-de-saber, no mundo não há.

Marina foi metida lá só para ajudar Aécim dividindo o eleitorado e provocar o 2º turno (coisa que Eduardo Campos não estava fazendo); o próprio Cavalo de Tróia. Aécim, verdade seja dita  e a GRANDE GRANA logo viu  é um saco de bosta.

Foi serviçal-criado do avô, depois serviu como subserviçal-criado da irmã, verdadeira, ao seu tempo, governadora de Minas. Mas Aécim é paumandado, no sentido de que obedece bem: é mandar, que ele faiz direitim... É a “qualidade” que a GRANDE GRANA INTERNACIONAL (com seus cúmplices nacionais) e as BIG SISTERS do petróleo mais apreciam. É onde afinal se vê que, sim, A UCRÂNIA É AQUI! 

NO BRASIL OS EUA NÃO PRECISAM DO "FRACKING"! ELES QUEREM ROUBAR O PRÉ-SAL! 

QUEREM ARRUINAR O NOSSO FUTURO COMO ESTÃO ARRUINANDO O FUTURO DA UCRÂNIA!

Leiam o que abaixo se lê e ME DIGAM: se os EUA fizeram e fazem o que fizeram e fazem hoje na Ucrânia, por uns puns-lá, de gás de xisto... O que não tentariam, tentaram, tentarão por aqui, com o pré-sal e o Brasil crescendo de braços dados com a América Latina e com China e com Rússia e outros BRICS?!

Agora só falta, então, reeleger Dilma e despachar esse Aécim “Yatseniuk”, de volta prá Minas.

Depois não digam que não sabiam! Está escrito aí, porque Obama foi lá na ONU e disse com todas as letras. Assista no vídeo postado na Parte 1 de 2:

“(...) os Estados Unidos da América não se deixarão distrair ou desviar do que tem de ser feito. (…) Estamos preparados para fazer o que for necessário”.

Barack Obama
Há diferença entre uma revolução popular e um golpe orquestrado; há diferença entre permitir que o povo escolha os próprios dirigentes democraticamente, sejam pró-EUA ou pró-Rússia, e impor um governo – que foi o que os EUA fizeram em Kiev depois do golpe. Só se pode lamentar pelo infeliz povo ucraniano que realmente acreditava no protesto que fazia. Paul Craig Roberts resumiu o golpe e os protestos que se seguiram a ele:

Paul Craig Roberts
O objetivo do golpe é implantar bases militares da OTAN na fronteira entre Ucrânia e Rússia, e impor um programa de ‘'austeridade'’ do FMI que serve como cobertura aos interesses financeiros ocidentais para que saqueiem o país. Os manifestantes sinceramente idealistas que tomaram as ruas sem serem pagos são inocentes úteis manobrados pelos que trabalham para destruir o país deles.

Os principais saqueadores que se beneficiam da tomada do poder na Ucrânia foram alguns políticos de alto escalão no governo dos EUA, seus amigos e familiares, que desavergonhadamente apoiaram os protestos organizados para garantir-lhes uma “licença para saquear”. “Estamos a postos para ajudá-los” – disse o vice-presidente dos EUA Joe Biden aos que protestavam na rua. – “Imaginem onde estariam hoje, se pudessem dizer à Rússia Fiquem aí com o gás de vocês!. O mundo seria muito diferente”. Biden com certeza já imaginara onde ele e sua família estariam sem o gás russo: o filho de Biden, Hunter Biden, foi logo depois contratado como diretor da principal empresa ucraniana de energia, a Burisma Holding.

Hunter e Joe Biden
Hunter Biden não foi o único norte-americano “bem-relacionado” a ser contratado pela empresa de gás. Devon Archer, milionário investidor e doador de campanha do Partido Democrata, com laços antigos com o Secretário de Estado John Kerry, logo depois de também passar a integrar a diretoria da Burisma Holdings, disse que a experiência o fazia recordar a Exxon, logo que foi criada. O portfólio de licenças para exploração da Burisma é bem diversificado em todas as três principais bacias de petróleo e gás da Ucrânia – Dnieper-Donets, dos Cárpatos e Azov-Kuban, e seus campos estão totalmente conectados aos principais gasodutos no país.

O referendo na Crimeia e a reintegração à Federação Russa colheram todos de surpresa, e foi duro golpe para empresas como a Chevron, Shell, ExxonMobil, Repsol e Petrochina, que já haviam investido dinheiro no desenvolvimento dos recursos submarinos da Crimeia – as reservas de Gás Natural Liquefeito (GNL). 

Se se examina alguns dos alvos atacados por sanções dos EUA contra a Rússia e empresas ligadas à Rússia, vê-se que dois foram diretamente selecionados para atrasar, ou parar de uma vez por todas, a construção do gasoduto Ramo Sul (ing. South Stream):

Gennady Timchenko
A primeira empresa relacionada ao gasoduto Ramo Sul que os EUA atacaram com sanções foi a Stroytransgaz, que está construindo o trecho búlgaro. A empresa pertence ao bilionário Gennady Timchenko, aliado de Putin, que já está na lista de sanções. A empresa Stroytransgaz teve de suspender a construção, ou arriscava-se a provocar sanções também contra outras empresas. A segunda entidade atacada com sanções foi uma empresa da Crimeia chamada Chernomorneftgaz

Depois de pedir a reincorporação da Crimeia à Federação Russa, que foi aceita, o Parlamento da Crimeia aprovou a encampação daquela empresa, que pertencia ao governo ucraniano. E adivinhem o que aquela empresa possuía? Direitos sobre a zona marítima econômica exclusiva no Mar Negro. É importante, porque a Rússia traçou o gasoduto por um caminho mais longo, que atravessa o Mar Negro, e deixa de fora a Ucrânia. Evita águas da Crimeia e, em vez disso atravessa águas turcas.

(...) O que aconteceu na Crimeia foi quase réplica do que aconteceu em Kiev: o povo de Kiev, na Praça Maidan desejava ficar mais próximo da União Europeia e dos EUA; o povo da Crimeia há muito tempo tentava reincorporar-se à Federação Russa (...).

A grande diferença, porém, é que na Crimeia só morreu um soldado, e num acidente, e em Kiev atiradores postados nos prédios ao redor da praça mataram quase 100 pessoas, depois do quê um grupo chegou ao poder pela força. É muito semelhante a uma técnica bem conhecida, que os EUA usaram várias vezes, sempre que urdiram e encenaram golpes de em outros países, descrita em poucas palavras no livro  A Doutrina do Choque de Naomi Klein:

Naomi Klein
(...) exponha as pessoas a eventos chocantes, tome o poder e rapidamente execute as mudanças econômicas e políticas planejadas, antes que os cidadãos despertem do pesadelo e voltem a ter pleno controle de suas faculdades mentais.

Outra grande diferença é que, enquanto a maioria dos crimeanos estão felizes por estarem reincorporados à Rússia, os protestos pós-golpe, que logo eclodiram nas regiões do leste da Ucrânia, mostraram que contingentes significativos da população do Donbass não estava feliz com o rompimento de seus laços com a Rússia (a maioria ali são russos étnicos).

Quando forças de resistência e autodefesa organizaram-se e implantaram sua base em Slavyansk, bem no coração do campo Uzovka de gás de xisto, onde as empresas Shell e Burisma preparavam-se para iniciar as operações de fracking, o governo dos EUA logo mostrou até que ponto estava preparado para agredir, na luta pelos interesses comerciais das empresas de petróleo e gás sócias informais do Estado.

Na 2ª-feira, 14/4/2014, a agência Reuters publicou a confirmação, pela Casa Branca, de que o diretor da CIA John Brennan estivera em Kiev no fim de semana anterior. Mais um dia, e Kiev anunciou o início de uma chamada “operação anti-terroristas” no Donbass. Um dos países que mais furiosamente apoiaram a operação foi a Polônia, o que, novamente, não foi surpresa para ninguém, dado que outro dos diretores da empresa Burisma, colega de diretoria de Biden e Archer, era então e continua a ser Alexander Kwasnevski, ex-presidente da Polônia. 

A Lei n. 2.277 do Senado, aprovada dia 1º/5/2014, “para impedir novas agressões russas contra a Ucrânia”, ordena que a Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA comece a dar garantias ao fracking de petróleo e gás na Ucrânia, ao mesmo tempo em que as tropas de Kiev marchavam para o Donbass para “basicamente proteger o equipamento de fracking”. 

Obama é homem rico em talentos teatrais. Chega a impressionar que, no discurso à Assembleia da ONU (ver parte 1 de 2), tenha conseguido ir até o fim, sem cair da tribuna ao enunciar tantas e tais mentiras e hipocrisias, dentre as quais, por exemplo:

Essa é a comunidade internacional que os EUA buscam; comunidade na qual as nações não saqueiem terra ou recursos de outras nações, mas na qual demos andamento ao objetivo para o qual essa instituição foi fundada e pelos quais todos nos responsabilizamos. Um mundo no qual as regras estabelecidas a partir dos horrores da guerra possam ajudar-nos a resolver pacificamente os conflitos e impedir o tipo de guerra que nossos antepassados lutaram. Um mundo no qual seres humanos possam viver com dignidade e ter supridas suas necessidades básicas, vivam onde viverem, em New York ou Nairobi, em Peshawar ou Damasco.

Barack Obama 
A guerra civil que eclodiu na Ucrânia e que, como já está demonstrado, é parte da guerra global dos EUA por energia, já fez 4 mil mortos civis, deixou desabrigados mais de um milhão de ucranianos e gerou gravíssima crise humanitária. Além disso tudo, tão logo comecem de fato as operações de fracking na Ucrânia, os ucranianos devem esperar também

(...) terremotos, inundações, contaminação de águas subterrâneas e morte de animais marinhos, pássaros e peixes, além de fluxos de água fervente envenenada com metano, que contaminará o ar e a água potável (...) [em russo]. (...)

O que Obama disse na ONU – Os EUA e nossos aliados apoiarão o povo da Ucrânia para que desenvolvam a democracia e a economia – é mentira. 

A verdade pode ser facilmente encontrada nas publicações dirigidas pela e para a indústria do gás, nas quais ninguém nem tenta ocultar os interesses do business  nem perde tempo com fingir que muito se preocupa(ria) com o povo ucraniano ou outras falsas narrativas que soam morais e moralizantes:

Empresas norte-americanas podem investir diretamente na Ucrânia, levando com elas sua tecnologia. Empresas ucranianas podem contratar perfuradores norte-americanos com experiência, podem licenciar perfuradoras norte-americanas e empresas de tecnologia de sondagem sísmica por imagem, e podem importar equipamento norte-americano sofisticado de perfuração (...) O governo dos EUA pode estimular esses desenvolvimentos com programas patrocinados pelo estado, como o Programa para Engajamento Técnico Não convencional para Gás, do Departamento de Estado (...) [orig. Unconventional Gas Technical Engagement Program] e pode acelerar esse investimento com financiamentos pelo US Export-Import Bank. 

Tão logo o novo Parlamento seja eleito em outubro, o governo da Ucrânia deve fazer todo o possível para promover o investimento privado na produção; isso deve incluir redução de taxas e impostos e garantias de novos incentivos para investimentos em energia. Um incentivo fiscal, em especial, que devem oferecer, será uma isenção por valor agregado para a importação de equipamento sofisticado para perfuração, modelado conforme outro incentivo por valor agregado já criado recentemente para a importação de equipamento militar. 

É importante que a Ucrânia não só tenha leis fortes e um bom ambiente regulatório, mas também que tenha serviço civil aberto e transparente, para impedir que a corrupção, que foi rampante durante o antigo regime, estabeleça-se também no novo governo. Para impedir isso, os governos dos EUA e da Europa devem promover máxima transparência dentro do governo, estimulando que funcionários públicos dos EUA se engajem com membros do funcionalismo público civil do Ministério de Energia e Indústria do Carvão.

Aí está o pessoal que, sim, vai beneficiar-se do apoio que os EUA deem à “democracia e à economia da Ucrânia”: empresas norte-americanas em geral, especialmente de perfuração e especialistas em sondagem sísmica por imagens, fabricantes de máquinas de perfuração, bancos norte-americanos e funcionários do governo dos EUA. O povo da Ucrânia não terá qualquer benefício, porque a tal “revolução do gás de xisto” é pura lorota

Produção de “shale gás” ou gás de xisto e seus riscos e poluição inerentes
Até a revista Forbes, que em março escrevera que:

(...) a Ucrânia precisa é de uma revolução do gás de xisto à maneira norte-americana.  

Em setembro já reconhecia, em artigo, que:

(...) a bolha do gás de xisto não passava disso, de bolha, condenada a ir pelos ares. A única razão pela qual muita gente ainda acredita que o gás de xisto aumente as exportações, gere empregos e aumente o PIB, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, é porque toda a informação que circula sobre suprimentos de gás natural e como pode ser explorado vem de gente que tem grandes interesses investido no sonhos de uma “Idade do Xisto”. (...) 

Condoleezza Rice
Muito ironicamente, o gás natural russo seria muito mais seguro e muito mais barato para a Europa. Mas a política exterior dos EUA já chegou lá e parece que o povo europeu absolutamente não será ouvido nem terá escolha. Quem diz o que será feito da Europa é gente do quilate de Condoleezza Rice:

Vocês querem depender mais e mais da plataforma de energia dos EUA (...).Vocês querem ter gasodutos que não passem por Ucrânia e Rússia. Durante anos tentamos conseguir que os europeus se interessarem por diferentes traçados para gasodutos e oleodutos. Chegou a hora de se fazer isso. (...) 

Para todos que viram que o rei está nu, as últimas palavras de Obama soaram como uma horrível ameaça:

E nessa encruzilhada, posso prometer-lhes que os Estados Unidos da América não se deixarão distrair ou desviar do que tem de ser feito. (…) Estamos preparados para fazer o que for necessário para transmitir esse legado às futuras gerações. Unam-se a nós nessa missão comum. 
_____________________

[*] Vera Graziadei é atriz, escritora e investigadora política anglo-russo ucraniana. Antes de ser atriz, obteve licenciatura em Filosofia e Economia e Mestrado em Filosofia e Políticas Públicas (Tese: Capital Social e Crítica do Relatório de Desenvolvimento do Banco Mundial) pela London School of Economics. Continuou estudando Filosofia, enquanto trabalhava como atriz, com foco no Existencialismo; completou o bacharelado em Psicoterapia e Psicanálise. Seus outros interesses são Comédia e Literatura (especialmente os Clássicos russos).

Um comentário:

  1. Aécim é o Boris Yeltsin que os EUA pretendem enfiar goela abaixo dos brasileiros para defender seus interesses e roubar as riquezas que FHC não teve tempo para entregar.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.