segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ucrânia: Importante Recapitulação e Atualização

5-6/7/2014, [*] Pepe Escobar, Facebook
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Junta de Kiev bombardeia civis no Donbass
Putin está jogando jogo muito longo. É sujo, implica o sacrifício de MUITA gente, especialmente no norte do Donbass; mas realpolitik é isso.

Moscou sabe muito bem que Washington tem gente sua infiltrada em Kiev para matar “terroristas” (na verdade são só CIVIS), no Leste e Sul da Ucrânia. No longo prazo, o objetivo dos EUA é impedir/repelir dois fatos-chaves:

1.      os fantoches/vassalos da OTAN ainda dependem do gás da Gazprom (situação que não pode continuar).
2.     a Eurásia está-se tornando cada vez mais interdependente (dependente da própria região, e menos dependente do “ocidente”), situação que tampouco pode continuar.

Nova Rota da Seda (China-Europa)
Angela Merkel está hoje na China, fazendo negócios a sério – mais um trecho da Nova Rota da Seda, de Sichuan até o vale do Rhur. Para Washington, é anátema.

Depois que Rússia, Ucrânia, Alemanha e França negociaram NOVO cessar-fogo na Ucrânia, ANGELA INFORMOU OBAMA sobre o fato. Mesmo sabendo disso, Obama ordenou que seu Chocolateshenko AMPLIASSE a “operação antiterroristas”.

Você quer GÁS???
Putin sabe disso tudo. O cálculo de Putin é o seguinte, numa linha: Moscou pode suportar quaisquer sanções que Washington invente (e inventará); e a “austeridade”, ao estilo da União Europeia, para nem falar do “General Inverno” (sem gás), destruirá o que restar da Ucrânia.

Resumo do resumo: quem acreditar na Novorossia – de Carcóvia, Odessa, Slavyansk, de qualquer ponto – terá de lutar por si mesmo. Receberão ajuda secreta, é claro. Mas nada de “responsabilidade de proteger” (R2P) à moda russa.

Frio. Duro. Seco. Mas é a realidade.

[*] Pepe Escobar (1954) é jornalista, brasileiro, vive em São Paulo, Hong Kong e Paris, mas publica exclusivamente em inglês. Mantém coluna (The Roving Eye) no Asia Times Online; é também analista de política de blogs e sites como: Tom Dispatch, Information Clearing House, Red Voltaire e outros; é correspondente/ articulista das redes Russia Today, The Real News Network Televison e Al-Jazeera. Seus artigos podem ser lidos, traduzidos para o português pelo Coletivo de Tradutores da Vila Vudu e João Aroldo, no blog redecastorphoto.
Livros:
− Red Zone Blues: A Snapshot of Baghdad During the Surge,  Nimble Books, 2007.     
 Obama Does Globalistan,  Nimble Books, 2009.

3 comentários:

  1. Anexar territórios fica muito caro; tem de pagar a todos os funcionários públicos. O negócio é ir levando até o frio chegar em setembro...

    ResponderExcluir
  2. Realmente a Rússia é uma incógnita. Após o massacre de Odessa,russofilos do mundo inteiro se perguntavam e até se indignavam pelo fato de Putin não intervir. Os resistentes estão determinados a lutar,mesmo sem a previsão de intervenção da Rússia.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.