terça-feira, 1 de julho de 2014

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 30/6/2014, Mindfriedo

Mindfriedo, The SakerThe Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
● − 29/6/2014: No 1º dia do Ramadan, o DAASH declarou-se, com o território que controla, um Estado Islâmico. Mudou de nome, para Daulat Islamia, DI [ár.], que significa “governo/estado islâmico” e correspondentes acrônimos: EI [port.] e IS [ing.].

O novo califa, “sucessor” de Muhammad (sawa) e “comandante dos fieis” (Amerul Momineen)” do Estado Islâmico é Abu Bakr al-Baghdadi. O EI convocou todos os combatentes dentro de suas “fronteiras” a jurar fidelidade ao seu califa.

NB: O título Ameerul Momineen (Comandante dos Fiéis) é título que os sunitas usaram para todos os seus califas ou sultões. Os xiitas só usam esse título para Ali Ibn Abi Talib; nem os demais imãs recebem esse título.

Outros notáveis que se autonomearam Amerul Momineen em tempos recentes:

− o rei do Marrocos / o mulá Umar dos Talibã / Nawaz Sharif tentou, mas não conseguiu, incorporar o título ao seu nome. / E há notícias de que Zia ul haq do Paquistão  tenha usado o título.

Abu Bakr al-Baghdadi
● − 30/6/2014: Outros grupos islamistas no Iraque e na região, além de alguns clérigos salafistas, reagiram com frustração e desapontamento à declaração de um Estado Islâmico. Disseram que tal estado e a fidelidade que ele visa a obter podem pôr a perder todos os ganhos que os islamistas tenham obtidos por todo o mundo.

● − 30/6/2014: Transcrição de uma mensagem do EI em vídeo: um combatente aponta a fronteira agora “apagada”: “O exército safavida [persas] costumava postar-se aqui. Mas não há fronteira. É o que agora se chama ponto de controle. E os soldados de Maliki costumavam parar aqui...” [sobe num carro militar], “o único batalhão aqui é o de Alá. Abi Bakr al Baghdadi costuma dizer que ele é o rompedor de fronteiras. Nós romperemos Inshallah as fronteiras do Iraque, Líbano, Jordânia. Só haverá uma bandeira: do Estado Islâmico. Todas as bandeiras dos kufr deixarão de existir. Somos um país, todos os muçulmanos. E temos um imã”.

● − 30/6/2014: Link importante, indicado por David Hungerford nos comentários do Relatório anterior.

O artigo mostra ressentimento amplamente disseminado contra o governo em Bagdá e a firme disposição da sociedade sunita iraquiana para livrar-se do “governo fantoche, corrupto e sectário” − de Nouri Al Maliki.

Rebeldes contra o governo são tribos árabes iraquianas sunitas, ex-oficiais do exército, ex-Ba’athistas e jihadistas islâmicos. O governo refere-se ao todos os seus inimigos como “DAASH”. As autoridades curdas e a imprensa-empresa mostram tendência similar de chamar a revolução sunita de “DAASH”.

Ali Hatem Suleimani
● − 30/6/2014: O líder da maior tribo sunita no Iraque, Ali Hatem Suleimani, declarou que sua tribo continuará a apoiar os islamistas enquanto Maliki permanecer no poder.

● − 30/6/2014: O governo tem falado das cidades de Rawa, Ahna e al-Qaem como se não tivessem importância alguma. Tem dito que nada há, de estrategicamente importante, nessas cidades.

● − 30/6/2014: O Irã tem apresentado como prioridade fornecer gás ao Iraque, para alimentar quatro usinas de energia iraquianas movidas a gás.

● − 30/6/2014: A rede CNN noticia que a maioria dos voluntários xiitas tiveram de 7 a 10 dias de treinamento, mas estão cheios de fé e convicção, antes de serem mandados combater contra o Estado Islâmico (EI).

● − 30/6/2014: Um mulher, que se declara moradora de Tikrit, enviou vídeo-mensagem à CNN:

28/6/2014. Graças a Deus, Tikrit está salva e continua em mãos das tribos, não de “al-Haliki” (‘al-Haliki’ é forma ofensiva de referir-se a Maliki, que faz referência à morte dele).

Contra-Almirante John Kirby
● − 30/6/2014: O contra-almirante John Kirby do Pentágono declarou que os jatos americanos não estão demorando para serem entregues e que os primeiros dois jatos que ainda não foram entregues terão fraco impacto em solo. (Pelo visto, os oficiais russos têm os SU-25 em muito mais alta conta, que os militares dos EUA, os seus F-16).

● − 30/6/2014: Sua Santidade o Papa Francisco I pediu que as autoridades de Bagdá constituam um governo de unidade nacional e ponham fim à violência no país. Manifestou solidariedade aos cristãos iraquianos refugiados.

● − 30/6/2014: O rei da Arábia Saudita, rei Abdullah, demitiu o vice-ministro da Defesa príncipe Khaled bin Bandar bin Abdul-Aziz, por recomendação do ministro da Defesa, príncipe Salman.

Shimon Peres
● − 30/6/2014: Um comandante militar iraniano Hassan Firouzabadi manifestou alarme ante a condenação à morte do clérigo saudita xiita aiatolá Nimr al-Nimr. Disse ter esperança de que o governo da Arábia Saudita (terra de príncipes turbulentos, monarcas caquéticos e princesas encarceradas) cancelará essa sentença injusta.

● − 30/6/2014: Shimon Peres manifestou esperanças de que a presença do DAASH ajude a unir árabes e israelenses contra ameaça maior.

● − 30/6/2014: Em outros noticiários vindos da terra prometida/amaldiçoada, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu ‘exige’ a criação de um estado curdo independente.

● − 30/6/2014: Artigo do New York Times diz que o investigador do Dep. de Estado que investigava atrocidades da Blackwater no Iraque foi ameaçado de morte.

Barack Obama
● − 30/6/2014: Obama referiu-se à ameaça que os jihadistas europeus que estão retornando aos seus países de origem representam, para a segurança nacional dos EUA. Lição que as crianças aprendem na escola: quem sofre maldades e maus tratos, responde com maldades e maus tratos.

● − 30/6/2014: Contabilidade do dia, do governo do Iraque:

  1. – Polícia prendeu cinco em Basra
  2. – Dispositivo explosivo improvisado [orig. IED] explodiu no subúrbio de al-Ghazaliya, área oeste de Bagdá, matando um e ferindo sete.
  3. – Governo matou três militantes em Injana, norte de Diyala, em ataques aéreos. O comando operacional em Bagdá diz ter impedido uma tentativa de infiltração, por membros do EI.
  4. – Três civis foram mortos no nordeste de Baqouba, por fogo de morteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.