terça-feira, 6 de maio de 2014

Ucrânia: SITREP - Atualização 3 maio, 1620 UTC / Zulu: “a alma russa misteriosa?”

3 de maio, 2014, The SakerThe Vineyard of the Saker
Traduzido por João Aroldo

The Saker
O que aconteceu em Odessa ontem é muito pior do que o que os relatórios iniciais indicaram: foi realmente um massacre deliberado e aterrorizantemente sangrento. Para resumir:

Em Odessa, os manifestantes pró-russos não tomaram um edifício, tudo o que fizeram foi erguer algumas barracas e ficarem lá. Não havia ocorrido qualquer violência. Ontem, os neo-nazistas finalmente agiram:

1) Eles transportaram em um grande número de bandidos do Setor da Direita (Pravy Sektor).

2) Em seguida, eles incitaram os hooligans locais (pagos pelos oligarcas de acordo com alguns relatórios) para começar uma manifestação nacionalista.

3) Os bandidos do Setor da Direita, em seguida, juntaram-se aos arruaceiros e, juntos, eles violentamente atacaram o acampamento pró-russo: as barracas foram derrubadas e os manifestantes antirregime violentamente espancados. Os policiais locais ficaram de lado assistindo.

4) Os manifestantes antirregime correram literalmente por suas vidas para o prédio do sindicatos que era seu ponto de encontro normal, momento em que les foram cercados, e o prédio, incendiado

5) Aqueles que tentaram sair do edifício foram severamente espancado, e muitos, assassinados. Muitos foram baleados enquanto estavam nas janelas para fugir das chamas.

6) Os neonazistas não deixaram que os bombeiros passarem

7) A cada manifestante que saltava das janelas ou a cada pessoa atingida por tiros nas janelas a multidão gritava "Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!". Muitos gravaram vídeos como lembrança. Para eles, este era um evento alegre e libertador

8) As redes sociais ucranianas foram inundadas com mensagens alegres de parabéns aos "heróis" em Odessa e prometendo mais do mesmo para os “moskals” malditos

9) As imprensas ocidental e ucraniana noticiaram os eventos como um "choque " com "baixas", mas sem referência a qualquer uma das partes causando esse massacre

10) O último número de vítimas estava em 46. Mas com muitos morrendo de inalação de fumaça e, principalmente, queimaduras, provavelmente esse número vai subir.

Então, e a Rússia em tudo isso?

Estou espantado ao ver tantos comentaristas postando mensagens aqui, como “A Rússia se rendeu” ou “Putin cedeu” ou “A Rússia fez um acordo”. Verdadeiramente, eu me pergunto se existe algum tipo de “alma russa misteriosa” que é tão difícil de entender. Nora também fez uma pergunta muito interessante. Ela escreveu:

Saker, estou errada quanto a isso ou a relutância de Putin é em grande parte devido a uma profunda falta cultural e histórica da sede de sangue? Quero dizer, nós certamente não temos escrúpulos, só destruímos... mulheres, crianças, culturas, sociedades: realmente, é apenas o que fazemos, em casa e no exterior. Mas para além de Kiev ser sagrada como o início tanto da Rússia como de sua fé ortodoxa e se perguntando como qualquer russo ortodoxa poderia atacá-lo, apesar de ser, talvez, o principal alvo militar, estou muito impressionada com o grande desejo do povo, em toda a Ucrânia realmente, de não matar o seu próprio povo. Eu com certeza não vejo isso por aqui − até mesmo os tipos de milícias que apoiam Bundy estão agora uns contra os outros. Eu não estou sendo muito articulada aqui e realmente não sei como levar esta observação, se é real, para o próximo passo, porque eu dou de cara com esse muro de “Como é que a moralidade vai lutar contra imoralidade sem perder nesta vida?”

Então deixe-me tentar fazer sentido de tudo isso.

Em primeiro lugar, vamos lembrar um passado não muito distante.

A primeira coisa que Putin fez quando chegou ao poder foi para travar e ganhar uma guerra incrivelmente violenta e cruel contra os tchetchenos wahabis. Como já mencionei várias vezes aqui, uma situação típica durante aquela guerra era a seguinte: um comandante russo se encontraria com uma delegação de “anciãos” locais, que iriam lhe garantir que a sua aldeia era pacífica. O comandante respondia “OK, não vamos entrar na sua aldeia, mas se um único tiro vier dela, vamos varrê-la da face da terra com fogo de artilharia”. E assim fizeram. Toda vez. Com artilharia e lançadores de foguetes. Um grande número de civis morreram porque uma aldeia de 500 pessoas abrigava 20 ou 30 insurgentes. E quando os comandantes desta operação foram acusados de crimes de guerra (como o General Shamanov) Putin não só ficou do seu lado, mas deu a muitos deles a mais alta condecoração da Rússia: Herói da Rússia. Isso significa que Putin era um maníaco sanguinário genocida em 1999 e que em 2014 ele se transformou em um pacifista maconheiro cantando “dê uma chance à paz”?

Claro que não.

Em 1999, a Rússia não tinha absolutamente nenhuma outra opção. Nenhuma. A insurgência wahabi teve de ser impiedosamente esmagada ou a Rússia entraria em colapso. Então, se os inúmeros massacres (de ambos os lados) na Primeira Guerra Chechena foram o resultado de incompetência e indiferença total pela gangue dos oligarcas judeus no poder sob Yeltsin, então os inúmeros massacres (na sua maioria cometidos por militares russos) na Segunda Guerra Chechena foram cuidadosamente planejado e executado de forma sistemática pelo alto comando militar, com o total apoio do Kremlin.

Neocon Batman por Maurício Porto
Eu não estou escrevendo isso para o atacar Putin ou acusá-lo de ser um criminoso de guerra. Eu estou absolutamente convencido, como a maioria dos russos, de que a Rússia não tinha outra escolha. Acho até que essa vontade de impor uma enorme quantidade de violência em circunstâncias específicas salvou muitas vidas, encurtou a guerra e, na verdade, encontrou uma grande dose de compreensão por um grande número de chechenos não-wahabis. O que Putin e Kadyrov (ele próprio um ex-comandante de campo e também um homem com uma reputação de crueldade, que ele nem sequer nega) alcançaram na Chechênia é nada menos que um milagre, e hoje a Chechênia é uma história de sucesso fantástico. Mas, para que isso fosse possível, os wahabis tiveram que ser literalmente eliminados, um a um, e todos os seus simpatizantes tiveram que fazer uma escolha difícil: desistir ou morrer. Eu realmente preciso lembrar a todos que Putin é o cara que, depois de um ataque terrorista checheno, declarou publicamente “vamos caçá-los e matá-los, e se eles se escondem em um banheiro, vamos matá-los lá” (ele usou uma gíria “mochits”, que significa “passar” ou “limar” alguém).

Nunca subestimem o potencial de uma pessoa como Putin para infligir violência impiedosa, se necessário. Até agora, todos aqueles que o fizeram pagaram caro.

Então, por que a Rússia não faz nada?

Pessoal, quando os russos olham do outro lado da fronteira vêem dois grupos que realmente odeiam: nazistas e oligarcas. Esses, eles bom grado matariam em massa com ainda mais violência do que os chechenos insurgentes, que eles, pelo menos, eles respeitavam como combatentes corajosos. Mas, além de nazistas e oligarcas eles também vêem os seus próprios companheiros russos, que estão num beco sem saída, presos entre a cruz e a espada.

Vocês viram o vídeo do capitão do exército ucraniano abatido pelos pró-russos em Slaviansk ser resgatado pelos moradores? Normalmente, pilotos de Mi-24 capturados não são bem tratados pois eles voam em uma máquina verdadeiramente aterradora temida até mesmo pelos guerrilheiros afegãos. Na Síria, hoje, esses caras geralmente são torturados e depois executados. Neste caso, eu gostaria que você pudesse compreender o áudio, os milicianos pró- russos incentivavam o cara dizendo:

Irmão, não se preocupe, nós vamos levá-lo a um hospital, aguente firme capitão, você ainda tem uma vida longa pela frente, não desista, só mais um pouco e você vai ficar bem.

Havia uma tal efusão de compaixão para com este homem que foi absolutamente incrível de se ver (se alguém pudesse postar um vídeo legendado desta filmagem, seria fantástico).

Agora, por favor, entenda que, se/quando russos intervierem na Ucrânia, haverá muitas mortes. Quantos neonazistas ou oligarcas você acha que irão nos helicópteros Mi-24 ucranianos, que será enviado para tentar impedir o movimento do exército russo? Quantos oligarcas ou neonazistas serão mandados para decolar em velhos e mal conservados caças SU-27 ou MiG-29 para tentar parar a Força Aérea russa? Nenhum, é claro.

E se na Crimeia nenhum tiro foi disparado com raiva, este não será o caso no Donbass, porque vai ser muito mais difícil de distinguir quem é quem. Pense nisso: você vê um tanque em sua mira telescópica. Talvez um velho T-72, que você pode facilmente destruir, mas cujo obus de 125 milímetros sem estrias pode matar você e toda sua turma. Você vai aproveitar a oportunidade e tentar falar com o outro cara? E se sua família for refém, de fato, da junta? E se ele está simplesmente com medo do seu T-90 mais moderno e atira primeiro?

Os russos sabem que a maioria dos militares da Ucrânia está completamente do seu lado. Basta olhar para os rostos tensos e envergonhado dos paraquedistas ucranianos que atacaram os postos de controle ao redor de Slaviansk ontem para ver que eles estão passando por uma luta interna dolorosa.

A cultura militar russa é profundamente avessa a disparar contra civis ou colegas russos (e eu quero dizer “russo” não etnicamente, é claro, mas em um sentido civilizacional).

Além disso, existem duas maneiras de alcançar a dissuasão: negação e punição.

O primeiro implica que você nega ao outro os meios para atingir seu objetivo. O segundo significa que você vai puni-lo se ele agir.

Agora, deixe-me perguntar: como é que os militares russos negam aos neonazistas em Odessa a capacidade de atacar um acampamento ou queimar pessoas vivas em um prédio? E se a Rússia não pode fazer isso, então quem é que a Rússia vai "punir" por isso e como?

Eu juro a você que, se a Rússia tivesse uma arma do raio mágico da morte, que só mataria os ucranianos neonazistas e oligarcas, Putin a teria usado há muito tempo.

Vladimir Putin  por Maurício Porto
Mas Putin não é Obama - ele não acredita que tal arma do raio mágico da morte (que Obama chama de “drones”) exista. Putin entende perfeitamente que, se a Rússia agir, haverá um grande número de pessoas inocentes mortas, incluindo ucranianos pró-russos, incluindo decentes civis anti- russos e, é claro, os soldados russos.

O resultado, no entanto, não está em dúvida. Como eu já disse aqui muitas vezes, a Rússia pode ocupar toda a Ucrânia, se necessário, e não há nada que os EUA/NATO possam fazer sobre isso, exceto protestar, espernear, ameaçar e aumentar o aquecimento global por uma liberação maciça de ar quente.

Não há nenhuma "alma russa misteriosa". Muitos no Ocidente têm dificuldade em entender Putin, porque eles estão tão acostumados a políticos completamente irresponsáveis que foram cuidadosamente selecionados pelo “Estado profundo” do Ocidente, precisamente por sua falta de decência básica, a sua utilização impensada da violência como método de primeiro recurso e sua vontade ansiosa de rejeitar qualquer forma de negociações. O que é misterioso não é a alma russa, mas o histórico único do Ocidente em dosar a violência sem sentido repetidamente e para o inferno com as consequências. Esse é o verdadeiro mistério.

Eu também quero dizer o seguinte: antes de Putin ordenar aos “educados homens de verde” tomar a Crimeia sob controle, a seção de comentários estava cheia dos mesmos comentários acusando Putin, o Kremlin e a Rússia de se vender, de fraqueza ou rendição. Então, literalmente durante a noite, todo mundo ficou surpreso quando a península da Crimeia foi tomada sem uma única fatalidade. Por que nós estamos repetindo o mesmo erro hoje?

Eu prometo a você, a Rússia está pronta para intervir na Ucrânia. Para minha imensa tristeza, eu suspeito mesmo que ela vai intervir. Claramente os EUA querem a Rússia a intervindo para ter um pretexto para uma nova Guerra Fria que vai novamente subordinar a UE aos EUA, evitando qualquer aproximação UE-Rússia e dando à OTAN uma justificação para a sua existência absurda. Já quanto aos loucos no poder em Kiev (Timoshenko: “nós temos que executar esses malditos Moskals com armas nucleares”) eles não têm nada a perder e eles vão obedecer a qualquer ordem vinda de seus mestres ocidentais. Os recentes acontecimentos em Slaviansk, Kramatorsk e Odessa só podem ser entendidos como uma provocação para forçar a Rússia a intervir. Infelizmente, esta técnica pode funcionar e aqueles que agora estão torcendo por uma intervenção russa podem ter seu desejo realizado.

Neoconptain America por Maurício Porto
Pessoalmente, se a Rússia enviar suas forças armadas à Ucrânia eu não ficarei alegre. Eu vou estar de coração partido (mesmo que eu também fique exaltado pelo fato de que toda a escória neonazista vai finalmente ter uma oportunidade de mostrar o seu valor em uma batalha justa contra os malditos Moskals).

Eu, pessoalmente, sou profundamente grato a Putin e seu governo excelente por não intervir até agora e esperar até o último segundo, quando não houver realmente nenhuma outra opção, antes de fazer isso. Francamente, a minha esperança é que os falantes de russo no leste e sul da Ucrânia vão encontrar uma maneira de separar-se do Banderastão sem qualquer intervenção russa. Até agora, não vejo sinais em tudo o que os ucranianos estão ganhando. Sim, os relatórios dizem que tomaram mais de Kramatorsk hoje. E daí? Durante a Primeira Guerra Chechena uma brigada blindada russa infeliz também “foi bem sucedida” em “tomar” o centro de Grozny. Em seguida, a maioria foi morta.

Pessoal – “tomar” uma cidade defendida por uma força de guerrilha sempre é fácil. Sempre. É o que vem depois que é muito difícil. Há um bela razão pela qual, pelo menos até agora, os militares ucranianos sempre se retiraram depois dos “sucessos” iniciais. Esses caras não são covardes, eles são inteligentes e muitos deles se lembram seu treinamento no exército soviético. A propósito, e isso não tem sido relatado na blogosfera anglófona, você sabia que as pessoas que equipam os postos de controle ao redor Slaviansk foram obrigados a retirar-se logo após as primeiras escaramuças quando os ataque ucranianos começaram. Por quê? Porque um único obus de 30 milímetros dos blindados ucranianos mandaria pelos ares os "checkpoints" em apenas alguns segundos. Então, por que morrer lá? Assim, os defensores recuaram, os atacantes tomaram o posto de controle, declararam vitória, e voltaram imediatamente. Essa é a verdadeira face da pseudoguerra que está acontecendo agora. Cada militar lá sabe e entende isso. São só os idiotas da imprensa ocidental que não querem entender o que está realmente acontecendo diante dos seus narizes.

Então aqui está o meu pedido a todos vocês: vamos parar tanto o belicismo pró-Rússia, por um lado, e a constante acusação da Rússia pela não-intervenção do outro. Não basta ver algumas cenas dramáticas na tv para tirar conclusões precipitadas. Primeiro, deve-se observar atentamente o quadro completo, todas as questões em jogo, tentar entender por que este ou aquele ator faz alguma coisa (especialmente se esse algo parece estúpido ou sem sentido) e, em seguida, desenvolver uma hipótese do que vai acontecer se, por exemplo, a Rússia intervir com sua força armada. Ou, se isso não acontecer.

É verdade que os políticos ocidentais jogam poker (blefam) e monopólio (ganham tudo). Estes são todos tipos de jogos de resultados imediatos. Os russos (e os chineses também) jogam xadrez, em que você se move devagar, calcula cada movimento com muita antecedência, oferece gambitos, sacrifica peças e onde tanto o início e o meio do jogo têm o único propósito de estabelecer as condições desejadas para o fim do jogo. No xadrez não basta jogar uma peça para fora para mostrar como você é homem.

Quero concluir este, lembrando três ditados russos básicos:

Россия не злится, она сосредотачивается.
(A Rússia não fica louca, ela concentra-se)

Русские долго запрягают, да быстро едут.
(Russos são lentos para selar, mas cavalgam rápido)

Eсли замахнулся - то бей
(Quando lançar, então você tem que atacar)

Talvez, serão estas as chaves para a “alma russa misteriosa”? ;-)

The Saker


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.