segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ucrânia: Mais um “vazamento” alemão, contra os EUA

11/5/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Angela Merkel, insatisfeita?
Há uma semana, venho farejando que há resistência na Europa e especialmente dentro do governo alemão contra a campanha anti-Rússia agressiva que os EUA insistem em inflar:

Até o mais governista dos tabloides transatlânticos que se editam em alemão, o Bild, noticia hoje (em alemão, aqui) que a CIA e o FBI mantêm dúzias de agentes em Kiev, encarregados de comandar o show. A matéria hoje publicada, cita “fontes da segurança alemã” – o que me leva a crer que o governo alemão procurar meios para reagir contra os movimentos de Washington.

Hoje, os jornais alemães trazem “vazamentos mais declaradamente intencionados, novamente publicados no mesmo veículo – a edição impressa, de alta tiragem de Bild am Sonntag. Segundo esse sumário publicado online (em alemão, no Welt, do mesmo grupo que o Bild), duas diferentes questões foram reveladas ao grande público:


  • Segundo o serviço secreto alemão BND cerca de 400 mercenários norte-americanos empregados da empresa Academi, ex-Blackwater, estão no comando e na coordenação das operações do exército e da polícia ucranianos, em operações contra “guerrilheiros” no leste da Ucrânia.
  • Segundo escutas que a Agência de Segurança Nacional dos EUA teria implantadas nas comunicações militares russas e informes que os EUA teriam sido passados aos serviços secretos alemães, pilotos russos estariam recebendo ordens para violar o espaço aéreo da Ucrânia.
Os dois “informes” acima foram apresentados como oriundos de informes de segurança distribuídos pelo serviço secreto, na chancelaria alemã. 

O primeiro informe até parece pausível, e confirma acusações que já circulam em vários veículos da imprensa russa. Comentaristas na imprensa alemã parecem aceita-lo; mas já manifestaram dúvidas sobre o segundo informe. Hoje, na Alemanha, absolutamente NINGUÉM acredita no que digam os norte-americanos da Agência de Segurança Nacional [ :-))].

Em apenas uma semana, sete dias, houve dois “vazamentos” muito importantes para o Bild – jornal transatlântico, de muito prestígio, apoiador da chanceler Merkel; nos dois casos, inculpando os EUA pelas dificuldades que o povo da Ucrânia está enfrentando. São “vazamentos” que devem ter saído da chancelaria e, sejam verdadeiros ou falsos, confirmam, sim, que há antagonismo dentro do governo alemão, nos ramos político e de segurança centrais, contra os planos dos EUA.

Esperemos que esse antagonismo encontre vias para se manifestar claramente e consiga conter os EUA, impedindo os norte-americanos de continuar a incitar uma guerra civil na Ucrânia e possível vasta conflagração em toda a Europa.


[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como“Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blogMoon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.