terça-feira, 29 de abril de 2014

Ucrânia: Relatório de Situação (SITREP), 28/4/2014, 1447 UTC/Zulu


28/4/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
Tradução de mberublue


The Saker

• Insurgentes de fala russa tomaram sob seu controle os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal (Conselho do Município) da cidade de Konstantinovka, no leste da Ucrânia. Os insurgentes declararam que estão nos prédios para proteger as autoridades locais (que são contrárias ao regime “revolucionário” de Kiev), contra qualquer ataque pela Junta.

Mikhail Khodorkovsky
• Quem apareceu em Donetsk foi o oligarca judeu russo Mikhail Khodorkovsky, para demonstrar seu apoio ao novo regime, provavelmente seduzido pela abundante oligarquia da Ucrânia. De acordo com Khodorkovsky, “Donetsk está na realidade longe de ser tão pró-Rússia quanto poderia”.

• Um atirador não identificado baleou e feriu gravemente Gennadi Kermes, prefeito de Carcóvia, atingido nas costas. O atirador deve ter usado um rifle de longo alcance. O projétil trespassou o corpo de Kermes, causando sérios danos a seus órgãos internos.

• Durante o final de semana(26 e 27/4/2014), mais seis criminosos do Pravy Sektor (Setor Direita – movimento neonazista da Ucrânia) foram presos quando tentavam sorrateiramente penetrar na área de Donetsk.

• De acordo com The Guardian, os judeus da Ucrânia não deveriam temer os neonazistas banderistas, e sim Putin, a Rússia e a propaganda russa. 

• Novas sanções contra a Rússia foram anunciadas por Obama.

• Novas sanções contra a Rússia serão anunciadas pela União Europeia.

• No domingo (27/4/2014), vândalos hooligans entraram em conflito com falantes de russo pró-Federação. Houve pessoas feridas, mas não mortes.

• Apareceram na internet alguns falsos snuff-videos [1] supostamente feitos pelo Pravy Sektor (Setor Direita) mostrando policiais sendo mortos. Quase com certeza são falsos, mas até agora não foi possível saber quem está por trás disso.

Gennady Kernes
Uma interessante tendência está começando a emergir: o aprofundamento de uma ruptura entre, digamos, os líderes “oficiais” do leste ucraniano e seu próprio eleitorado. Estou falando de pessoas como Mikhail Dobkin, Gennadi Kermes (que foi baleado hoje) ou ainda outras pessoas que representam o Partido das Regiões no que sobrou do Parlamento ucraniano. Os líderes da insurreição antirregime são inflexíveis na afirmação de que o Partido das Regiões e todos os seus membros já os traíram anteriormente por muitas vezes; e que a simples ideia de participar de eleições presidenciais organizadas pela Junta em Kiev não passa de mais uma traição dentre várias.

Em um dos mais populares programas de mesa redonda da TV russa (Domingo à noite comVladimir Soloviev) um dos representantes do Partido das Regiões supostamente “pró-russos” acabou por discutir aos berros com cerca da metade dos convidados do programa, inclusos aí três representantes da insurgência pró-Rússia no leste ucraniano e vários bem conhecidos analistas russos. Até este momento, a figura “menos detestável” dos políticos do leste ucraniano pode vir a ser Oleg Tsarev, expulso do Partido das Regiões e que inicialmente anunciara que concorreria à presidência do país, porém abandonou a disputa quando confrontado sobre isso pelo povo de Donetsk. Ele também é o político que foi convidado para o show ukie “Liberdade de Expressão”, que lhe garantiu proteção e posteriormente o abandonou para que fosse agredido gravemente e parcialmente despido por bárbaros neonazistas em frente à estação de TV.

Mikhail Dobkin
Por falar em estações de TV, logo em seguida à proibição de retransmissão da TV russa na Ucrânia, os insurgentes do leste ucraniano ocuparam e tomaram o controle de algumas estações de TV, restaurando a retransmissão da programação das estações de TV russas. Curiosamente, se restaurou também a transmissão das TVs controladas por Kiev. Eles não conseguiram tirar do ar as estações ucranianas.

Até o momento a operação anunciada duas vezes, de submeter os falantes de russo no leste ucraniano, nada conseguiu a não ser alguns mortos e a total radicalização da população local. A estratégia corrente de fazer o cerco às cidades rebeldes está fadada ao fracasso total, já que o tempo agora trabalha contra a Junta. Em minha opinião, o leste da Ucrânia atingiu a velocidade de escape, chegou ao ponto de não retorno e simplesmente não vejo, hoje, uma figura que possa tornar realidade o hercúleo trabalho de federalizar a Ucrânia. Não apostaria sequer que o próprio Putin possa realmente, agora, conseguir isso.

Finalmente, há fortes sinais de que, definitivamente, há gente tentando piorar as coisas. Tome como exemplo o snuff-video que mencionei anteriormente, ou, ainda nesse assunto, as filmagens de Kermes. Ironicamente, tanto o Pravy Sektor quanto os insurgentes são ambos contra uma solução negociada e ambos têm contra a Junta no poder o mesmo sentimento de ódio. O tiro que feriu Kermes pode ter sido disparado por qualquer um dos lados.

Anotação sobre a terminologia empregada:

Uso muitas expressões que em minha opinião tem um valor neutro. Falo sobre os “insurgentes” no oeste da mesma forma que falava sobre os “insurgentes” da Praça Maidan. Todos os que tomam em armas contra determinado regime são, do meu ponto de vista, insurgentes. Isso não implica condenar ou desculpar as suas ações. Da mesma forma, a expressão “regime revolucionário”. Regime revolucionário, para mim, é o que traz uma mudança radical na ordem, no staff, no governo, enfim. Lógico que essa mudança pode vir para o bem ou para o mal. Igualmente para “rebeldes”, que seriam os que não aceitam, que desobedecem de forma frontal, as ordens de determinada autoridade. Não acredito, mais uma vez, que essas expressões impliquem algo mais que a descrição de uma situação de fato.

Fiquem ligados. Atenciosamente,

The Saker



Nota do tradutor

[1] Snuff-video faz menção aos snuff-movies, filmes que pretendem mostrar torturas ou mortes reais, sem qualquer efeito especial ou trucagem, com o fim de exploração comercial. Geralmente vistos como lenda urbana.

2 comentários:

  1. Konstantinovka fica no LESTE da Ucrânia, não no oeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, foi um "lápis" como diria o Mendonça...
      Grato
      Castor

      Excluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.