domingo, 9 de março de 2014

Ucrânia: RELATÓRIO DE SITUAÇÃO 8/3/2014 (desmascarando um pouco)

8/3/2014, 16h29 EST, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Um deputado do Parlamento (Rada) ucraniano, que falou de Moscou pela TV russa, disse que seus contatos na Crimeia informaram-no de que o lado ucraniano deslocou número ignorado de sistemas Grad BM-21M de lançamento múltiplo de mísseis [orig. multiple-launch rocket systems (MRLS)] há apenas dois dias, dos primeiros postos de fronteira na Crimeia (são sistemas relativamente antigos, construídos nos anos 1960s, com alcance de 30 km).

·   Grande manifestação em Carcóvia, onde a multidão exige um referendo sobre a futura autonomia da região, eleição local de um governador, manutenção na região dos impostos locais. Dois soldados das forças antitumulto (Berkut) foram declarados cidadãos honorários da cidade.
·   Grande manifestação em Donestk, onde a multidão exige um referendo sobre o futuro da região de Donbass e a libertação do “governador popular” eleito localmente, que está preso.
·   A Crimeia prepara-se para o referendo na próxima semana. Todos os locais de votação e urnas têm câmeras, e foram convidados observadores internacionais. Os não incluídos nas listas eleitorais poderão votar, mediante apresentação de documento de identidade local. Para o resultado ser válido, é preciso que votem pelo menos 50% dos residentes.

Grande demonstração na Carcóvia anti-golpe de estado em Kiev em 6/3/2014
Agora, cuidemos de desmontar pelo menos uma parte da propaganda distribuída pela imprensa-empresa (presstituta) ocidental:

Sobre mercenários da Blackwater e outros: supondo que algum deles realmente tenha conseguido entrar na Ucrânia, a missão deles será proteger alguns indivíduos e bens, mas não a de atacar falantes de russo na Ucrânia, nem, muito menos, atacar militares russos na Crimeia.

Por quê? Porque há MUITOS instrutores muito competentes entre os insurgentes na Ucrânia para esse serviço, e trabalham por uma mínima fração dos preços de contratar Blackwater & Co.. Portanto, o escândalo político de um mercenário norte-americano ser apanhado trabalhando contra os russos pode ser MUITO grande, para nem falar da dor de cabeça que seria tentar arrancá-lo de lá. Mas a principal razão é que há MUITA expertise que se pode comprar lá mesmo. Assim sendo, a única vantagem real de usar lá mercenários norte-americanos é que não são ucranianos, mas é só uma vantagem, num conjunto muito limitado de consequências.

Sanções de EUA/União Europeia contra a Rússia: Hoje cedo assisti a um interessante debate pela TV russa, no qual os vários economistas e políticos convidados a discutir possíveis efeitos das sanções de EUA/EU contra a Rússia davam risadas delas e listaram as VANTAGENS que a Rússia extrairia de quaisquer sanções ocidentais. Eis o que disseram:

1) Algum capital especulativo sairia da Rússia; mas muitas empresas dos EUA e da EU têm capitais grandes demais investidos na Rússia, para poderem sair de lá.

2) O mais provável é que as sanções atinjam mais diretamente empresas ocidentais, que empresas russas.

3) O Kremlin pode ordenar muitas outras sanções de retaliação e, até, congelar fortunas e bens.

4) Paradoxalmente, as sanções podem suavizar algumas das consequências mais negativas da entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio.

5) Como aconteceu com o Irã e a África do Sul, as sanções podem servir como estímulo ao crescimento de segmentos da economia negligenciados até agora.

6) Qualquer redução na compra de gás/petróleo russo pela EU, com substituição por gás/óleo de xisto norte-americano obtido por fracking, fará subir os preços desse gás/óleo, o que beneficiará a Rússia. Além do mais, a Rússia precisa usar parte do próprio gás para usá-lo nas suas próprias regiões subdesenvolvidas.

7) Se o ocidente congelar as contas bancárias de políticos russos, estará contribuindo grandemente a favor da campanha do Kremlin contra a corrupção e para repatriar dinheiro russo depositado no exterior.

8) Suspender algum regime de dispensa de vistos e entrada livre de russos é piada. As conversações entre Rússia e UE sobre tal regime está engripada e suspensa há tantos anos, que não fará diferença alguma.

9) Sanções econômicas também ajudam a alcançar um objetivo estratégico de longo prazo do Kremlin: desenredar a Rússia das economias ocidentais e voltar a “face econômica” do país, na direção da Ásia.

10) Seja como for, a maior parte do dinheiro russo está, mesmo, é em paraísos fiscais. Assim sendo, ou esse dinheiro está a salvo (nesse caso, não será afetado por sanções) ou não está (e será ameaçado pelas sanções, caso em que as sanções ajudam a campanha do Kremlin, para ‘'des-paraizar'’ aquele dinheiro).

Por tudo isso, curiosamente, todos aqueles economistas e políticos viam com entusiasmada expectativa as sanções ocidentais, embora a maioria deles entenda que é altamente improvável que o ocidente imponha verdadeiras sanções, sobretudo agora, quando as economias ocidentais estão gravemente endividadas e, de fato, já quebradas, obrigadas a imprimir dinheiro “frio”, enquanto a Rússia está cheia de moeda.

A China apoiará a Rússia na questão ucraniana. Ficou claro na reunião de 4/3/2014.
A posição da China: apesar de toda a especulação na imprensa-empresa ocidental (presstituta), a China sempre apoiará a Rússia contra a Ucrânia, porque a Rússia pode suprir tudo de que a China mais precisa:

a) energia;
b) uma fronteira estável;
c) parceria confiável contra os EUA.

A Rússia também oferece mercado imenso; armas fantásticas a preços relativamente baixos; e colaboração contra os golpes e insurgências controlados pelos EUA (islamistas, uighures, etc.). Finalmente, os chineses sabem que é Maidan hoje, Tiananmen amanhã (outra vez!). Assim sendo, não deem atenção às especulações da imprensa-empresa ocidental – só “notícias” desejantes.

A China dará apoio discreto, mas muito confiável, à Rússia.

Passarei fora o domingo, mas volto na 2ª-feira.

Cuidem-se e tenham todos um ótimo fim de semana

Obrigado e saudações

The Saker


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.