segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ninguém ataca Stalingrado sem receber resposta

30/12/2013, [*] The Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


A Arábia Saudita ofereceu secretamente à Rússia acordo abrangente para controlar o mercado mundial de petróleo e salvaguardar contratos de gás da Rússia, se o Kremlin se afastar do regime de Assad na Síria.
As-Safir noticiou que o príncipe Bandar prometeu salvaguardar a base naval russa na Síria, se o governo Assad for derrubado; mas também deixou sugerido que haverá ataques dos terroristas chechenos contra os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, Rússia, se não houver acordo. Bandar teria dito que:

Posso lhe garantir proteção para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Os grupos chechenos que ameaçam a segurança dos jogos são controlados por nós.


Pelo menos 15 pessoas foram mortas quando uma explosão destruiu um ônibus elétrico em Volgogrado (ex-Stalingrado) na 2ª-feira (23/12/20130)

Um ataque por homem-bomba numa estação de trens lotada, no sul da Rússia, no domingo, seguida de uma explosão num ônibus elétrico na 2ª-feira na mesma cidade, faz surgir o espectro de uma nova onda de terrorismo, a apenas seis semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.

O governo do presidente Vladimir V. Putin trabalhou para proteger os Jogos Olímpicos, com algumas da mais amplas medidas de segurança jamais tomadas para esse tipo de evento. Mas as bombas em Volgogrado são mostra da ameaça que o país enfrenta, de um grupo de radicais islamistas no Norte do Cáucaso, que periodicamente ataca, com resultados mortais, inclusive em vários ataques recentes.

Ninguém ataca Stalingrado sem receber resposta. As forças de segurança russas providenciarão resposta imediata e dura no plano local. Haverá pressão para que Putin aja também diretamente contra a Arábia Saudita. A Rússia considerará a importância de fixar um precedente. A resposta virá, embora provavelmente seja adiada, em modalidade espetacular.




[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como“Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). No Brasil, produzimos versão SENSACIONAL, na voz de Cida Moreira, gravada em “Cida Moreira canta Brecht”, que incorporamos às nossas traduções desse blog Moon of Alabama, à guisa de homenagem. Pode ser ouvida a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.