domingo, 10 de novembro de 2013

Questão nuclear: Ministro francês tenta chantagear Teerã

Conversações de Genebra: P5+1 e Irã

9/11/2013, Press TV, Teerã (c/ vídeo em inglês)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Porta-voz da Comissão de Segurança Nacional e Política Exterior do Parlamento do Irã, Seyyed Hossein Naqavi Hosseini, disse que o ministro francês, Laurent Fabius, está tentando “chantagear” Teerã, descrevendo o comportamento do representante francês nas negociações como “irracional”.

Enquanto o povo francês quer melhores relações entre Teerã e Paris, infelizmente o governo francês prefere seguir o regime sionista de Israel – disse Naqavi Hosseini.

Ismail Kowsari, outro deputado membro da comissão acusou Fabius de representar o regime sionista, mais que o povo francês, e disse que o Irã começa a ver com pessimismo o resultado das conversações.

Em entrevista no início do terceiro dia de negociações sobre a questão nuclear, entre o Irã e seis potências mundiais, o ministro francês de Relações Exteriores disse que “as preocupações de Israel” têm de ser levadas em consideração:

É necessário levar plenamente em consideração as preocupações de segurança de Israel e da região – disse Fabius em entrevista para a rádio France Inter, em Genebra, no início do sábado.

Conversações de Genebra: P5+1 e Irã
O ministro francês disse que Paris não aceitou a redação inicialmente proposta para um acordo entre Irã e cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha + Alemanha).

Na 6ª-feira, Bibi Netanyahu denunciara um possível acordo já preparado para encerrar as conversações nucleares, como “muito, muito ruim”.

Os dois dias de conversações entre Irã e o P5+1, em Genebra, começaram na 5ª-feira. Mas as negociações prosseguirão por mais um dia, ainda não marcado, depois que o ministro francês, servindo aos interesses sionistas, bloqueou as conclusões que já pareciam acertadas e próximas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.