segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Assassinatos por drones no Paquistão: “Imran exige bloqueio de suprimentos para a OTAN”

1/11/2013, DAWN.com, Lahore, Paquistão
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Sobre Imran Khan, ver também: 20/6/2012, Rússia Today, redecastorphoto em: “Assange entrevista Imran Khan Niazi, candidato à presidência do Paquistão.

Imran Khan, presidente do Pakistan Tehrik-i-Insaf (PTI) 
Lahore. Em resposta a mais um ataque por drones dos EUA contra o Paquistão, no qual morreu o comandante dos Talibã no Paquistão, Hakimullah Mehsud, o presidente do Partido Pakistan Tehrik-i-Insaf (PTI) [Movimento Paquistão pela Justiça], Imran Khan, exigiu, na sexta-feira, que o governo do Paquistão bloqueie o trânsito dos suprimentos que atravessam o país, com destino à OTAN no Afeganistão.

Cinco militantes, entre os quais Abdullah Bahar Mehsud e Tariq Mehsud, ambos altos comandantes e auxiliares próximos do comando central dos Talibã no Paquistão também foram mortos, e outros dois resultaram feridos naquele ataque norte-americano em território do Paquistão.

Em reunião com a imprensa, Imran Khan culpou os EUA, os quais, para ele, estão sabotando todos os esforços para que se construa a paz no Paquistão, com seus repetidos ataques com veículos aéreos armados tripulados à distância – os drones – contra áreas tribais do Paquistão, nas regiões de fronteira com o Afeganistão.

Drones bombardeando o Paquistão
Cada vez que se organizam iniciativas para promover a paz no Paquistão, os drones dos EUA atacam em território paquistanês, e sabotam as iniciativas – disse Khan.

Khan, jogador estrela do críquete no Paquistão, que se tornou líder político e cujo partido foi eleito para o governo da sempre agitada Província Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste do Paquistão, disse que seu partido não apenas está encaminhando àquela assembleia provincial, nessa 2ª-feira, um projeto de lei para que a província bloqueie o trânsito de suprimentos para a OTAN, mas que, simultaneamente, o mesmo projeto será encaminhado à Assembleia Nacional.

Khan já dissera na 5ª-feira que seu partido tem meios para cortar a linha de suprimentos da OTAN, e alertou para que suas palavras não fossem ignoradas. A província Khyber Pakhtunkhwa é uma das duas únicas rotas existentes para os suprimentos da OTAN que entram e saem do Paquistão.

Makhdoom Javed Hashmi
O principal líder do Movimento Paquistão pela Justiça, de Imran Khan, Makhdoom Javed Hashmi, presente na ocasião, disse que elementos anti-estado estão conspirando para sabotar o processo de paz. Disse também que até os Talibã estão-se organizando para participar do processo de paz.


O primeiro-ministro do Paquistão disse que seu governo havia sido criticado, por apoiar a paz. O presidente da Assembleia Nacional do Paquistão, Asad Qaiser disse que o governo nacional da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz [orig. Pakistan Muslim League-Nawaz (PML-N)] demorou tempo demais para iniciar as conversações de paz e disse que apóia Islamabad, para que inicie o diálogo com os Talibã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.