quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Começou a desamericanização do mundo - 2015: emergem soluções para um mundo multipolar

16/10/2013, Global Europe Anticipation Bulletin, GEAB, n. 78  
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu



Há momentos em que a história acelera. Sejam quais forem os resultados da negociação sobre o “fechamento” do governo dos EUA e sobre o teto da dívida pública dos EUA, o mês de outubro de 2013 é um desses momentos. O impasse no Congresso, prorrogado por tempo demais, abriu os olhos de muitos dos que ainda apoiam os EUA. Segue-se líder no qual se creia; não se segue líder ridicularizado.

“Construir um mundo des-americanizado” é palavra de ordem que, há poucos anos, seria risível. No máximo, teria soado como provocação ao estilo de Hugo Chávez. Mas, se se assiste em tempo real à bancarrota dos EUA, e se quem fala em “mundo des-americanizado” é o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, [1] o impacto é de outra natureza. De fato, o que se vê é um processo que já está em andamento e bem adiantado; apenas que, antes, ninguém se atrevia a falar dele publicamente. O ‘trancamento’ do governo dos EUA teve a serventia de, pelo menos, liberar as manifestações. [2] E, para que ninguém se engane: a palavra de ordem para a construção de mundo des-americanizado não surgiu por acaso na mídia oficial chinesa; e, sim, é indício de que Pequim está endurecendo o tom.

De fato, se o mundo inteiro prende a respiração à espera do desfecho do “trancamento” do governo dos EUA, esse jogo patético da elite norte-americana, não é por compaixão, mas, sim, para evitar de ser arrastado para dentro do mesmo sumidouro, na queda da primeira potência mundial. Todos tentam livrar-se da influência dos EUA e distanciar-se dos EUA já desacreditados para sempre, depois dos eventos na Síria, as das gravações clandestinas, da vigilância sem qualquer controle, do “trancamento” do governo e, agora, do problema do teto do endividamento. O legendário poder dos EUA já não passa de grave incômodo para o mundo; e o mundo começa a compreender que é hora de se des-americanizar.

Essa perspectiva e a possibilidade de dizer o “indizível” [3] e de discutir o “indiscutível” estão finalmente abrindo caminho para uma série de soluções que, até agora, estiveram absolutamente reprimidas e cujos mais simples sinais, em alguns casos, permaneciam silenciados e proibidos. Essas soluções aceleram já a construção do mundo futuro e a abertura para um mundo multipolar organizado em torno de grandes blocos regionais.

Depois de fazer uma sinopse-revisão dos vários revezes que os EUA sofreram recentemente, nossa equipe de analistas propõe, nesta edição de GEAB, algumas análises das forças que vão modelando esse mundo em mutação. (...)

“Não. Não podemos”

Como os tempos mudam! O mundo já esqueceu as palavras “liberdade”, “esperança” e o afamado slogan “Yes we can” [Sim, podemos] que representou a sociedade norte-americana aos olhos de gerações passadas; hoje, só se ouve falar de “arapongas”, “grampos”, “escutas ilegais”, espionagem comercial, “trancamento” ou “fechamento” ou “teto da dívida”. Não é exatamente a mesma dinâmica e a imagem, antes positiva, tornou-se muitíssimo negativa.

Chama a atenção o quanto a atual situação dos EUA confirma o velho dito segundo o qual a desgraça nunca chega sozinha. Num período de seis semanas, que começou pela humilhação que a Rússia impôs aos EUA, no caso da Síria; depois o banco central dos EUA, a admitir que não é possível reduzir a injeção de mais dinheiro público na economia (o chamado “alívio financeiro quantitativo”, ing. quantitative easing) [4]; a dificuldade extrema, a incapacidade de o Congresso aprovar um Orçamento, que levou ao ‘trancamento’ do governo federal norte-americano, que perdurou por bem mais tempo que o razoável. [5] As negociações em torno do teto da dívida ainda emperradas, a dois dias da data limite [na data do artigo]; o G20 a ordenar aos EUA que ratifique a reforma proposta pelo FMI, ratificação bloqueada há já três anos; e pelo Banco Mundial e o FMI, para que ponham ordem nas finanças norte-americanas. [6] E agora, o tiro de alerta dos chineses, à frente da proa, para conter o desastre em marcha.

Sucessão de crises

Essa sucessão de crises é altamente preocupante para o país e indica aceleração sem precedentes, e choque à vista. Há algo de fatalidade nessas crises. Mas há também uma dose de “recuperação estratégica”. [7] O “trancamento” do governo explorado por Obama, para pressionar os Republicanos a favor do aumento do teto da dívida – esse, sim, um prazo muito mais importante para os EUA. É obviamente sucesso apenas parcial, mas ainda se pode esperar aumento pelo menos temporário no endividamento, o que adiará os problemas por algumas semanas; [8] mas ainda é possível que o Congresso opte pela via da tragédia, porque já não opera no domínio de decisões racionais e já nada se pode prever.

Custo de securitizar US$ 10 mi da dívida pública dos EUA, contra calote. Fonte: Markit. 
De fato, muitos observadores têm-se focado no movimento Tea Party o qual, como acionistas minoritários que podem controlar uma empresa mediante participação em empresa maior, conseguiu sequestrar o Partido Republicano e a sociedade norte-americana; mas também é possível interpretar o mesmo quadro, pela via oposta. Muitos norte-americanos já veem a realidade exposta ante seus olhos: os EUA estão falidos. Assim sendo, será mais razoável adiar o confronto com a realidade, sob o risco de ver os problemas crescerem? Ou o melhor é resolver os problemas já? Para a maioria da população, o calote da dívida dos EUA não é o pior dos males. [9] Além do mais, que outra solução haverá? Os Republicanos não querem precipitar a crise? É a situação ideal, porque podem culpar o Tea Party, que disse, com todas as letras, que “melhor nenhum acordo, que um mau acordo”. [10]

O que queremos dizer é que, dessa vez, ou numa próxima ocasião no futuro próximo, os Republicanos podem, sim, ser tentados a cortar o nó górdio.

Do mesmo modo, parece haver aí alguma recuperação estratégica, quando o Fed voltou atrás, depois de reduzir o “alívio quantitativo” [orig. quantitative easing]. Por que o Fed deixou que todos acreditassem que não haveria o terceiro “alívio quantitativo”... apenas pouco antes de começar... o terceiro “alívio quantitativo”, que, afinal, começou?

Não há notícia de ação semelhante, pela qual os investidores são deixados no escuro, depois são desencaminhados e, na sequência, são completamente colhidos de surpresa, com 100% deles convencidos pelas “orientações” que lhe dava o governo, até descobrirem que não, que aconteceria o contrário! É possível não haver qualquer conexão entre uma vasta negociata e essas idas-e-vindas até o anúncio oficial final, pelo Fed, [11] e que renderia bilhões de dólares aos envolvidos?

Todas essas pistas e evidências confirmam nossa hipótese de instituições financeiras norte-americanas desesperadas, que têm de ser resgatadas discretamente mediante essas operações, para que a credibilidade do Fed não seja mortalmente ferida. Mais uma vez, são soluções de curto prazo que só pioram a situação geral, mas empurram um pouco para adiante o prazo fatal.

Não somos os únicos a tocar o sino de alarme e de máxima atenção contra esses bancos norte-americanos: o Banco da Inglaterra também já espera a quebra de grandes bancos que, para os ingleses, já perderam o status de “grandes demais para falir”. [12] De fato, estamos repetindo um alerta que já publicamos.

Como no caso de luta de boxe, todos esses golpes contra o mesmo boxeador acumulam-se, e o país já está grogue; mais um golpe, e estará na lona. Acontecerá, se os EUA derem “calote” na dívida externa em outubro [já se sabe que, dessa vez, não deram (NTs)], ou adiante, no prazo limite posterior que já tenha sido adiado e não pode ser adiado eternamente.

O “trancamento”: risadas (mas forçadas) em todo o mundo

Quando escrevemos, em GEAB n. 77, sobre a votação do orçamento: “não há dúvida de que algum acordo surgirá, no último momento ou, mais provavelmente, algumas horas ou dias depois de esgotado o prazo”, é inevitável que se perceba que continuamos a não dar grande importância às diferenças políticas em Washington, sobretudo depois que os “vários dias” em que se pensava no início já viraram semanas de “trancamento”. O diário francês Le Monde, oferecia a seguinte manchete em sua página na Internet: “Washington: triste espetáculo”. [13] Mas, afinal, esse “trancamento” não teve impacto fortíssimo sobre os mercados financeiros, [14] o que indica que muitos Republicanos parecem supor que todos se estão adaptando bem a uma paralisia no governo federal e aos cortes de gasto público que se seguirão.

Mas essa não é a opinião de países que detêm grande volume de bônus do Tesouro dos EUA, que se sentem como reféns sequestrados pelos EUA. [15] Esses se mostram boquiabertos ante a indefensável leviandade dos EUA e pela atitude irresponsável de quem, até recentemente, era “o patrão”. Se os EUA derem calote em suas dívidas, as ondas de choque sem dúvida serão terríveis. Mas não será o fim do mundo, porque o calote pode assumir a forma de simples atrasos de alguns dias nos pagamentos; além disso, e sobretudo, diferentes partes do mundo serão afetados de modos diferentes, conforme a extensão da separação em relação à economia dos EUA. Não há qualquer dúvida de que o país que mais sofrerá com o calote das dívidas norte-americanas (e, de fato, também se se adotar qualquer outra solução) serão os próprios EUA. Afinal de contas, os EUA são proprietários de 2/3 do total de papéis de sua própria dívida pública.

Detentores da dívida pública dos EUA - Fonte: npr.org.
Vermelho: detentores estrangeiros
Marrom: detentores domésticos
Azul: governo federal

Essa é a razão pela qual os países mais bem administrados já começaram a separar suas respectivas economias da economia dos EUA, com a China à frente. A China sabe, aprendido de Sun Tzu, que “quando se ouve a trovoada, já é tarde demais para cobrir as orelhas”. [16]



Notas de rodapé
[1] 16/10/2013, Fracasso fiscal nos EUA obriga a trabalhar para um mundo des-Americanizado, Liu Chang, Xinhuanet (traduzido).
[2] Até o Financial Times manifestou-se (2/10/2013): “O sistema baseado no dólar é inerentemente instável”, afirmação absolutamente sem precedentes e quase inacreditável em jornal financeiro em língua inglesa.
[3] A reação mundial ao artigo de Xinhuanet aqui citado mostra o interesse que despertou a manifestação da segunda maior potência mundial, e confirma que aquele artigo quebrou um tabu “de silêncio” e ajudará a implementar soluções que a maioria dos países aguardam há muito tempo. Ver, por exemplo, a excelente análise de Pepe Escobar, no Asia Times, 15/10/2013 em:O nascimento do mundo des-Americanizado”, (traduzido)
[4] Fonte: Bloomberg, 18/09/2013.
[5] Fonte: CNN, 14/10/2013. 
[6] Fonte: por exemplo, dentre outras, PressAfrik, 12/10/2013.
[7] Recuperação estratégica (def.) – Metodologia que uma organização usa para devolver operações e sistemas criticamente importantes ao estado normal de operação, depois de um desastre.
[8] Fonte: New York Times, 15/10/2013. 
[9] “58% dos norte-americanos votariam contra a elevação do teto da dívida”. Fonte: Fox News, 8/10/2013. 
[10] Fonte: Le Monde, 15/10/2013. 
[11] Fonte: USA Today, 24/9/2013. 
[12] Fonte: The Telegraph, 12/10/2013. 
[13] Le Monde, 14/10/2013.
[14] Obviamente, dado que o Fed continua a insistir em seu desembestado “alívio quantitativo” (ing. quantitative easing) = emissão de moeda sem lastro.
[15] Seja como for, são reféns “por decisão própria”, porque massiva e voluntariamente financiaram o país...

[16] SUN TZU, The Art of War, 6th century BC [A arte da guerra (traduzido)].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.