terça-feira, 5 de março de 2013

Esquema sutil e disfarçado




Publicado em 05/03/2013 por Mário Augusto Jakobskind*

Quer dizer que o Ministro do Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, simplesmente sugeriu que as seis toneladas de carne contaminadas com carne de cavalo que apareceram na Europa fossem doadas aos pobres? É isso que foi noticiado e dá bem a ideia de como agem os ricos do planeta. Niebel justificou a sugestão afirmando que “nós não podemos simplesmente jogar fora comida boa”. E quem disse que a carne era boa já que nem se sabia a procedência?

No mundo tem gente que passa fome, muito em função do tipo de política econômica adotada em países dos mais variados rincões do planeta e colocada em prática por certos governantes. Mas essa situação não sensibiliza os dirigentes de países como a Alemanha ou Estados Unidos, muito menos França, Reino Unido, Canadá, Espanha etc.

Sempre foi assim ao longo da história. Muitos países sentem nostalgia dos tempos em que reinavam em terras de Sol a Sol. Hoje, áreas ainda colonizadas, restam poucas. Uma delas, as ilhas Malvinas, que pertencem a Argentina, mas estão ocupadas pelo Reino Unido desde o século XIX.

Atualmente, segundo denúncias do governo argentino, os súditos da Rainha Elizabeth estariam transportando ogivas nucleares para a região que eles denominam de Falkland. A confirmar-se essa informação, fica demonstrado concretamente que o aliado número 1 dos Estados Unidos na Europa está nuclearizando o Atlântico Sul, o que é condenado pelos governos da região, entre os quais o do Brasil.

A “generosidade” do Ministro alemão de Desenvolvimento faz lembrar, a grosso modo, a ação de fundações estrangeiras atuando amplamente em vários países, não apenas a Ford Foundation, como a Rockfeler, a Gattes, a alemã Herbert, etc..

Aqui mesmo no Brasil, sob a capa de neutralidade e às vezes se disfarçando com ares progressistas, a Ford Foundation ataca nas mais diversas frentes, financiando entidades e pessoas físicas com remuneração ou bolsas.

Os agraciados quando questionados consideram os críticos do esquema “radicais” ou mesmo “jurássicos”. A revista Caros Amigos, edição de fevereiro, apresenta matéria esclarecedora sobre como atua por aqui há 51 anos a Ford Foundation (ver na edição de fevereiro A Face sedutora do império, matéria assinada por Caio Zinet).

No passado, em pleno período da Guerra Fria dos anos 70, uma entidade em São Paulo, presidida por Fernando Henrique Cardoso foi contemplada. O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) recebia subvenção da Ford Foundation (FF), entidade vinculada a CIA. Não se deve omitir o fato que a Central de Inteligência estadunidense concomitantemente naquele período fazia doações à sempre defensora do ideario da quebra de soberania nacional e favorável à diluição do Estado, ou seja, a Ford Foundation.

Hoje, a FF segue com a capa de defensora dos valores democráticos, financia N entidades nos mais diversos campos, com ênfase para algumas na área de comunicação, como a Intervozes e o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC). Estas, muitas vezes utilizam até jargões progressistas, mas agem sutilmente com o objetivo de sempre, ou seja, a diluição do Estado.

Os assalariados e bolsistas, mesmo afirmando que “os tempos são outros” devem saber que a Ford Foundation segue recebendo dinheiro da CIA, que a considera como “a fachada perfeita por ser uma instituição "autêntica" do tipo melhor e mais plausível para disfarce de financiamento (ver matéria A Face sedutora do império – Caros Amigos – fevereiro).

Ao mesmo tempo que financia, a Ford Foundation colhe material importante para o seu banco de dados colocado à disposição da Central de Inteligência dos Estados Unidos.

É importante que a opinião pública tome conhecimento de tudo isso. Tanto a Ford Foundation como a CIA e o Departamento de Estado norte-americano, defensores do esquema do Estado mínimo, guardando-se as devidas proporções, se equiparam em “generosidade” ao tal Ministro de Desenvolvimento alemão, Dirk Niebel, que na prática insultou os humildes com o oferecimento da carne de cavalo em embalagens sem que saiba a procedência.
________________________________

Mário Augusto Jakobskind* é correspondente no Brasil do semanário uruguaio Brecha. Foi colaborador do Pasquim, repórter da Folha de São Paulo e editor internacional da Tribuna da Imprensa. Integra o Conselho Editorial do seminário Brasil de Fato. É autor, entre outros livros, de América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE

Enviado por Direto da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.