quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tribunal nos EUA condena o Irã e outros a pagar indenização de $6 bilhões, pelos ataques de 11/9/2001

Entreouvido na Vila Vudu: “Os tribunais do capital estão mesmo dando a lôôôôôka (vários deles)!”

Comentário da redecastorphoto: “Quase tão ridículo quanto um tribunal brasileiro muito em voga atualmente...”

3/10/2012, Raja, The Agonist (matéria da Agência France-Press)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Juiz George Daniels
NEW YORK — Ontem, um juiz distrital de Nova York, George Daniels, ordenou que o Irã, a Al-Qaeda e vários outros citados nos autos a pagar indenização de $6 bilhões de dólares às vítimas do 11/9/2001. A sentença é considerada apenas simbólica.

Apesar de o Irã sempre ter negado qualquer conexão com o 11/9 e de nada ter sido comprovado, o país aparece incluído na lista de supostos culpados, por decisão de uma Corte Distrital da Justiça em New York, além do grupo militante libanês Hezbollah, guerrilheiros do grupo Talibã no Afeganistão e a Al-Qaeda – organização que se declarou responsável por toda a operação de ataque terrorista de grandes proporções contra os EUA.

O nome do Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei também aparece entre os condenados.

Mas a indenização, que o juiz considerou devida por danos econômicos e pessoais e como medida punitiva, que alcança um total de $6.048.513.805, dificilmente poderá ser cobrada. Para os especialistas, embora formalmente válida, a sentença pode ser contestada e tem valor exclusivamente político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.