quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O futuro vereador Lula do Lava Jato




Publicado em 04/10/2012 por Urariano Motta*

Recife (PE) - Lula do Lava Jato, o homem de olhos inquietos que se apresentou a mim no último domingo, eu o conheci na eleição passada. Há quatro anos,  quando escrevi sobre ele para a Carta Capital, ele possuía o nome eleitoral de Lula. Ou Lula de Ibura, na versão que a revista publicou em agosto de 2008. Naquela vez, pude ver:

“Ele seria o vereador do Ibura, se a eleição fosse por subúrbio. Quando lhe pergunto se é nascido e criado ali, ele responde:

“Corretamente. Na mesma rua em que eu moro, eu nasci e sou criado na mesma comunidade”

Ele morava então com a mulher, dois filhos e a sogra em uma casinha de dois quartos. Era operário e ganhava um salário mínimo. De lá para cá, ele e o bairro mudaram para melhor. O Ibura agora tem ruas calçadas, serviço de microônibus, coleta de lixo, casas com carro na garagem. Não riam, porque não estou sendo irônico. O mundo dos bairros periféricos era muito quase sem nada, havia quatro anos. Lula também mudou, hoje é dono de um lava a jato, com pequena piscina ao fundo. Na margem da piscina, mesa com guarda-sol de praia. “O Lava a Jato foi a minha luz”, ele me fala.

Naquela eleição de 2008, teve “321 votos, fechados”. Desta vez, a sua esperança é maior:

Espero uma votação acima de 4.500 votos. Mas na Frente Popular, com mais de 3.000 a gente se elege. Espero conseguir votos no Ibura, Jordão, Dancing Days, Roda de Fogo, Ipsep, Casa Amarela. Tenho apoio de Geraldo Júlio, da comunidade e da família. Olhe como está hoje a quantidade de carros e de motos. Quem participa tem o prêmio de lavar o carro de graça em meu lava a jato. Da outra vez fui a pé.

É verdade, eu o acompanhei, com ele a estender à frente as páginas da revista aberta na seção Brasiliana.

Da primeira vez, me surpreenderam as suas ideias para um mandato. Anotei e publiquei na revista, como uma perturbadora revelação:

3º. Item: Vamos fundar uma sede, ou mais de uma sede, para o time ou os times do nosso bairro. E nessa vai ganhar uma mobília de uma geladeira ou freezer, um fogão a gás, mesas com cadeiras, uma sinuca, uma tábua de dominó com dominó, uma televisão de 20” com antena Sky. Para jogo marcado fora do bairro fornecerei o transporte, uniforme completo, água com gelo, em todos os jogos, laranjas, cartões vermelho e verde, bola. E para cada jogo em participação em torneios um presente para cada gol marcado por cada jogador, tipo um incentivo.

4º. Item: Aos peladeiros também ter totalmente apoio. Uniformes, bola, apito, cartões vermelho e verde, água e gelo, laranjas.

Seria fácil achar risível, ou ridículo, porque são ridículas assim as coisas essenciais. O bife de sapatos de Chaplin, na Corrida do Ouro, também poderia ser ridículo, mas ficou no limite. Como sempre acontece com as pessoas do povo, que não têm a experiência da expressão escrita, este candidato é melhor e mais eloquente quando fala.

Desta vez, ele tirou cópia do texto de 2008, ampliou, e exibe-o feliz em grande pôster no primeiro andar do seu comitê. Agora eu lhe peço o seu programa para estas eleições. Da primeira folha copio:

Manifesto

Eu, Lula do Lava Jato, venho assumir o compromisso moral com o povo do Jordão, Ibura e adjacência. Povo esse que conheço de suas necessidades e do descaso a qual são submetidos, por isso pretendo trabalhar para transformar estas comunidades em um lugar melhor em prol deste povo para que os nosso filhos tenham uma oportunidade de crescer com saúde, segurança, educação e que os nossos idosos tenham um lugar aonde possam viver com respeito e dignidade.

Mas, para isso, convido a você para unir-se a mim nesta luta, pois desejo ser o ouvido do povo na comunidade e a boca do povo na câmera dos vereadores. Aonde farei entoar o grito da nossa comunidade. Comunidade esta onde cresci, criei meus filhos e aprendi a amar.

Ass. Lula do Lava Jato

Na primeira vez em que o entrevistei, pude ver na sua expressão valores de ética, fraternidade, incomuns na maioria dos candidatos. Hoje noto que ele sonha. O registro dos seus sonhos é o seu projeto: ensino, saúde, toda infraestrutura necessária para o Ibura. Ou como ele chama, Projeto de Governo Presente.

No último domingo, na despedida, Lula do Lava Jato me abraçou entre lágrimas. Interpreto-as agora como lágrimas de esperança no poder das palavras. É como se a força deste artigo pudesse levá-lo para a Câmara do Recife. Eu nada falei, saí comovido e vim calado a suportar o peso dessa honra impossível. 
_______________________

Urariano Motta* é natural de Água Fria, subúrbio da zona norte do Recife. Escritor e jornalista, publicou contos em Movimento, Opinião, Escrita, Ficção e outros periódicos de oposição à ditadura. Atualmente, é colunista do Direto da Redação e colaborador do Observatório da Imprensa. As revistas Carta Capital, Fórum e Continente também já veicularam seus textos. Autor de Soledad no Recife (Boitempo, 2009) sobre a passagem da militante paraguaia Soledad Barret pelo Recife, em 1973, e Os corações futuristas (Recife, Bagaço, 1997).

Enviado por Direto da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.