sexta-feira, 25 de maio de 2012

Venezuela ignora, outra vez, o embargo contra a Síria


25/5/2012, Red Voltaire

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu 



O ministro sírio do Petróleo e Recursos Naturais, Soufian al-Allao, anunciou que petroleiro venezuelano carregado com 35 mil toneladas de mazout [óleo para calefação, extraído do petróleo] chegou à Síria, ignorando o embargo unilateral imposto ilegalmente por países ocidentais.

A Venezuela está construindo novo petroleiro que em pouco tempo estará a caminho da Síria, informou também o ministro sírio, em conferência de imprensa.

Sobre a questão do gás, o ministro al-Allao disse que a produção síria de gás atende 50% das necessidades locais. Observou que, sobre isso, estão em andamento negociações com o Irã e a Argélia, para garantir a complementação (foram descobertas na Síria importantes reservas de gás, mas o país ainda não tem condições para explorá-las [Nota da redação]).

O ministro disse ainda que a comissão sírio-russa, reunida em Moscou, examina a possibilidade de um contrato de longo prazo, a ser firmado entre Síria e Rússia, para exportação de mazout e gás para a Síria.

A Venezuela já forneceu o equivalente a 600 mil barris de petróleo à Síria entre o final de 2011 e início de 2012. Para o ministro, Damasco é vítima da “estigmatização, pelos imperialistas” que tentam derrubar o governo sírio.

Segundo relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o país de Hugo Chávez conta com reservas confirmadas de 296,50 bilhões de barris, das maiores do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.