segunda-feira, 21 de maio de 2012

SYRIZA: o avanço magistral de uma experiência original de unidade


19/5/2012, Yorgos Mitralias Γιώργος Μητραλιάς – Rede Tlaxcala 
Traduzido do francês pelo pessoal da Vila Vudu

Yorgos Mitralias  é membro fundador do Comitê contra a Dívida Grega, organização afiliada do Comitê para a Anulação da Dívida dos Países do Terceiro Mundo (CADTM) .

Yorgos Mistralias
Espantalho para “os de cima”, esperança para “os de baixo”, a Coalizão SYRIZA faz entrada triunfal no cenário político dessa Europa em crise profunda. Tendo quadruplicado a própria força eleitoral dia 6/5, SYRIZA ambiciona agora, não só se tornar o primeiro partido nas eleições gregas de 17/6, mas, sobretudo, formar governo de esquerda que cancelará as medidas de “austeridade”, repudiará a dívida e expulsará, do país, a Troika. Não é surpresa, portanto, que SYRIZA intrigue tanto também fora da Grécia, e que praticamente todo o mundo interrogue-se sobre sua origem e verdadeira natureza, objetivos, ambições.

Mas SYRIZA não é assim tão plena novidade, na esquerda europeia. Formada em 2004, a Coalizão da Esquerda Radical (SYRIZA) já atrairia a atenção dos politólogos e da imprensa internacionais, porque, desde o surgimento, é formação política completamente inédita e original, na paisagem da esquerda grega, europeia e mundial. Para começar, por sua composição. 

Formada da aliança do partido Synaspismos (“coalizão”), partido reformista de esquerda, de vaga origem eurocomunista e com representantes no Parlamento, com uma dezena de organizações de extrema esquerda – que cobre praticamente todo o espectro, trotskistas, ex-maoístas e do “movimentismo” – a Coalizão da Esquerda Radical já era, desde o surgimento, rara exceção à regra que fazia crer – e continua a fazê-lo – que os partidos mais ou menos tradicionais, postados à esquerda da social-democracia, jamais se aliariam a organizações de extrema esquerda.

Coalizão Syriza (logo)
Mas a originalidade de SYRIZA não para aí. Concebida como aliança sobretudo conjuntural e eleitoral (foi fundada pouco antes das eleições de 2004), a Coalizão SYRIZA resistiu ao tempo e soube sobreviver aos altos e baixos, aos sucessos e principalmente aos fracassos e crises, para tornar-se grande exemplo de uma realidade que a esquerda radical internacional sofre para alcançar: a convivência de diferentes sensibilidades, correntes e até organizações, numa mesma formação política da esquerda radical.

Oito anos depois do nascimento da Coalizão SYRIZA, a lição a extrair salta aos olhos: sim, essa convivência não só é possível, como é também produtiva e frutuosa e, no longo prazo, autoriza a esperar por sucessos ainda maiores.

Mas, pode-se perguntar, como essa dúzia de “componentes” tão heteróclitos da Coalizão SYRIZA puderam encontrar-se e, em seguida, por-se de acordo e conseguir convivência organizacional tão original e tão duradoura? É pergunta pertinente e merece resposta detalhada e aprofundada. Não, o “milagre” de SYRIZA não caiu do céu nem aconteceu por acaso. O grupo amadureceu durante longo tempo e, principalmente, germinou nas melhores condições possíveis, nos movimentos sociais e alteromundistas dos últimos 15 anos.

Pode-se dizer que tudo começou há 15 anos, em 1997, com a constituição do ramo grego do movimento das Marchas Europeias [orig. Marches Européennes] contra o desemprego. Não foi apenas um primeiro passo na direção do que adiante se conheceria como o movimento altermundista dos Fóruns Sociais. Mais especialmente na Grécia, as Marchas Europeias tiveram outra função, talvez mais importante, de fazer algo que, até ali, parecia impensável: unificar a esquerda, na ação. Nas Marchas Europeias, viam-se sindicatos, movimentos sociais, partidos e organizações da esquerda grega (inclusive o KKE, pelo menos, durante algum tempo!), que jamais antes se haviam encontrado e que, em muitos casos, ignoravam-se uns os outros, ali postos lado a lado, para participar de um movimento europeu absolutamente sem precedentes, ombro a ombro com sindicatos, movimentos sociais e correntes políticas de outros países, a maioria dos quais absolutamente desconhecidos na Grécia.

Não é acaso, portanto, que esse primeiro golpe assestado contra o sectarismo visceral que sempre caracterizou a esquerda grega tenha gerado cenas emocionantes de reencontros, em alguns casos, quase sessões de psicodrama, entre militantes que, até ali, absolutamente não sabiam uns da existência dos demais e que, de repente, descobriam que “o outro” nem era muito diferente deles mesmos. A mistura claramente estava ‘dando liga’, com cada vez mais militantes gregos que saíam do país e descobriam a realidade de militantes europeus em carne e osso, os quais, antes, para os gregos, não existiam.

Fortalecidos nessa primeira aproximação pela ação, tanto mais firme, porque acontecia dentro de um novo tipo de movimento social, a maioria dos diferentes elementos políticos que compunham as Marchas Europeias gregas participaram, desde 1999, de uma segunda experiência original, que viria a aprofundar a necessidade de que todos se unissem. Foi o Espaço de Diálogo e Ação Comum [orig. Espace de Dialogue et d’Action Commune] que, ao aprofundar o necessário debate político e programático, preparava os espíritos para a experiência seguinte, unitária e movimentista – o Fórum Social, que marcaria profundamente a evolução da esquerda grega.

Com o enorme sucesso do Fórum Social, abriu-se caminho para a constituição da Coalizão da Esquerda Radical, caminho que foi percorrido quase espontaneamente, na onda de entusiasmo dos anos 2003-4. Os militantes dos vários grupos que constituíram a Coalizão SYRIZA, que se haviam conhecido nas lutas, que haviam viajado e participado juntos das manifestações, aos milhares, em Amsterdam (1997) e Colônia (1999), em Nice (2000) e em Gênova (2001), em Florença (2002), em Paris (2003) etc., não haviam construído só laços políticos, mas também laços humanos. Tudo isso levou à fundação de sua Coalizão da Esquerda Radical. E a Coalizão andava no contrapelo do que se via em outros pontos da Europa, nos quais uma aliança entre um partido reformista de esquerda e grupos da extrema esquerda ainda era, simplesmente, impensável...

Apesar do nascimento tão bem-sucedido, o andamento da aventura de SYRIZA nem sempre foi tranquilo, longe disso; em vários momentos, a coalizão foi interrompida. Evidentemente, houve crises de confiança entre o ramo da SYRIZA formado pelo partido Synaspismos e os parceiros de extrema-esquerda, o que, afinal, era ‘lógico’ e esperado. Mas, com o tempo, a coalizão SYRIZA foi-se homogeneizando, e a homogeneização trouxe, como efeito, que as crises – como também os debates – não só atravessavam praticamente toda a Coalizão e cada um dos componentes, mas também se manifestavam... no interior do próprio partido Synaspismos, ao qual enfurecia ver as próprias tendências afrontadas e em permanente recomposição.

Mas afinal a Coalizão SYRIZA encontrou certa paz interna, depois que, em 2010, separaram-se da coalizão a ala social-democrata do partido Synaspismos (da qual nascera a Esquerda Democrática) e seu ex-presidente Alecos Alavanos. Alavanos, depois de ter “entronizado” seu sucessor, o jovem Alexis Tsipras, converteu-se em seu mais feroz inimigo. Com isso, a linha política da Coalizão tornou-se mais clara (e mais à esquerda). E o jovem Alexis Tsipras instalou-se em autoridade, começou a mostrar serviço e a acumular os primeiros sucessos que dariam a uma SYRIZA cada vez mais radicalizada, a credibilidade necessária para poder beneficiar-se das circunstâncias excepcionais criadas pela crise da dívida. SYRIZA estava então pronta para assumir o papel da formação política que mais bem encarnaria as esperanças e anseios de fatias inteiras da sociedade grega em revolta contra as políticas de ‘austeridade, a Troika, os partidos burgueses e o próprio sistema capitalista.

A lição a extrair dessa história quase exemplar é clara: feitas as contas, a história da Coalizão SYRIZA é história de sucesso que só os sectários impenitentes (e há muitos, na Grécia) ainda tentam negar. Mas a história da Coalizão SYRIZA está longe de terminar, e a parte séria está apenas começando. Em resumo, o saldo que se extrai hoje é provisório. Mas infeliz quem disser, já esperando impacientemente a primeira falta grave ou “traição” de SYRIZA: “Eu bem que avisei”. Não. O saldo, embora até aqui provisório e inacabado, tem de ser calculado com rigor, nos (duros) tempos que correm. Ninguém pode dar-se o luxo, na esquerda radical europeia, de deixar de aproveitar as experiências, sucessos e fracassos, uns dos outros.

Formação política cujo programa é marcado sempre por um... toque artístico, a Coalizão da Esquerda Radical praticamente sempre se equilibrou entre o reformismo de esquerda e um anticapitalismo consequente. E é possível que tenha extraído sua força, precisamente, desse oscilar eterno. Mesmo assim, é preciso ser claro: o que funcionou quase sempre positivamente nos períodos “normais” pode revelar-se como handicap, ou, mesmo, virar bumerangue, em períodos de crise aguda e de exacerbamento da luta de classes. Em termos mais simples, a Coalizão SYRIZA, que conseguiu magistralmente avançar até aqui, se vê transformada, no período de poucas semanas (!), de pequeno partido minoritário na esquerda grega já minoritária, em partido dominante, com pretensões de chegar a ser governo. E, isso, não em um país qualquer, em um momento qualquer, mas nessa Grécia “laboratório” e caso-teste para essa Europa da ‘austeridade’ em pleno ataque de nervos...

A mudança de escala é tão abrupta, que quase dá vertigens. Convertida, em tempo recorde, de espantalho para os grandes, em esperança dos pobres e sem voz na Grécia e, mesmo, em toda a Europa, a Coalizão SYRIZA é convocada hoje a assumir tarefas absolutamente gigantescas e históricas, para as quais não está preparada, nem politicamente, nem em termos de organização. Assim sendo, que fazer?

A resposta tem de ser categórica e clara: Temos, sim, de ajudar SYRIZA! Por todos os meios. E, desde já, não a deixar só. Nem na Grécia nem na Europa. Em termos simples, temos de fazer exatamente o oposto do que fazem os que não conseguem casar suas críticas à Coalizão SYRIZA com a solidariedade e o apoio que temos de dar à SYRIZA, na sua luta contra o inimigo de classe que é inimigo de toda a esquerda, em todo o mundo. Apoio crítico, que seja, mas desde que seja apoio firme. E não para amanhã, mas hoje. Porque, além de divergências de táticas ou outras, o combate que a Coalizão SYRIZA combate hoje é o combate que todos combatemos. Abster-se equivalerá ao crime de omissão de socorro, a alguém em situação de perigo iminente. Ou, melhor dito, a populações e a países inteiros que estão hoje em situação de perigo iminente, sob grave risco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.