quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pacto orçamentário europeu: “O Partido Socialista Irlandês diz NÃO!”


24/5/2012, Place au Peuple, Front de Gauche
Transcrição traduzida pelo pessoal da Vila Vudu

Semana próxima, dia 31 de maio, os irlandeses se manifestarão, em plebiscito, sobre o pacto orçamentário europeu.

Aqui, Paul Murphy, deputado europeu, do Partido Socialista Europeu e da esquerda europeia, explica a posição de seu partido e por que RECUSAM o pacto orçamentário.
Dia 31/5, ele votará NÃO: NÃO À ‘AUSTERIDADE’ e NÃO à União Europeia do liberalismo econômico.

Vídeo a seguir:


Temos de denunciar e rejeitar a cláusula “de condicionalidade

PAUL MURPHY: O principal argumento do governo para que votemos “sim” é a ameaça de que, se não votarmos a favor dele, a Irlanda não terá acesso a uma segunda rodada do que chamam de “segundo resgate”. Tudo isso, por causa de uma cláusula, no Tratado Europeu de Mecanismo de Estabilidade, que chamamos de “cláusula da chantagem”.

Por essa cláusula, só os países que assinem a cláusula “da estabilidade” daquele Tratado poderão ter acesso ao dinheiro do Fundo Europeu do Mecanismo de Estabilidade.

Outra vez voltam a trabalhar para nos intimidar e assustar, para que aprovemos essa chantagem e votemos ‘'sim'’. O que não dizem é que o governo irlandês já aceitou a inclusão da cláusula da chantagem, naquele tratado.

Também não dizem – e mais grave – é que todo o mecanismo de estabilidade pode ainda ser vetado, inclusive aquela cláusula. Tampouco nos falam das fontes de financiamento que estariam disponíveis, como os do Instrumento de Estabilidade Europeu.

Seja como for, um “segundo resgate” vindo, mais uma vez, das mesmas instituições financeiras, virá fatalmente acompanhado da exigência de MAIS restrições, de MAIS arrocho, de mais “austeridade”, que acabarão por destruir mais vidas e a economia da Irlanda.

Fomos arrastados para a situação em que hoje estamos, pelas políticas do atual governo.

A “austeridade” não funciona. Para impedir que a “austeridade” seja convertida em instituição, temos de mudar tudo AGORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.