quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nunca esqueça: a questão é Bradley Manning, não o casamento gay


John Pilger

por John Pilger [*]

Na semana em que Barack Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2009, ele ordenou ataques de bombardeamento sobre o Iêmen, matando um número confirmado de 63 pessoas, 28 das quais crianças.

Quando Obama anunciou recentemente que apoiava o casamento do mesmo sexo, aviões americanos estraçalhavam 14 civis afegãos. Em ambos os casos, o assassínio em massa não era novidade. O que importava eram as cínicas vacuidades de uma celebridade política, produto de um espírito de época conduzido pelas forças do consumismo e dos media com o objetivo de desviar a luta pela justiça social e econômica. 

Barack Obama
A concessão do Prêmio Nobel ao primeiro presidente negro por ele “oferecer esperança” era tanto absurda como uma expressão autêntica do estilo liberal que controla grande parte do debate político no ocidente. O casamento entre o mesmo sexo é uma de tais distrações. Nenhuma “questão” desvia a atenção com tanto êxito como esta: não o voto livre no Parlamento sobre a redução de idade de consentimento gay promovido pelo conhecido libertário e criminoso de guerra Tony Blair; nem as fendas em "telhados de vidro" que em nada contribuem para a libertação das mulheres e simplesmente ampliam as exigências do privilégio burguês. 

Obstáculos legais não deveriam impedir pessoas de se casarem umas com as outras, pouco importando o gênero. Mas isto é um assunto civil e privado; a aceitabilidade burguesa ainda não é um direito humano. Os direitos associados historicamente com o casamento são os da propriedade: o próprio capitalismo. Elevar o “direito” de casamento acima do direito à vida e à justiça real é tão sacrílego como procurar aliados entre aqueles que negam a vida e a justiça a muitos, desde o Afeganistão até a Palestina.  

CONVERSÃO DAMASCENA

Em 9 de Maio, horas antes da sua damascena declaração sobre casamento do mesmo sexo, Obama enviou mensagens a doadores da campanha tornando clara a sua nova posição. Ele pedia dinheiro. Em resposta, segundo o Washington Post, sua campanha recebeu um “fluxo maciço de contribuições”.

George Clooney
Na noite seguinte, com os noticiários agora dominados pela sua “conversão”, ele compareceu a uma festa de levantamento de fundos na casa de Los Angeles do ator George Clooney. “Hollywood”, relatou a Associated Press, “é o lar para alguns dos mais famosos apoiadores do casamento gay e os 150 doadores que pagaram US$40 mil para comparecer ao jantar de Cloooney, sem dúvida, sentir-se-ão estimulados pelo anúncio decisivo de Obama no dia anterior”. Esperava-se que a festa de Clooney arrecadasse um recorde de US$15 milhões para a reeleição de Obama e será seguida por “mais outra festa para levantamento de fundos em Nova York patrocinada pelos apoiadores gay e latinos de Obama”. 

A espessura de um papel de cigarro separa os partidos Democrata e Republicano sobre políticas econômica e externa. Ambos representam os super ricos e o empobrecimento de uma nação da qual trilhões de dólares do fisco foram transferidos para uma indústria de guerra permanente e para bancos que são pouco mais do que empresas criminosas.

Obama é tão reacionário e violento quanto George W. Bush e sob certos aspectos é até pior. A sua especialidade pessoal é utilizar os drones Hellfire armados com mísseis contra pessoas indefesas. Sob a cobertura de uma retirada parcial de tropas do Afeganistão, ele enviou forças especiais dos EUA para 120 países onde são treinados esquadrões da morte. Ele ressuscitou a velha guerra fria em duas frentes: contra a China na Ásia e com um “escudo” de mísseis destinados à Rússia.

O primeiro presidente negro presidiu o encarceramento e vigilância do maior número de pessoas negras do que os que estavam escravizados em 1850. Ele tem perseguido mais denunciantes – que contavam a verdade – do que qualquer dos seus antecessores. O seu vice-presidente, Joe Biden, um ardente belicista, chamou o editor da WikiLeaks, Julian Assange, de “terrorista hi-tech”. Biden também se converteu à causa do casamento gay.

BRADLEY MANNING

Um dos verdadeiros heróis da América é o soldado gay Bradley Manning, o denunciante que alegadamente proporcionou à WikiLeaks gigantesca quantidade de provas da carnificina americana no Iraque e no Afeganistão. Foi a administração Obama que caluniou a sua homossexualidade como anormal e foi o próprio Obama quem declarou como culpado um homem não condenado por qualquer crime.

Quem entre os bajuladores e atores na festa do dinheiro de Clooney, em Hollywood, gritou: “Recordem Bradley Manning”? Que eu saiba, nenhum eminente porta-voz dos direitos dos gay manifestou-se contra a hipocrisia de Obama e Biden que afirmam apoiar o casamento do mesmo sexo enquanto aterrorizam um homem gay cuja coragem deveria ser uma inspiração para todos, pouco importando as preferências sexuais.

O feito histórico de Obama como presidente dos Estados Unidos foi silenciar o movimento anti-guerra por justiça social associado ao Partido Democrata. Tal deferência para com um extremismo oculto e corporificado num astuto operador amoral trai a rica tradição de protesto popular nos EUA. Talvez o movimento Occupy siga, como dizem, esta tradição, talvez não.

A verdade é que aquilo que importa para os que aspiram controlar nossas vidas não é o pigmento da pelo ou o gênero, ou se somos gays ou não, mas a classe a que servimos. Os objetivos são assegurar que olhemos para dentro de nós mesmos, não para fora, os outros, e que colaboremos no isolamento daqueles que resistem. Este desgaste de criminalizar, brutalizar e banir o protesto também pode facilmente transformar as democracias ocidentais em estados de terror.

Nakba Day (Dia  d'A Catástrofe)

Dia 12 de Maio, em Sydney, Austrália, terra da Terça-feira Gorda de Carnaval dos Gay e Lésbicas, um desfile de protesto em apoio do casamento gay encheu o centro da cidade. A polícia olhou-o benevolentemente. Era uma vitrina de liberalismo. Três dias depois, houve uma marcha para assinalar a Nakba (“A Catástrofe”), o dia de luto em que Israel expulsou palestinos da sua terra. Mas uma proibição policial tinha de ser anulada pelo Tribunal Supremo. . 

Esta é a razão porque o povo da Grécia deve ser a nossa inspiração. Pela sua própria experiência penosa eles sabem que a sua liberdade só pode ser recuperada enfrentando, o Banco Central alemão, o Fundo Monetário Internacional e os seus próprios quislings em Atenas. Povos por toda a América Latina alcançaram isto: os indignados da Bolívia que despediram os privatizadores da água e os argentinos que disseram ao FMI o que fazer com a sua dívida. A coragem de desobedecer foi a sua arma.

Recordem Bradley Manning.

16/Maio/2012

O artigo original, em inglês, encontra-se em: Never forget that Bradley Manning, not gay marriage, is the issue
Esta tradução foi extraída de: Resistir
Imagens extraídas da internet pela redecastorphoto

Um comentário:

  1. (comentário do Tricô da Vila Vudu enviado por e-mail)
    É isso mesmo!

    Na França, o Mélenchon falou numa reunião de GLTB. Quando começaram coesse papim de casamento gay, ele disse (mais ou menos, tô escrevendo de memória):

    "Antes de me arrastarem pra esse 'nupcialismo' burguês de vocês, VOCÊS têm de ME convencer de que VOCÊS sabem o que é um casamento REPUBLICANO.

    Contem comigo pra promover UNIÕES REPUBLICANAS (com ou sem casamento legal e com o direito, pros que quiserem, de legalizar a sua UNIÃO REPUBLICANA). Mas NÃO CONTEM COMIGO pra promover a legalização de casamentos burgueses reacionários de GLTB, porque casamento burguês reacionário é sempre uma merda reacionária, não interessa o sexo do noivo ou da noiva. Gay burguês reacionário é merda igualzinha a não-gay burguês reacionário. Taí! Essa é uma igualdade de que vocês nunca falam? Por que não falam? Deveriam falar mais dessa igualdade, do que dos vestidos das noivas ou dos ternos dos noivos, ou da partilha do patrimônio conjunto. Coisa ridícula!

    ESSA é resposta de esquerda radical e progressista. O papim do Obama é conversa mole, pra enganar trôxa (e tá cheio de trôxa gay, como tá cheio de trôxa não gay, como tá cheio de gay udenista -- que vão se catá).

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.