sábado, 26 de maio de 2012

Julian Assange, hoje cedo: “Essa talvez seja a última vez que posso falar em público”


26/5/2012, WikiLeaks News [vídeo]
Título original: “Assange dons mask ahead of extradition ruling
Exerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Julian Assange fala em edição de “Shadows of Liberty”, usando uma máscara de Guy Fawkes, imortalizada pelo Coletivo Anonymous e recriada por WikiLeaks.


No filme, Assange explica que essa talvez seja a última vez que será visto em público e que quis dar uma indicação de como poderá continuar a manifestar-se, mesmo ausente. Mas disse que acredita que fez o possível para tornar produtivo o tempo que permaneceu em prisão domiciliar na Inglaterra. Agora, está à espera do veredicto da Corte inglesa, sobre sua extradição para a Suécia, depois da qual virá, quase com certeza, sua extradição da Suécia para os EUA.

_____________________________________

Julian Assange:“Como nos podemos defender da cyberditadura dos EUA?”

Julian Assange falou ao programa EIM2012 na Holanda. O evento não foi transmitido ao vivo, mas aqui vão alguns fragmentos do que disse, transmitidos por presentes ao programa, por Twitter:

“Amigo não expõe amigo, como faz Facebook.”

“Se você não pagou pela mercadoria (por exemplo, Facebook), então, você é a mercadoria.”

“Telefone celular é aparelho de rastreamento, que também faz e recebe chamadas.”

Assange alertou que a escuta clandestina e o hacking são atividades policiais de rotina e acontecem em todo o mundo, também entre países.

“Ninguém protege os direitos individuais?”

“O direito de os cidadãos norte-americanos portarem armas de fogo foi criado para impedir a ditadura do Estado. Que armas têm os cidadãos, hoje, como cidadãos digitais, contra a cyberditadura dos EUA?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.