segunda-feira, 7 de maio de 2012

“Au Revoir” Sarkozy


O que podemos aprender com a experiência francesa.

Juliana Medeiros
Por Juliana Medeiros

Acompanho com interesse o processo eleitoral na França desde 2007, quando Sarkozy concorreu com Ségolène Royal. Esta, por sinal, ex-mulher do socialista François Hollande, eleito hoje presidente.

Já naquela época me assustou a vitória do presidente Nicolas Sarkozy falando de proteção às “origens e tradições” da França, contra uma candidata que falava em “integração, solidariedade e pluralismo”. 

Pode parecer distante, mas acompanhar os debates entre candidatos na França é uma grande lição para nós brasileiros. Recomendo a quem tiver interesse, buscar os textos dos discursos (alguns disponíveis em português na internet) dos candidatos François Hollande, Jean-Luc Mélenchon – ver abaixo - Marine Le Pen e do agora derrotado Nicolas Sarkozy. Com todas as demonstrações de intolerância e xenofobia dos dois últimos, a corrida eleitoral francesa é uma aula de democracia, soberania e de autonomia do seu povo.

Não posso afirmar com certeza se isso acontece da mesma forma em outros países da Europa porque não acompanho seus processos eleitorais tão de perto, mas acredito que seja parecido, principalmente se observada a escolaridade média do europeu.

Esse indicador social faz com que nenhum candidato na França possa prescindir de uma profunda formação política, do conhecimento detalhado das políticas públicas contidas em suas propostas, do domínio do discurso – não como mera ferramenta de retórica eleitoreira – mas sim de convencimento de um público que conhece sua história e que contextualiza essa história com o mundo em que vive, econômica e socialmente. E isso considerando que os candidatos falam hoje, em grande parte, para... Continue lendo è


Ler também:

QUARTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2012

TERÇA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO, 8 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO, 8 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO, 8 DE ABRIL DE 2012

SEXTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2012

QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012

QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO, 22 DE ABRIL DE 2012

SÁBADO, 5 DE MAIO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.