quarta-feira, 11 de abril de 2012

A LITURGIA DO CARGO


*José Flávio Abelha

Presidenta Dilma Rousseff
Faz parte do cerimonial que a chegada do Presidente da República seja antecedida por uma espécie de continência iniciada por uma banda militar e, perfilados, os militares, de qualquer patente, apresentem as continências de praxe.

A bandeira da presidência é hasteada anunciando que o Presidente ali se encontra, e assim fica até que o primeiro mandatário deixe, em definitivo, o recinto.

Nos filmes americanos a cena é comum quando o Presidente chega, até em festas, bailes ou solenidades especiais e, convenhamos, o hino/continência deles é muito bonito, e a pompa também.

Quando a Presidenta Dilma Rousseff chega, em solenidade ou não, os militares, todos, se perfilam e fazem continência.

Ela é a Comandante-em-chefe das Forças Armadas e a continência simboliza a obediência e o respeito.

Por falar em Presidenta, no feminino, e não na Presidente Dilma, o jornalista Ricardo Batista Amaral, no seu definitivo trabalho “A Vida Quer é Coragem” – A trajetória de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil (Editora Primeira Pessoa, 2011), nos conta o seguinte fato na pg. 303:

- “Quinze dias depois da eleição, o cerimonial do TSE consultou a eleita sobre a forma de tratamento que ela preferia receber nos convites para a cerimônia de diplomação: presidente ou presidenta?”.

Durante a campanha, Dilma recebeu pareceres de filólogos indicando que as duas formas eram aceitas no idioma português; usar uma ou outra.....Continue lendo è 


*Mineiro, autor de A MINEIRICE, PEQUENA INTRODUÇÃO Á TURISMOLOGIA e outros livretes, reside na Restinga de Piratininga/Niterói, onde é Inspector of Ecology da empresa Soares Marinho Ltd. Quando o serviço permite o autor fica na janela vendo a banda passar . 


Agora, agitante do blog JANELA DO ABELHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.