sexta-feira, 20 de abril de 2012

DUO Vanja Ferreira e Itamar Vidal


O duo Vanja Ferreira (harpa) e Itamar Vidal (clarinete e clarone) selecionados no edital Rumos Música Coletivo 2010-2012, se apresenta pela primeira vez no dia 29 de Abril de 2012, Domingo, às 20h, no Itaú Cultural - SP.

  • Repertório com: Dave Brubeck, Paul MCcartney, Guilhaume de Machaut, Scriabin, Chico Buarque e algumas peças escritas especialmente para formação.
  • Entrada grátis
  • Itaú Cultural: Av Paulista 149 às 20:00h
  • Distribuição de ingressos começa às 19:00 h
O encontro entre esses dois músicos, de formações distintas, deu-se através da seleção no edital Rumos Música Coletivo.

Quando começaram a pensar no repertório do duo, o mote logo se tornou “explorar o próprio conceito de dualidade” e as possibilidades de divisão, espelhamentos e duplos sentidos que alimentaram a cabeça dos músicos todos durante toda a história da música.

Isso inclui também as consequências da invenção dos sistemas de reprodução, amplificação e gravação eletrônicos do início do século XX e as possibilidades de manipulações digitais atuais.

Foram trabalhadas também as superposições, por similaridade de estilos ou por pura analogia temática ou poética, de dois autores ou músicas de dois períodos distintos, tais como o Guillaume de Machaut (séc. XIV) e Beto Guedes / Chico Buarque (Morro Dois Irmãos) e Scriabin; formando duplas improváveis e insólitas. É o sincretismo fatídico de Julio Cortazar ou talvez uma espécie de tributo à própria raridade da formação do duo: Harpa e Clarone.

A possibilidade de construção de um novo repertório serviu também para tocarem peças inéditas, de compositores novos convidando-os a especular sobre as possibilidades de exploração dos sons da Harpa e dos Clarones.

Foi inserido um elemento bem novo pelos dois integrantes, a manipulação real-time da harpa céltica, que pode ser visto como uma derivação do “Piano Preparado” de John Cage, só que, no lugar de pregos e bolas de papel sobre as cordas do instrumento, foram “pendurados” softwares inteligentes de alteração de timbres: eles identificam as regiões e as  frequências das cordas e dos sopros e repercutem esses sons de uma outra maneira (mais uma manifestação de dualidade).

Agenda e mais informações: http://albumitaucultural.org.br/agenda/

Publicado em 17/04/2012 por itaucultural

O vídeo abaixo mostra um pouco do 4° ensaio de Vanja Ferreira e Itamar Vidal, em São Paulo, Março de 2012. O duo conta com a consultoria de Benjamim Taubkin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.