sexta-feira, 27 de abril de 2012

Anonymous contra CISPA


27 de Abril de 2012 | 18:40h

Grupo de hackers quer incentivar internautas a agir contra o projeto de lei que permite compartilhamento de informação de usuários

O grupo Anonymous iniciou uma campanha de mobilização contra o CISPA (Cyber Intelligence Sharing and Protection Act). Os hackers divulgaram um vídeo nesta sexta-feira (27/04) chamando o projeto de lei de "violação óbvia de direitos" e incentivando os internautas a agir contra o projeto.

Segundo eles, a CISPA vai permitir que os Estados Unidos coletem informações sobre usuários da internet e monitorem suas atividades. “A hora de agir é agora. Inscreva em abaixo-assinados, ligue para o seu representante no Congresso e aniquile esse projeto no Senado”, diz o narrador do filme.


Sobre a CISPA

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (27/04) o polêmico projeto que visa proteger empresas privadas de ciberataques. A Casa Branca ameaçou vetar a lei, mas os deputados aprovaram o texto da mesma forma.

A lei permite troca de dados “sem estabelecer requisitos para que indústria e governo minimizem e protejam informação que identifique pessoas”. Para os críticos, isso significa que informações pessoais de usuários podem ser passadas para empresas sem a necessidade de mandado judicial em caso de “ameaça virtual”, o que fere a privacidade.

Assim, todos os usuários de internet dos Estados Unidos seriam vigiados por agências de segurança governamentais e até por empresas privadas, e qualquer ação considerada suspeita faria suas informações serem compartilhadas entre órgãos governamentais. Os apoiadores do projeto afirmam que ele visa impedir ataques cibernéticos, especialmente os que vêm de fora dos EUA e que podem ter ajuda de usuários dentro do país.

Agora, o projeto vai ser votado pelos senadores dos Estados Unidos. O Senado tem maioria democrata, enquanto a Câmara é comandada pelos republicanos. A pressão da Casa Branca para o veto da lei pode influenciar a votação dos senadores.

Enviado por Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.