sábado, 26 de novembro de 2011

WikiLeaks – “Serra e o PSDB, contra a Petrobras”


Wikileaks: OGX, FIESP, Chevron, Exxon e outras multinacionais fizeram lobby contra a Petrobrás para levar o pré-sal.

 

O site Wikileaks divulgou, na sexta-feira (18), novos telegramas que revelam como as petroleiras norte-americanas armaram um pesado lobby junto com a missão diplomática ianque, para atuar no Congresso Nacional na votação das leis que regulamentam a exploração do petróleo na camada pré-sal. Os documentos mostram que as empresas ficaram aborrecidas com o fato de a Petrobrás ter ficado como única operadora.

Um telegrama enviado a Washington pelo consulado americano no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 2010, com o título “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”, detalha a estratégia adotada pelas petroleiras para interferir no Congresso.

“As empresas vão ter que ser cuidadosas”, observa um dos textos. “Diversos contatos no Congresso (brasileiro) avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa”.

Nos documentos, a diretora da americana Chevron no Brasil, Patrícia Padral, afirma que o tucano José Serra prometeu mudar as regras aprovadas se fosse eleito presidente da República. Ela também teria reclamado de uma suposta apatia da oposição: “O PSDB não apareceu neste debate”. Segundo a diretora, Serra se opunha à lei, mas não demonstrava “senso de urgência”.

“Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta”, disse o pré-candidato José Serra

Outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, revela que as petroleiras ficaram enfurecidas com a definição da Petrobrás como operadora única. Para a diretora de relações internacionais da Exxon Mobile, Carla Lacerda, a estatal brasileira terá todo o controle sobre a compra de equipamentos, tecnologia e a contratação de pessoal, o que poderia prejudicar os fornecedores norte-americanos.

Os documentos confidenciais divulgados pelo site apontam ainda que, entre as preocupações dos americanos, o principal temor era que o modelo de partilha favorecesse a competição chinesa, já que a empresa estatal da China poderia oferecer mais lucros ao governo brasileiro.

“Com a indústria resignada com a aprovação da lei na Câmara dos Deputados, a estratégia agora é recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado, buscando aprovar emendas essenciais na lei, assim como empurrar a decisão para depois das eleições de outubro”, diz. Como parceiros, o empresário Eike Batista (OGX), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Lacerda, da Exxon, disse que a indústria planeja fazer uma ‘marcação cerrada’ no Senado, mas, em todos os casos, a Exxon também iria trabalhar por conta própria para fazer lobby”. Já a Chevron pressionou o Congresso americano pela confirmação de Thomas Shannon com embaixador no Brasil, considerando que ele poderia ter grande influência nesse debate.

 Enviadopor Beatrice
Extraído da Hora do Povo

Um comentário:

  1. É meio estranho... os séculos passam e a Política do Café Com Leite da VELHA REPÚBLICA é uma presença constante no CORONELISMO das ELITES POLÍTICAS PAULISTAS e CARIOCAS compartilhado com o empresariado...

    Eike Batista...

    Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp)...

    Confederação Nacional da Indústria(CNI)...

    Acrescento os oportunistas da FIRJAN...

    Pra onde vai a Equiparação Social Regional???? Vão ficar de acordo com o que os CORONÉIS de São Paulo e Rio de Janeiro decidirem???? E, "eles" decidem só em pró de sua região???

    Se, os crápulas: Aloizio MERDAdante, Luiz MARINHO, Paulo SKAF e seus agregados, acham, que ainda podem se AMOTINAR ao lado destas SUGADORAS dos GENOCIDAS MALDITOS IANQUES, eles estão muito enganados.

    Nós, do NORTE/NORDESTE lamentamos que, em detrimento as nossas carentes cidades e pobre região, as cidades do Sul Maravilha, Jundiaí, Campinas, Jacareí, São Carlos, São José e São Bernardo são os agraciados dos "benefícios" do empresariado xenófobo, separatista, racista e segregador, que veem exclusivamente sua região e, o BraSil é IMENSO. Nós, do Norte/Nordeste viveremos até quando no averso social???
    Incluo nisso os benefícios recebidos das universidades e parques industriais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro neste último século... Nós, do Norte/Nordeste não temos Universidades carentes de benefícios?? Vamos construir um imenso Polo Industrial no Piauí????

    Porque o BraSil inteiro tem que custear o Trem Bala dos ELITISTAS do Sul Maravilha?????? O Norte/Nordeste não merece um Trem Bala????

    Aí, vem o Pré-Sal e, os CORONÉIS das ELITES POLÍTICAS PAULISTAS e CARIOCAS compartilhado com o empresariado querem ROUBAR, o que é de toda a nação e ENTREGAR aos IANQUES MALDITOS GENOCIDAS??? Boas foram as épocas dos enforcamentos em praça pública!!!

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.