quinta-feira, 17 de novembro de 2011

São Lula - “A canonização de Luís Inácio Lula da Silva”


Raul Longo esperando Lula
passar... no andor

Já vou esclarecendo que não estou propondo nada. Primeiro porque não sou católico, segundo porque Lula não iria gostar.
Principio com esse aviso porque há algum tempo um analfabeto funcional desses interpretou que eu tivesse comparado Lula ao Spartacus, só porque citei o escravo da Antiguidade como o primeiro líder de trabalhadores de que se tem memória.
Não lembro se o sujeito era do O Estado, da Folha de São Paulo, ou quaisquer dessas empresas de comunicação que vêm agregando o maior número de indigentes intelectuais possível, pra ver se conseguem fazer frente à evolução da percepção do povo brasileiro.
‘Tá difícil! Também, pudera! À esquerda e à direita os esforços para canonizar Lula são ingentes e notáveis.
Isso de à esquerda e à direita é a falta que Bertolt Brecht nos faz. Precisaríamos de Brecht para contar daqueles que após a ditadura mais lamentam as fantasias estraçalhadas nas sessões de tortura, do que o futuro do Miguel do “Círculo do Giz Caucasiano”. E agora vêm reclamar de Grusche, fechando discursos com os de quem deveriam se posicionar no extremo oposto.
Só mesmo o gênio bávaro para entender como é que essa esquerda brasileira conseguiu moldar um círculo na própria ideologia a ponto de se unir com o que há de pior na direita.
De pior, porque até entre a direita há gente mais inteligente do que certa esquerda que se une aos esforços da oposição para canonizar Lula. Há até direitas que comparados com esquerdas que se perderam do bonde da história, hoje parecem mais com os subversivos dos tempos da ditadura!
Esse Brasil é mesmo imprevisível!
Sou mais o Olavo de Carvalho. Deixou de se enganar e a partir do momento em que reconheceu que aquilo de esquerdismos era mero equívoco de sua juventude, direita se assumiu com a coragem que lhe faltava quando se borrava de medo de descobrirem suas pretensões de se tornar um intelectual de esquerda.
Nem uma coisa nem outra, mas ao menos direita é. E convicto!
‘Tá certo! Melhor que evocar bravuras passadas para abalizar o verdadeiro lado reacionário, fazendo pose de radicais.
Radicais do quê? Radicais em quê? Radical é o Olavo de Carvalho que não vê a hora dos Estados Unidos promoverem outro golpe militar por aqui pra botar a comunistaiada toda no pau de arara.
A esquerda que faz coro às hipocrisias da direita, querem o quê? São radicais aonde? Contra o quê?
O apoio do Sarney? Os investimentos dos capitalistas? A não instituição de um “paredón”?
E o Miguel?
Pra começo de conversa aqui não se fez uma revolução aos moldes de Cuba e a conversa poderia terminar por aí se apontassem algum outro exemplo, afora Cuba, de revolução bem sucedida. Mas para quem se lembra da história o assunto prossegue, porque sabe que mesmo com revolução a primeira providência de Fidel foi ir aos Estados Unidos pedir apoio à sua causa.
Não teve, mas teve a União Soviética. E quando acabou a União Soviética?
Em que se baseiam para acreditar que o Brasil seria tão capaz de resistir à pressões e bloqueio econômico quanto Cuba? De onde tiraram a ideia de que no Brasil a estatização da economia teria melhor resultado do que o alcançado na União Soviética, depois de sete décadas em que ali se formou uma superpotência?
E da história das sociedades e a geografia de distintas realidades, nada a considerar?
Ah! O Sarney! O Sarney é imperdoável!
Onde o governo Sarney foi pior do que seus precedentes? Ou dos que o sucederam até 2002?
Que grandes privatizações promoveu Sarney? Com quais PROER beneficiou banqueiros? Quanto aumentou da dívida externa? Quem mandou prender ou quando ordenou invasão de universidades, dissolver manifestações trabalhistas no cacete? 
Foi da Arena! O tucano Teotônio Vilela também foi.
Governo de crise econômica e inflação! Inflação e crise herdadas da ditadura.
Fez mau governo? É... Tentou 3 planos econômicos fracassados e não planejou questões de fundo, mas qual foi o bom governo que realmente resgatou o país do fundo do poço?
Coronel do Maranhão? Sim. Como ACM na Bahia ou Bornhausen em Santa Catarina. O que o governo Lula ofereceu em troca do apoio de Sarney que os demais coronéis políticos do Brasil não aceitariam?
Só apoiou Lula porque rompeu com os tucanos que inviabilizaram a candidatura presidencial da filha Roseana! E Lula só deveria aceitar apoio de quem não rompe com os tucanos?
Por isso que digo: sou mais o Olavo de Carvalho que brigou logo com o marxismo e não ficou nessa conversa de “cerca Lourenço” de certa esquerda com dificuldade de sair detrás do armário, amuada pelos carinhos de Miguel à Grushe.
Queriam o quê? Que o povo reclamasse do aumento do ganho real do salário mínimo porque o patrão também está ganhando mais? Pra quê o trabalhador vai se preocupar com o ganho do patrão? Preocupação do trabalhador é o pleno emprego e se o patrão não ganhasse não empregava, nem mantinha aumento de salário!
Querem que os milhões que deixaram a condição de pobreza e miséria retornem à fome e falta de perspectiva só para continuarem teorizando sobre a vinda messiânica da revolução redentora? Para quê? Liderar um Occupy Paulista ou Vieira Souto como agora deu de querer a direita que sempre ocupou Paulista e Vieira Souto?
Como nada disso tem dado certo por aqui, o jeito é a falsa esquerda se enganar com os discursos de donzela dos peitos caídos da “investigativa” Abril que faz de conta de não ser a da falcatrua do Hotel 4 Rodas. Ou da Folha que chama de ditabranda àquela imposta pelas armas de quem nos torturou e desapareceu com nossos antigos companheiros.
Fazem coro à Globo do Time Life e que o Sarney transmite lá pro Maranhão. Ou ao Estadão que só veio a se indignar com a corrupção quando não há mais engavetador geral da república e além de uma Polícia Federal operante, a Corregedoria da União não se limita a perseguir desafetos políticos. Indignam-se só agora quando o Ministério Público funciona e todos os Ministérios funcionam coibindo abusos e evitando riscos. Mesmo quando promovidos pelos patrocinadores de campanhas de candidatos do governo, como o próprio O Estado de São Paulo acaba de noticiar o embargo de plataforma petrolífera do Eike Batista pelo Ministério do Trabalho.
E quem me enviou cópia da notícia foi um desses esquerdas que responsabilizavam a campanha de Dilma Rousseff pelo estaleiro que o empresário pretendeu instalar em Florianópolis. Muito mais, dizia ser fato consumado posto que Lula fosse sócio do Eike. Apontava até as porcentagens societárias da ilação gratuita.
Destituídos de senso e memória, agora, com a história do tumor de Lula, deram para se unir à direita para uma definitiva canonização.
O que é preciso pra um sujeito virar santo? Fazer milagre ou ser mártir.
Apesar de Lula ter saldado uma dívida externa considerada impagável, repartido o “de comer” com mais de 40 milhões de brasileiros, transformado a 15ª economia do mundo em 6ª e ter salvaguardado o país das garras do dragão da crise mundial; não é nem nunca se pretendeu milagreiro. Afinal, sempre é o primeiro a lembrar que não fez tudo sozinho.
Percepção e inteligência para selecionar uma equipe eficiente, liderança, caráter para enfrentar pressões das retrógradas das elites e da mídia ou talento para negociação não faz de ninguém um santo. Mas nisso de perseguir, levantar falsos testemunhos, humilhar e tripudiar sobre trágicas eventualidades; repetem os mesmos processos que levou à canonização a maioria das imagens de altar.
Mesmo quando não reconhecidos pelo Vaticano, os perseguidos pela vileza de rancorosos detratores e mesquinhos especuladores, acabam promovidos a santos no imaginário popular.
Que a tal Piovani tenha questionado o fato de Lula não se tratar pelo SUS, vá lá! Próprio de pra quem o intelecto é mero adereço e considera já ter cumprido com suas obrigações existenciais sendo bonita. Que a direita pegue carona em qualquer besteira emitida por uma “celebridade” global, também se entende, pois evidente que se ocorresse o contrário acusariam Lula de ocupar o Sistema Único de Saúde pelo qual só deveria se tratar quem depende do atendimento público.
Mas é admirável deparar com esses que se anunciavam como a vanguarda do pensamento progressista, se pautando pelo raciocínio de loira de novela.
O Brasil e o mundo têm muitas razões para desejar que Lula se recupere dessa, mas o próprio Lula tem um motivo a mais para desejar o que todos queremos, pois se isso não acontece esses mesmos caras vão fundar uma igreja e, a exemplo de outras, vão faturar em cima.
Não há de, mas se acontecesse o que mais se ouviria seriam indignações: “Contra o Lula, euuuu!!!! Imagine! Sempre fui de esquerda!”
Não sei se o Olavo de Carvalho nega ter pretendido ser, mas um dia assumiu-se e continua assumindo o que é. Nem por isso ficou menos obtuso, mas em certo aspecto é bem menos covarde.
A alma humana é mesmo imprevisível! E só mesmo um Brecht para interpretar o círculo em que se fecham reacionárias frustrações individualistas a se confundir com pretensas indignações ideológicas.  
Enviado pelo autor, Raul Longo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.