terça-feira, 1 de novembro de 2011

A mostra sem Leon Cakoff


Leon e Renata
Publicado em 01/11/2011 por *Rui Martins  


Mal cheguei ao interior de São Paulo, me deram a notícia da morte de Leon Cakoff. Comprava uns livros num sebo na cidade de Tatuí, quando o livreiro me transmitiu a informação à queima-roupa. E acabo de ver, pela TV Cultura, um programa sobre a Mostra de Cinema a êle dedicado.

A cidade de São Paulo tem uma dívida, que nunca poderá pagar, com Cakoff. A Mostra de Cinema era conhecida em todo mundo e muitos cineastas internacionais nutriam a esperança de terem seus filmes exibidos nesse importante festival internacional.

Lembro-me da euforia de Cakoff, num Festival de Locarno, quando ali presente o cineasta iraniano Abbas Kiarostami, em pleno apogeu naquele momento. Abbas já havia aceitado o convite para ir a São Paulo e estava pronto o cartaz da Mostra, concebido pelo próprio cineasta iraniano. Com seu olhar vivo e penetrante, aquele sorriso sempre juvenil, Cakoff tirou de sua pasta e me mostrou orgulhoso o cartaz. No ano seguinte, me falou do desejo do iraniano de fazer um filme na capital paulistana.

Falar em Kiarostami me faz lembrar de Jafar Panahi, cumprindo prisão política de seis anos em Teerã e condenado a não mais fazer cinema, que também foi a São Paulo levar seus filmes premiados em Veneza, Cannes e Locarno. Essa era a diferença de Cakoff com relação ao Festival do Rio, da época de Nei Sroulevich e de agora, a preferência pelo cinema de autor, pelo cinema independente e não comercial, responsável pelo sucesso da Mostra.

Vez ou outra, quando surgia em Locarno (também festival de cinema independente) um bom filme, no formato que imaginava ser da Mostra, procurava alertar Cakoff, como colaboração voluntária de um seu admirador e do seu excelente trabalho. Durante uma época, quando cobria o Festival de Berlim para o Estadão ou para a CBN, ainda na época da Budapeststrasse, encontrava sempre Cakoff tentando ver o máximo de filmes, enquanto eu extenuado me restringia apenas aos filmes da competição internacional.

Este ano, de retorno a Berlim depois de alguns anos de ausência, não vi Cakoff e nem o verei mais por lá. Entretanto, a Mostra de São Paulo vai continuar porque Renata de Almeida , esposa e parceira de Cakoff em cinefilia (foto), é a garantia.

*Rui Martins – Berna: jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura, é líder emigrante, ex-membro eleito no primeiro conselho de emigrantes junto ao Itamaraty. Criou os movimentos Brasileirinhos Apátridas e Estado dos Emigrantes, vive em Berna, na Suíça. Escreve para o Expresso, de Lisboa, Correio do Brasil e agência BrPress.

Enviado por Direto da Redação  

Cakoff e Abujamra em: Provocações – 19/1/2011 – TV Cultura, SP

Um comentário:

  1. (Comentário enviado por e-mail e postado por Castor)


    Sem o nosso Leon, vai ser muito difícil para a Renata sustentar o peso das responsabilidades internacionais da Mostra. É no exterior, com a presença diuturna do Leon, a cada ano, em todos os eventos que interessavam, que o certame paulistano se realizava. Ele foi, sem dúvida, um embaixador do cinema mundial entre nós, i.e., da arte sem fronteiras e nacionalismos atrasistas. A última vez que estive com ele, ao lado do Nelson, em Acapulco, observamos o quão bem ele trabalhava junto a distribuidores franceses e mexicanos. Um gênio da difusão do cinema. Que Deus e os Orixás o tenham!

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.