terça-feira, 22 de novembro de 2011

Demasias contra Belo Monte – parte 1


21 de novembro de 2011 – Blog Radioescuta HiFi
Enviado pelo pessoal da Vila Vudu

Maitê Proença e José Serra
Um grupo de atores resolveu vestir a camisa da Globo e acompanhar a emissora em uma campanha obstinada contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (Pará).

Intitulado “Movimento Gota d’Água”, o vídeo da campanha traz a participação de Juliana Paes, Murilo Benício, Isis Valverde, Ary Fontoura, Maitê Proença (foto) e outros.

Há várias coisas significativas nesta campanha. A principal delas é o uso do talento interpretativo para convencer multidões, valendo-se de conhecidos recursos de teatro. Apesar da teórica nobreza da causa, na prática isso não é muito diferente de uma “palestra motivacional” ou de um culto evangélico. A técnica pura e simples chama-se persuasão, que é a arte do convencimento por meio de gestos teatrais e fala contundente.

30 anos depois de Itaipu ainda existe celeuma envolvendo usinas hidrelétricas. E o pior de tudo: com argumentos que superdimensionam o impacto ambiental e subdimensionam a necessidade da obra. Até as Carinetas fasciculatas sabem que o Brasil...

Continue lendo em Radioescuta HiFi

Um comentário:

  1. (Comentário enviado por e-mail e postado por Castor)


    Acho que toda a capacidade energético-aqüífera do Brasil deveria ser hidrelecitária. Há obras de barragens que deixam as localidades até mais bonitas. Que o Governo e as empresas, além dos engenheiros, chamem bons, bem sei raros hoje, arquitetos e paisagistas para participarem de projetos e obras.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.