terça-feira, 26 de julho de 2011

O Terror do bombardeio de Washington em curso na Líbia

De tradutores para tradutores: recebemos, distribuímos

Enviado pelo pessoal da Vila Vudu
Por Stephen Lendman, OpEdNews - 18 de julho de 2011
  
Em 14 de julho, a manchete da agência ligada a Mossad DEBKSfile: “A Guerra da Líbia acabou. Obama faz de Moscou o mensageiro da paz. A OTAN para os ataques”, dizendo:

“Cala-se a gritaria, a guerra na Líbia terminou na quinta de manhã, 14 de julho, quando (Obama) chamou o presidente russo, Dmitry Medvedev para entregar a Moscou o papel de liderança nas negociações com (Gaddafi para acabar) o conflito - contanto que o soberano líbio volte atrás em favor de uma administração transitória”.

Mais sobre a demanda de Obama logo abaixo. Por enquanto, o bombardeio terrorista da América a Líbia continua inabalável, apesar do informe do Gabinete do Secretário de Imprensa da Casa Branca em 13 de julho, dizendo que:

Obama agradeceu “os esforços da Rússia para mediar uma solução política na Líbia, enfatizando que (Washington) está preparado para apoiar as negociações que levem a uma transição democrática.... desde que (Gaddafi) fique de lado”.

De fato, Obama rejeita os valores democráticos no exterior e em casa, noções intoleráveis que ele não vai aceitar, nem paz, travando várias guerras imperiais sem trégua. Na Líbia, além disso, a questão não é Gaddafi, é colonizar outro país, controlar seus recursos, saqueando suas riquezas, e explorando o seu povo, o objetivo de sempre dos Estados Unidos.

Em 15 de julho, Washington e cerca de 30 países europeus e do Oriente Médio reconheceu ilegalmente os líderes insurgentes como governo legítimo da Líbia – o chamado Conselho Nacional de Transição (CNT). Reunidos em Istambul (sem China e Rússia), o Grupo de Contacto da Líbia emitiu uma declaração, dizendo:

“De agora em diante, e até que uma autoridade provisória entre em vigor, os participantes concordaram em lidar com o (CNT) como a autoridade legítima do governo da Líbia.”

Acrescentou que Gaddafi não tem mais legitimidade e deve deixar a Líbia com sua família.

Explicando o que é claramente ilegítimo, a secretária de Estado Hillary Clinton disse:

“Nós ainda temos de trabalhar com diversos aspectos jurídicos (em outras palavras, evitá-los totalmente), mas esperamos que este passo no reconhecimento permita ao CNT acessar fontes adicionais de financiamento, incluindo US $ 30 bilhões de até US $ 150 bilhões da riqueza roubada da Líbia, além de seus recursos petrolíferos ricos, gás e água que valem muitos mais.”

Ao mesmo tempo, a frustração cresce após quatro meses de impasse de operações terrestres e aéreas. Como resultado, apesar de dizer que Gaddafi deve sair, alguns parceiros da OTAN parecem dispostos a deixá-lo ficar, embora não em sua capacidade atual.

Gaddafi, de fato, promete nunca deixar ou render-se aos insurgentes ou a OTAN. Em um comunicado de áudio em 16 de julho, ele disse aos apoiadores:

“Eles estão me pedindo para sair. Isso é uma risada. Eu nunca vou deixar a terra dos meus antepassados ou as pessoas que se sacrificaram por mim. Depois de termos dado nossos filhos como mártires, não podemos recuar ou nos render ou desistir ou nos mover um centímetro”.

Os Líbios o apoiam esmagadoramente, reunindo em imagens (e relatórios) que a grande mídia suprime, acessada em: Libya in Pictures: What the Mainstream Media Does Not Tell You.
  
Ninguém os chamou. Ninguém exigiu apoio a Gaddafi. Eles vieram por conta própria, o que geralmente acontece quando as nações são atacadas ilegalmente. As Pessoas reúnem-se esmagadoramente atrás do líder contra os agressores estrangeiros. Os Líbios conhecem Washington e a OTAN, não é Gaddafi o seu inimigo.

Além disso, eles estão armados, prontos para defender seu país contra os invasores porque Gaddafi deu cerca de dois milhões de armas civis, mais do que suficiente para derrubá-lo se quisessem. Eles não o fazem!

DEBKA também disse que:

“A partir de 09 de julho, (suas) fontes militares (disseram) que a OTAN interrompeu seus ataques aéreos contra os alvos pró-governo em Trípoli e em outros lugares. (Embora sem aviso prévio, assinalou) que 15 mil missões de vôo (na verdade 15.308 até 15 de julho) e 6.000 (na verdade 5.767 até 15 de julho) bombardeios de alvos de Gaddafi haviam falhado em alcançar seu objetivo”.

Na verdade, a web site da OTAN (Operational Media Update for Unified Protector) afirma o seguinte:

Em 09 de julho: 112 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 48 missões de ataque;

Em 10 de julho: 139 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 54 missões de ataque;

Em 11 de julho: 132 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 49 missões de ataque;

Em 12 de julho: 127 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 35 missões de ataque;

Em 13 de julho: Não há dados publicados. O padrão acima provavelmente continuou.

Em 14 de julho: 132 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 48 missões de ataque.

Em 15 de Julho: 115 vôos de reconhecimento efetuados, incluindo 46 missões de ataque.

Relatando de Trípoli em 17 de julho, o Analista do Oriente Médio / Ásia Central, Mahdi Nazemroaya, mandou por e-mail que

“... a primeira noite foi muito ruim aqui. Eles bombardearam como loucos e tudo estava tremendo.”

Ele elaborou um artigo no Global Research, com título: NATO Launches Bombing Blitzkrieg over Tripoli hitting Residencial Areas

Chamando-o de uma virada de noite “Blitzkrieg” (guerra surpresa), ele citou:

“... grandes explosões ouvidas à distância. Múltiplas áreas urbanas foram bombardeadas simultaneamente esta manhã”.

De acordo com testemunhas, cerca de 60 a 75 bombas acertaram Tajura (14 km a leste de Tripoli) e área da cidade de Seraj. Continuando um padrão regular, alvos civis foram atingidos, incluindo áreas residenciais. Em 16 de julho, a televisão estatal Líbia informou na sua maioria vítimas civis sem números específicos.

Até agora, de fato, para cada morte de combatentes, 10 civis foram mortos como resultado de bombardeio a locais não militares atingidos, incluindo bairros residenciais.

Durante a noite perto das áreas bombardeadas, “foi como um terremoto. Grandes edifícios tão distantes como na Rua Al-Fatah.... estavam tremendo”.

Em 16 de julho os ataques, no entanto, diferiram dos anteriores. Cheiro de queimado e “uma estranha fumaça tomou conta do ar” e permaneceu. “Ele ainda permaneceu na pele (depois) dos bombardeios .... Os sons (e colunas de fumaça) eram diferentes”.

Depois de atentados anteriores, a fumaça subiu verticalmente “como um fogo, mas esta noite (era branca e) horizontal .... pairando sobre Tripoli”.

Uma explosão causou “uma nuvem de cogumelo enorme, apontando para a possibilidade da utilização de bombas (nucleares) contra bunker”. Dentro de um raio de 15 km dos alvos, “as pessoas experimentaram ardor nos olhos, dor lombar, (e) dores de cabeça”, sintomas inexplicáveis não sentidos anteriormente.

Na semana passada, de fato, o procurador-geral da Líbia Mohammed al-Zikri Mahjoubi acusou o Secretário Geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, de crimes de guerra, dizendo que ele vai ser criminalmente acusado de:

“Agressão deliberada contra civis inocentes, o assassinato de crianças, bem como tentar derrubar o regime líbio ....( Ele é) responsável (por) atacar pessoas desarmadas, matando 1.108 pessoas e ferindo outras 4.537 no bombardeio de Trípoli e de outras cidades e aldeias”.

Ele também o acusou de tentar assassinar Gaddafi.

Em 14 de julho, Rasmussen tentou ter as duas coisas, “incentivando todos os aliados que têm aeronaves à sua disposição para participar na operação”, enquanto chamando para uma solução política pró-ocidental que os líbios não aceitarão, nem devem.

Um comentário final

Garantir o controle imperial é problema, o objetivo de colocar a América em desacordo com milhões de líbios decididos a resistir e prevalecer.

Na verdade, a estratégia de Washington pode ter saído pela culatra. A maioria dos líbios uniu-se atrás de Gaddafi, em conjunto com aliados regionais e outros, incluindo a China e a Rússia (para seus próprios interesses estratégicos), contra a “libertação” dos exploradores ocidentais.

Embora nenhum fim para o conflito seja iminente, talvez desta vez o poder do povo poça triunfar. Se assim for, a mensagem para outras vítimas imperiais é não desistir.

Lutando tempo suficiente para prevalecer, por vezes, conseguem. Talvez seja este tempo para os líbios.

Stephen Lendman vive em Chicago. Podem visitar o seu blog em e ouvir discussões com convidados ilustres no programa Hora Progressiva de Notícias no Radio Network, quintas-feiras às 10:00 horário central dos EUA e sábados e domingos ao meio-dia. Todos os programas são arquivados para fácil audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.