sexta-feira, 8 de julho de 2011

A imprensa como inimiga dos interesses públicos

Arapongagens e “Murdoc(h)racia”
7/7/2011, Lauren Collins, The New Yorker,
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Rebekah Brooks e Rupert Murdoch
(...) Vale a pena lembrar que Rupert Murdoch é o denominador comum em dois escândalos que agora dominam as manchetes e telas de televisão – a discussão social e a consciência coletiva – de três países. 

Achei interessante, conversando com amigos franceses sobre o caso Dominique Strauss-Kahn, que várias vezes citaram Murdoch, e com extremo desprezo. Muitos deles o vêem como o real vilão, na história da prisão de DSK. Dizem que a capacidade de operar dos jornais de Murdoch, sem qualquer tipo de controle, faz deles uma espécie de poder pára-governamental. 

Nos dois casos -- das arapongagens e telefones grampeados e de DSK -- a empresa News Corp International, de Murdoch, atuou, em graus diferentes, muito mais como inimiga, do que como defensora do interesse público. 

Os jornais de Murdoch estão hoje no foco do que já foi classificado como “um dos maiores escândalos na esfera pública, na Grã-Bretanha do pós-guerra” apenas porque, hoje, os criminosos são jornais e jornalistas.

2 comentários:

  1. (comentário da Vila Vudu enviado por e-mail e postado por Castor)

    Essa história do jornal inglês, que grampeou a turma toda, fez-nos lembrar outra, envolvendo um causídico brasileiro. Há alguns lustros, ele contratou um especialista para verificar se alguém o estava grampeando, porque surgiam gostosas notícias nos jornais que apenas ele tinha conhecimento. Eis a surpresa quando soube que o grampo existia, de fato, mas que na autoria não estava o ex adverso. Com efeito, quem o havia grampeado eram dois importantes jornalistas de diferentes matutinos. Coisas de outros tempos ? Na Inglaterra, pelo menos, não" (MIGALHAS n. 2.667 [e-jornal de advogados para advogados], 8/7/2011, distribuído para assinantes).

    ResponderExcluir
  2. (comentário enviado por e-mail e postado por Castor)


    Curioso que o nome de Rupert Murdoch não seja tão conhecido entre nós, quando ele é dono de setores estratégicos, publicamente concessionados, entre nós...A Globo et cataerva logra manter o australiano (não há muito naturalizado estadunidense) fora de nossos interesses e quotidianos comentários. Procurem saber por que Al Jazeera, CCTV, PBS, SBS, World Movies, Arté e tantos canais a mais não estão com sinais sinais em nossas redes por assinatura...só para começar.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.