domingo, 5 de junho de 2011

ESCLARECIMENTO SOBRE A CONDUTA DA BANCADA DO PT NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO

Laerte Braga

O ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO não buscou apoio do PT ou especificamente de sua bancada estadual.

A idéia nasceu no grupo CONSCIÊNCIA POLÍTICA no FACEBOOK e de imediato ganhou adesão de compaheiros do Espírito Santo e outros estados.

Em momento algum se pensou em realizar o encontro com apoio de bancadas partidárias, partidos ou com a estrutura da Assembléia Legislativa.

Vários sindicatos e movimentos sociais se dispuseram a colocar mãos a obra no sentido de viabilizar o encontro. E colocaram.

A proposta inicial, seguida à risca pelos organizadores era a de um encontro plural, envolvendo partidos, movimentos sociais e sindical, na busca de discutir temas de relevância, o principal deles, o DIREITO À INFORMAÇÃO.

Ou seja, revelar os limites que a comunicação, como a temos, impõe a esse direito fundamental do cidadão, denunciar manipulações da grande mídia e mostrar, no debate, as alternativas e a importância da comunicação virtual, com a defesa da INTERNET COMUNITÁRIA, livre da influência – logo censura – das grandes empresas.

O deputado Genivaldo Lievori, no grupo, manifestou seu apoio e sua disposição de participar do encontro.

Ao ser perguntado sobre se a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia – em tese poder popular – poderia participar da infraestrutura através de passagens para os convidados respondeu que não haveria necessidade disso, pois seu mandato, de saída, bancaria três passagens.

Um dos sindicatos participantes da organização dispôs-se a bancar outra, bem como realizar trabalhos de gráfica – banners, convocações, crachás, etc. – e no curso dos acontecimentos, num dado momento o deputado Carlos Vereza e o deputado Roberto Carlos asseguraram suas participações com passagens, completando essa parte de organização do encontro.

A pedido do deputado Genivaldo Lievori foi enviado um mail/ofício ao seu gabinete para a solicitação do plenário da Assembléia para os dias 3 (três), 4 (quatro) e 5 (cinco) de junho, tanto quanto o citado deputado afirmou reiteradas vezes que a estrutura de seu gabinete poderia ser usada para convocações e base de trabalho antes e durante o encontro.

Esses fatos não impediram os organizadores de buscar outras fontes de participação, outros grupos para o trabalho e assim de fato aconteceu. E, nesse curso dos acontecimentos, vereadores cientes e conscientes da importância do evento, também manifestaram apoio de seus mandatos para a infraestrutura e nem todos são do PT.

Com pelo menos quinze dias de antecedência todo o processo de organização estava montado, fechado e sem nenhum transtorno.

Nada vinculado ao PT ou a qualquer outro partido, mas plural, definidos os temas, os convidados, com participação da bancada petista a exceção da deputada Lúcia Dornelas que não se manifestara sobre o assunto, nem sim, nem não. E nem foi procurada.

Na terça-feira, dia 24 (vinte e quatro) o deputado Genivaldo Lievori reiterou todo o apoio logístico ao encontro e momentos depois, já fora da reunião com um dos integrantes da organização, enviou mail convocando para uma reunião da bancada petista na quarta, dia 25 (vinte e cinco).

Foi aí então que a rasteira foi aplicada.

Todo o processo da reunião foi conduzido de forma ríspida e mal educada pelo deputado Cláudio Vereza, com silêncio e omissão dos demais, em franco desacordo com o que havia sido estruturado a partir de manifestação de vontades especificamente nessa ordem dos deputados Genivaldo Lievori, Roberto Carlos e Cláudio Vereza.

Os pretextos foram vários, infantis, primários, ficando claro que houve um golpe que era do conhecimento do deputado Genivaldo Lievori ja na terça o que aconteceria na quarta.

Como claro ficou o desacordo da bancada com a presença do representante da Secretaria Nacional de Direitos, Gilney Viana, que lançaria a campanha pelo projeto DIREITO À MEMÓRIA E A VERDADE, após participação em ato na OAB do estado.

Uma agenda do PT, assim que divulgado o lançamento dessa campanha teve a data mudada para coincidir e deliberadamente esvaziar o encontro.

Em nenhum momento se buscou organizar o encontro a partir do PT – no Espírito Santo com algumas exceções é lamentável e os organizadores sabiam e sabem disso – ou da bancada estadual.

Houve sim, oferecimento imediato a partir do deputado Genivaldo Lievori e a comissão entendeu que além de facilitar abriria a Assembléia, como dissemos, em tese casa do povo, a um debate amplo, plural sobre temas de grande importância.

O jornal O SÉCULO DIÁRIO, editado em Vitória, para ilustrar, diante da barbárie cometida pela PM do estado conta manifestantes em frente ao Palácio do Governo na quinta-feira – de fazer inveja a qualquer atentado terrorista e determinado por um vice-governador filiado ao PT – afirma em sua edição de sexta-feira, dia 2 (dois) de junho, que:

“a manifestação mostrou a força de um movimento vindo do meio virtual, para o qual a política tradicional, definitivamente, não está pronta para enfrentar. Vão perder espaço”.

Essa afirmação serve para ilustrar também o acontecido com a bancada petista na Asssembléia Legislativa e o os organizadores do ENCONTRO DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO.

A mediocridade dos três deputados – Genivaldo Lievori, Roberto Carlos e Cláudio Vereza – e por fim, a da deputada Lúcia Dornelas, preocupados apenas com os próprios umbigos e situações de seus currais eleitorais, essa sim, tornou inviável, em cima da hora – e não foi por acaso – o encontro.

Poderia ter sido organizado à margem dessa bancada, não seria nunca organizado em torno de um partido, qualquer que seja, mas os fatos mostram que no afã de aparecer, de mostrar um engajamento que não existe exceto no discurso com as lutas populares e as realidades atuais, os deputados comprometeram e vão pagar o preço dessa mesquinharia e pequenez política, todo um processo no qual deveriam estar engajados.

O encontro era uma proposta plural, democrática e ampla de debate dentro das realidades do mundo que vivemos e não de currais eleitorais ou manifestações de vaidade pessoal desse ou daquele político, até porque, repetimos, pequenos demais para a importância que se atribuem.

Para que não pairem dúvidas sobre esses fatos, coloco de público a disposição de abrir meu sigilo telefônico – celular e residencial – a fim de que possam ser verificadas as conversas com deputado Genivaldo Lievore, membros de seu gabinete e o mesmo em relação aos deputados Claudio Vereza e Roberto Carlos.

Mais dados podem ser obtidos no grupo CONSCIENCIA POLÍTICA, no FACEBOOK.

COMPLETAM ESTA NOTA:

Abaixo importantes “links” anexados na carta:

Após anunciar o lançamento da campanha Pelo Direito a Memoria e a Verdade PT-ES muda agenda
Date: Fri, 13 May 2011 15:59:25 -0300
Subject: ALTERAÇÃO – Agenda da Comissão Executiva Estadual do PT/ES

O mail enviado por Claudio Vereza apoiando o evento:

Sobre o Forum Nacional de Reforma Eleitoral que goza do apoio governamental e dos legisladores
Extraído de: Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo – 06 de Abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.