domingo, 17 de abril de 2011

AS REFORMAS EM CUBA

Laerte Braga

Laerte Braga

É difícil à primeira vista imaginar onde Raúl Castro pretende chegar com suas propostas de reformas políticas e econômicas feitas no VI Congresso do Partido Comunista Cubano.

Um modelo chinês, guardadas as devidas proporções (Cuba é uma ilha e a China um dos maiores países do mundo em extensão territorial)? Não existem condições para isso. A China é só um Japão em tamanho maior com o agravante de ser uma ditadura – não tem nada de comunista – e milhões de chineses (dos quase dois bilhões de habitantes do país) vivem na linha da miséria.

Desde que assumiu o governo de Cuba o irmão de Fidel tem dado mostras que vai se distanciar do modelo até então posto em prática. Registre-se a guisa de informação que Raúl Castro foi o único dos irmãos de Fidel a ficar a seu lado. Juanita saiu pela América Latina afora – a soldo dos EUA – dizendo que o irmão era um “assassino”.

Certas feridas parecem ser intocáveis. Stalin dizia que Trotsky era um “social democrata de direita com idéias esquerdistas”, acho que isso. Se não for literalmente é na essência.

Hoje começam a surgir tênues indicativos de recuperação do governante soviético. O discurso de Nikita Kruschev no célebre congresso do PC da URSS que demoliu Stalin. Já se percebem tímidos laivos de farsa, de dados falsos (afinal Kruschev era homem da copa e cozinha de Stalin), sinaliza disputa de poder e tentativa de reformas que acabaram fracassando.

Pode ser que sim, pode ser que não, começa ali o fim da revolução soviética. A ascensão da burocracia no controle do partido mantém a União Soviética estática, presa à incapacidade e a corrupção de seus governantes (Brezhnev).

O jornalista Paulo Francis, trotskista na juventude, por sua guinada política à direita parece confirmar o que Stalin dissera de Trotsky. Ele e outros. Francis dizia que o “mérito de Stalin era o de fuzilar a burocracia a cada dez anos”. Essa figura de linguagem, a expressão, a frase, digamos assim, sugeria a capacidade do governante soviético de renovar o processo revolucionário e alcançar através de saltos expressivos a posição de grande potência mundial.

De sã consciência ninguém tem dúvida que a União Soviética evitou a vitória nazista na Europa. Como há a certeza que norte-americanos contavam com os nazistas para derrotar Stalin e por fim ao comunismo. No final, nos momentos que antecederam o célebre DIA D, Eisenhower, comandante aliado – ocidental – mandou um apelo desesperado a Stalin para reforçar a defesa e o ataque no front soviético, do contrário não haveria DIA D, mas um grande massacre de tropas aliadas pelos alemães.

A jornalista Eliane Cantanhêde (um prodígio na capacidade ou de falar o óbvio, ou quando quer ser diferente, produzir asneiras tucanas) afirmou num programa da GloboNews (no máximo uns duzentos telespectadores, uma espécie de prévia de outra baboseira, Manhattan Connection), que os cem primeiros dias de Dilma “vão bem” – o que torna o governo suspeito – e que é preciso ter cuidado com a amizade dos chineses. “São amigos, mas a gente sempre desconfia”.

Vale para os norte-americanos bem mais que para os chineses, ou se equivalem.

Como diz Chico Buarque “a História não é uma carroça abandonada à beira da estrada”.

A revolução cubana é um marco na América Latina. Se antes tentativas foram feitas para sair das garras totalitárias dos EUA, o primeiro grande triunfo foi de Fidel. Uma etapa fundamental no processo histórico.

É só olhar a reação dos EUA.

Num primeiro momento tentou derrubar o governo no episódio da Baía dos Porcos. Em seguida chamou às falas militares latino-americanos que obedecem ao comando de Washington e espalhou ditaduras por essa parte do mundo, inclusive no Brasil.

As conquistas do povo cubano ao longo desses anos são outro marco. Uma pequena ilha sobrevivendo à meia hora de Miami, a um bloqueio imoral e típico de ditaduras como a norte-americana (esse caráter de ditadura nos EUA fica claro no documentário de Michael Moore, “Capitalismo, Uma História de Amor”).

Como cristalina a condição de conglomerado de empresas e bancos associados EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.

No discurso de Raúl Castro há uma passagem que o líder cubano condena o terrorismo e explicita o “terrorismo de Estado”.

Os artigos de Fidel têm evitado uma análise mais profunda, ou mais detida das propostas de reformas feitas pelo irmão. Em discursos anteriores, quando ainda governava Cuba, Fidel falou de erros e da necessidade de corrigi-los. Não significou abrir às portas a doença capitalista. É possível que esteja aí o silêncio do ex-presidente sobre as discussões do VI Congresso do Partido Comunista. Fidel se ateve ao caráter solene e aos triunfos da revolução.

Alexis Kossigin, primeiro-ministro soviético durante os primeiros momentos que se seguiram à queda de Kruschev, fala sobre um salto de qualidade na União Soviética. “É hora de começarmos a pensar em produzir batons para as mulheres”.

Não significa necessariamente que sejam vermelhos, verdes, azuis, carmins, etc. O ex-primeiro-ministro parecia estar acendendo uma luz noutra direção. A retomada do processo dinâmico da revolução soviética, extinto com Stalin e na tentativa fracassada de Kruschev.

Brezhnev, ao contrário, era fascinado por carros produzidos pela Mercedes e tinha uma coleção deles.

Luís Carlos Prestes achava que Yuri Andropov tinha a visão correta do momento histórico e teria retomado o caráter revolucionário de 1917 em seu tempo e seu espaço, vale dizer, eliminar o caráter burocrático dominante desde a morte de Stalin. Morreu pouco tempo depois de assumir a Secretaria Geral do PC da URSS, deu lugar a um último e inexpressivo revolucionário de 1917, Konstantin Tchernenko e ao final o desastre, Mikhayl Gorbachev. As políticas implementadas por Gorbachev eram um desafio histórico maior que ele. Não percebeu a armadilha montada em Washington e interpretada por um ator de segunda categoria Ronald Reagan.

Caiu sem um tiro e é exibido em circos do capitalismo como estadista.

No Brasil o governo tecnocrata de Dilma Rousseff está bem para as forças de direita (é só olhar o que dizem os comentaristas da GLOBO), mas ao mesmo tempo, no burocratismo que tomou do PT “disceusista” (quero o meu mandato de volta mesmo sem ter votos), parece uma nau sem rumo levando em conta as esperanças de um salto de boas proporções, até considerando que Lula (que a elegeu) havia desbravado uma boa parte da clareira burguesa, com caminhos e descaminhos aqui e ali.

Como isso pode ser percebido? O artigo em que FHC pede ao PSDB para esquecer o “povão” e ir atrás da classe média responde. Se o programa Bolsa Família no governo Lula permitia espaços para o processo de formação e avanços políticos a médio prazo, no governo Dilma tem características de curral eleitoral.

As elites entenderam isso com clareza. Mais ou menos como aconteceu em 1999, em dezembro, no Congresso do PT. A esquerda do partido pedia debate político e José Dirceu recusou com um argumento simples – “minha base não debate nada, vota onde eu mando”. E secundado por Marco Aurélio Garcia – “a minha nem sabe o que é debate político”.
  
Na reportagem Cuba: Derrota dos EUA na Baia dos Porcos completa 50 anos no portal TERRA, em meio ao noticiário sobre o VI Congresso do PCC – Partido Comunista Cubano – e a comemoração da derrota dos invasores na Baía dos Porcos, há uma foto – abaixo - de Fidel conversando com os presos.

Em estádio de Havana, Fidel Castro conversa com os invasores presos na Baía dos Porcos, durante a batalha patrocinada pela CIA, que marcou o anúncio .... Foto: AP

Os invasores. Imagens dizem muito. Há toda uma carga de solidariedade ali, é só prestar atenção aos olhos atentos dos prisioneiros e a forma descontraída com que Fidel aparece, em contraste com o que vemos hoje. Guantánamo, as prisões norte-americanas no Iraque, o genocídio contra palestinos.

Essa diferença é fundamental.

O discurso de Raúl Castro, longo, detalhado, soa mais como relatório e preparação para mudanças perigosas (o projeto de rejuvenescimento do PCC é correto, mas ainda assim precisa ser melhor explicitado) e riscos maiores ainda de concessões em prejuízo do povo cubano. E de todos os povos da América Latina.

As decisões sobre os rumos de Cuba cabem aos cubanos. Mas o debate a discussão sobre o assunto é dever dos marxistas latino-americanos, num momento de crise aguda do capitalismo, por isso mesmo, acentuado o seu caráter tirânico, boçal e predador. Numa hora em que o governo brasileiro, supostamente progressista, começa a enfiar a cabeça no buraco do avestruz, ou do chão, iluminando o país com letreiros FIESP/DASLU em chinês. 

Gorbachev foi saudado como um homem do seu tempo e um admirável estadista. Era só um blefe. Ou um “social democrata de direita com idéias de esquerda”, como dizia Stalin a propósito de Trotsky.

Mais ou menos o que diz um ucraniano hoje (Kruschev era ucraniano, como Stalin nasceu na Geórgia) – “éramos uma nação, hoje somos exportadores de drogas e prostitutas”.

Ao invés de polacas pisando as “pedras pisadas dos cais”, ucranianas.

2 comentários:

  1. (comentário enviado por e-mail)

    E o mitômano delirante continua sua saga. Sem nenhum compromisso com a verdade (como sempre aliás). A

    "sabia" conclusão é que, se os comentaristas da Globo News elogiam o Governo Dilma, é porque Dilma é de direita. Pronto, simples assim!!!

    O "sábio" de alcances inimagináveis, não consegue perceber que os elogios não são para Dilma, mas para desconstruir Lula. É como se a Globo News dissesse: nós não perseguimos a esquerda, só perseguimos Lula porque era um analfabeto incompetente.

    E os tolos caem nessa!

    Dani Tristão

    ResponderExcluir
  2. (comentário de Dani Tristão e Valter Pomar enviados por e-mail pela Dani)


    Com a ressalva que o Laerte Braga NÃO é blogueiro, é JORNALISTA e escreve em muitos blogs e é publicado em muitas redes e jornais eletrônicos.
    Estes comentários do Pomar estão sendo postados por mim nos "comentários" do artigo no blog redecastorphoto.
    Castor

    From: Dani Tristão

    Resposta de Valter Pomar para Laerte Braga


    Escrevi para Valter Pomar sobre as afirmações de Laerte Braga.

    Caro Valter Pomar, o blogueiro progressista Laerte Braga, que diversas vezes tem escrito texto mentirosos e de mau gosto sobre nossa Presidenta Dilma, escreveu esse texto abaixo, onde retiro a parte importante aqui;
    "Caiu sem um tiro e é exibido em circos do capitalismo como estadista.



    No Brasil o governo tecnocrata de Dilma Roussef está bem para as forças de direita (é só olhar o que dizem os comentaristas da GLOBO), mas ao mesmo tempo, no burocratismo que tomou do PT “disceusista” (quero o meu mandato de volta mesmo sem ter votos), parece uma nau sem rumo levando em conta as esperanças de um salto de boas proporções, até considerando que Lula (que a elegeu) havia desbravado uma boa parte da clareira burguesa, com caminhos e descaminhos aqui e ali.



    Como isso pode ser percebido? O artigo em que FHC pede ao PSDB para esquecer o “povão” e ir atrás da classe média responde. Se o programa Bolsa Família no governo Lula permitia espaços para o processo de formação e avanços políticos a médio prazo, no governo Dilma tem características de curral eleitoral.



    As elites entenderam isso com clareza. Mais ou menos como aconteceu em 1999, em dezembro, no Congresso do PT. A esquerda do partido pedia debate político e José Dirceu recusou com um argumento simples – “minha base não debate nada, vota onde eu mando”. E secundado por Marco Aurélio Garcia – “a minha nem sabe o que é debate político”."



    Quando argumentei com Laerte sobre a falsidade do Zé Dirceu ter dito isso: "minha base não debate nada, vota onde eu mando" e do MAG ter dito:

    "A minha nem sabe o que é debate político", Laerte afirmou que foi vc que disse que isso aconteceu.



    Escreveu em uma lista de centenas de blogueiros progressistas isso:





    "As afirmações de José Dirceu e Marco Aurelio Garcia foram feitas diante de Walter Pomar, então 3º vice-presidente do PT, diante de várias pessoas, inclusive alguns deputados federais numa reunião do PT em São Paulo, pouco antes da escolha de delegados ao congresso.

    Pomar, em várias reuniões da sua tendência ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA fez alusão a essas afirmações.

    Reitero as afirmações todas".

    Só gostaria de saber de vc (Pomar) se realmente isso aconteceu. Ele (laerte) está usando o seu nome na lista para dar veracidade aos fatos.


    Segue abaixo o texto na íntegra.

    Obrigada Dani

    A 1º resposta de Pomar:
    Prezada
    O Laerte é mitômano compulsivo.
    Mente e acredita nas mentiras que conta.
    Dirceu e Marco Aurélio só diriam as frases atribuídas a eles por Laerte se fossem dois estúpidos.
    Um abraço
    Valter Pomar

    Enviado do meu iPhone

    A 2º resposta de Valter Pomar:
    Dani
    Terminei de ler o artigo.
    Um amontoado de besteiras, confuso, a internet aceita tudo.
    Como te disse, no que me diz respeito, é mentira. Pode dizer isto nas listas todas.
    Valter

    Se alguém tiver alguma dúvida, o e-mail do Valter Pomar é: pomar.valter@gmail.com

    É só confirmar com o próprio. Copiei e colei a resposta de Valter Pomar exatamente com ele escreveu.
    Dani Tristão

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.