quinta-feira, 17 de março de 2011

Se o Reator Nuclear de Fukushima explodir...

15/03/2011periodicolea.com

Se houver uma explosão por fusão nuclear em Fukushima, a nuvem radioativa provavelmente chegaria à costa oeste dos EUA e do México.

Mapa do regime de ventos no Oceano Pacífico (rota provável da nuvem tóxica)

O Governo da Califórnia segue de perto os esforços do Japão para conter os vazamentos nos reatores de Fukushima danificados pelo terremoto e tsunami da semana passada.

“Hoje não há perigo para a Califórnia. Estamos monitorando de perto a situação no Japão em conjunto com o s cientistas do Governo Federal” disse Michael Sicilia, porta-voz do Depto. de Saúde Pública do Estado à AFP (France Press).

Os cientistas informam que se houver fusão no reator ou uma fuga importante de material nuclear, a nuvem radioativa seria levada até a Califórnia através do Oceano Pacífico. Vide mapa acima.

“Experts” nucleares dos EUA reconhecem a gravidade do problema gerado pelos reatores japoneses. Alguns deles comentaram que as medidas que o governo dos EUA pensa implementar em seu território, como a distribuição de tabletes de Iodo (estes impedem que o Iodo 131 seja absorvido pelo corpo) são muito prematuras.

Parece exagero, mas o governo norte-americano já tem um plano desenvolvido contra essa iminente catástrofe.

Já o governo mexicano não sabe nem se existe um alerta nuclear...

O Japão está a aproximadamente 5.000 milhas (8.000 km ) da costa oeste dos EUA/México

Enviado por ArnaC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.