segunda-feira, 14 de março de 2011

MICHAEL MOORE: Carta aos meus conterrâneos, de Michigan

Michael Moore

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Companheiros Michiganders (e Michiganders honorários em todo o mundo):

Estou convocando todos os que possam, para que tirem a 4ª-feira para isso e todos se dirijam ao Capitólio, em Lansing, capital do estado de Michigan, para protestar contra a legislação cruel, apavorante, que está sendo metida pelas nossas goelas abaixo.

O que mais chocou muita gente é que o novo governador, que concorreu contra o Tea Party e derrotou a ala da direita do seu partido nas primárias – e chegou à eleição geral como “um simples nerd de Ann Arbor”, moderado, não ideólogo – nos pregou um dos maiores golpes de Jekyll & Hyde jamais vistos na política eleitoral.

O Governador Snyder, imediatamente depois de eleito, arrancou a máscara de bom moço e revelou o que de fato é: multibilionário dedicado a destruir o estado de Michigam e entregá-lo aos seus camaradas de Wall Street.

Em apenas oito rápidas semanas, o governador Snyder:

* Conseguiu que Câmara e Senado aprovassem leis que lhe deram poderes para “gestão de emergência” – dentre outros, poderes para indicar uma empresa ou um executivo que pode, literalmente, dissolver governos municipais ou Comissões Escolares, demitir funcionários eleitos, anular qualquer lei local e governar todo o aparelho do governo estadual em Michigan. Essa empresa, em seguida, tem o poder para declarar nulos e cancelados todos os contratos coletivos de trabalho.

* Propôs imediato corte de 86% nos impostos devidos pelas empresas, e aumentou em 31% os impostos devidos pelos contribuintes pessoais! E a parte principal desses impostos pesam sobre – não estou mentindo! – sobre os mais idosos e os mais pobres! Diz que esses dois grupos, até agora, não “partilharam os sacrifícios” que todos nós temos sido obrigados a fazer. Então, no orçamento do estado, o governador Snyder propõe CORTE de $1,8 bilhão para as empresas e um AUMENTO de $1,75 bilhão para o resto da sociedade, a maior parte a ser pago pelos pobres, pelos idosos e pelos trabalhadores –, apesar de o 1% dos mais ricos em Michigan JÁ PAGAREM a menor taxa estadual de impostos de todo o país!

* Associado aos demais deputados, fez aprovar mais de 40 leis contra o trabalho só nos dois primeiros meses de mandato! Não perderam tempo! E apanharam desprevenidos a maioria de nós. Boa parte dessas leis foram aprovadas antes que tivéssemos tido tempo de ver o que acontecia e protestar.

São medidas catastróficas, que levarão o nosso estado, já tão terrivelmente sacrificado, para o fundo do poço. Precisaríamos agora de um líder inspirado, que nos ajudasse a reinventar o estado de Michigan, a encontrar meios criativos para gerar novos empregos e nos arrancar da depressão econômica.

O resto do país que chame o que estão vivendo de “Grande Depressão”. Nós, em Michigan, estamos vivendo “a Depressão num só estado”.

Sei que muitos estão desesperados, e nada mais justificável do que ter perdido todas as esperanças, hoje, em Michigan. Mas não podemos deixar que as coisas piorem ainda mais. É preciso levantar-se e lutar contra essas leis draconianas e essa escandalosa tentativa de nos roubar nossos direitos democráticos, fazendo do nosso estado mais um quintal dos assaltantes que vivem em Wall Street e nos EUA das grandes corporações. Veem nosso estado como uma grande liquidação – e mal podem esperar para por as patas no que ainda é estado rico em recursos naturais e em infraestrutura industrial.

Por favor, apareçam todos ao meio-dia da 4ª-feira, 16 de março, para nossa primeira manifestação-monstro contra essa insanidade.

Centenas de grupos já estão organizando comboios de carros e ônibus. Você pode, agora mesmo, declarar-se organizador e começar a convocar amigos e vizinhos para participar da manifestação-monstro em Lansing.

Se você trabalha, não há dia melhor para dizer que está doente do que na 4ª-feira, 16 de março (o que está acontecendo em Michigan É UMA DOENÇA).

Se você estuda e tem aulas, não há dia melhor que a 4ª-feira, 16 de março, para cabular a aula e começar a participar da democracia, nos EUA.

Temos de estar todos lá. Temos de fazer uma manifestação-MONSTRO – e faremos, se todos vocês simplesmente andarem até o Capitólio e tomarem posição.

Nas últimas semanas, muita gente tem prestado atenção ao que está acontecendo em Wisconsin. Poucos sabem do que está acontecendo aqui em Michigan. Rick Snyder é um Scott Walker cheio de esteróides. Jamais antes aconteceu contra nós, o que a AAAR  já descreveu como “ataque mortal” contra idosos e trabalhadores. 

Acreditem em mim. Vocês vão maldizer o dia em que ficaram em casa e nada fizeram para impedir que esses assaltantes travestidos de políticos roubassem de vocês o seu Estado dos Grandes Lagos.

Não permitam que aconteça! Estejam todos no Capitólio ao meio dia da 4ª-feira, 16 de março, para a maior manifestação de cidadãos que Michigan jamais viu!

Vamos Spartans! Vamos Wolverines! Vamos todos que ficam aí, nem um nem outro! 

Atenciosamente,
Michael Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.