quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ou se trata seriamente a incitação ou haverá mais assassinatos

por WikiLeaks [*]

Wikileaks apresentou hoje sentimentos de simpatia e condolências às vítimas do tiroteio de Tucson, bem como os melhores desejos quanto à recuperação da deputada Gabrielle Giffords. Giffords, democrata do 8º distrito do Arizona, foi o alvo de uma orgia de tiros num evento político de 8 de Janeiro na qual seis outras pessoas foram assassinadas. 

Clarence Dupnik, sheriff de Tucson que dirige a investigação dos tiros sobre Gifford, afirmou que a “retórica vitriólica” destinada a “inflamar o público numa base diária ... tem impacto sobre as pessoas, a principiar especialmente por aquelas que têm personalidades desequilibradas”. Dupnik também observou que responsáveis e personalidades dos media empenhadas em retórica violenta “têm de considerar que têm alguma responsabilidade quando ocorrem incidentes como este e com os que possam ocorrer no futuro”. 

A equipe e os colaboradores do WikiLeaks também tem sido alvo de retórica violenta sem precedentes por parte de personalidades eminentes dos media dos EUA, incluindo Sarah Palin, a qual instou a administração estadunidense a “perseguir e capturar o chefe do WikiLeaks tal como o Talibã”. 

O conhecido político dos EUA Mike Huckabee, no fim de novembro, apelou à execução do porta-voz do WikiLeaks, Julian Assange, no seu programa da Fox News; e um comentarista da Fox News, Bob Beckel, referindo-se a Assange, apelou publicamente a “disparar ilegalmente sobre o filho-da-puta”. 

Rush Limbaugh, personalidade da rádio dos EUA, pressionou Roger Ailes , presidente da Fox News, a “dar a ordem e [então] já não há Assange, garanto-lhes, e não haverá impressões digitais sobre isto”, ao passo que o colunista Jeffery T. Kuhner, do Washington Times, intitulou a sua coluna como “Assassinato de Assange” acompanhada por uma foto de Julian Assange com um local de tiro assinalado, a pingar sangue e a legenda “PROCURADO MORTO OU VIVO” com a palavra “vivo” riscada. 

John Hawkins de Townhall.com declarou: “Se Julian Assange leva um tiro na cabeça amanhã ou se o seu carro explodir quando ele virar a chave, que mensagem pensa você que enviaria acerca da divulgação de dados americanos sensíveis?”. 

Christina Whiton, num artigo de opinião da Fox News, apelou à violência contra os editores do WikiLeaks, dizendo que os EUA deveriam “designar o WikiLeaks e os seus responsáveis como combatentes inimigos, abrindo o caminho para acções não judiciais contra eles”. 

Julian Assange, porta-voz do WikiLeaks, declarou: “Nenhuma organização em qualquer parte do mundo é um advogado mais dedicado do livre discurso do que WikLekas, mas quando políticos seniors e comentaristas da mídia à procura de atenção apelam à morte de indivíduos ou grupos específicos eles deveriam ser acusados de incitação – ao assassínio. Aqueles que apelam a um ato de assassínio merecem parte tão significativa da culpa quanto aqueles que empunham uma arma e puxam o gatilho”. 

“WikiLeaks tem uma equipe muito jovem, voluntários e apoiadores na mesma vizinhança geográfica daqueles que difundem ou circulam estas incitações à morte. Também temos visto pessoas mentalmente instáveis viajarem dos EUA e outros países para outros locais. Consequentemente temos de nos empenhar em medidas de segurança extremas”. 

“Apelamos às autoridades dos EUA e outras a protegerem a regra da lei processando agressivamente estas e semelhantes incitações a matar. Um país civil com leis não pode ter membros eminentes da sociedade a apelarem constantemente ao assassínio e à morte de outros indivíduos ou grupos”. 

10/Janeiro/2011
Este comunicado de imprensa encontra-se em: Resistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.