sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Wikiliquidação do Império?

O importante é sabermos divulgar que muitas das decisões de que podem resultar a morte de milhares de pessoas e o sofrimento de milhões são tomadas com base em mentiras e criar a revolta organizada contra tal estado de coisas.

ARTIGO | 17 DEZEMBRO, 2010 - 14:19 | POR BOAVENTURA SOUSA SANTOS

“O FSM está a precisar de renovar-se e fortalecer-se, e esta pode ser uma via para que tal ocorra” - Imagem Foro Social Mundial de Madrid/Flickr
“O FSM precisa renovar-se e fortalecer-se, e esta pode ser uma via para que tal ocorra” - Imagem Foro Social Mundial de Madrid/Flickr

A divulgação de centenas de milhares de documentos confidenciais, diplomáticos e militares, pela WikiLeaks acrescenta uma nova dimensão ao aprofundamento contraditório da globalização. A revelação, num curto período, não só de documentação que se sabia existir, mas a que durante muito tempo foi negado o acesso público por parte de quem a detinha, como também de documentação que ninguém sonhava existir, dramatiza os efeitos da revolução das tecnologias de informação (RTI) e obriga a repensar a natureza dos poderes globais que nos (des) governam e as resistências que os podem desafiar. O questionamento deve ser tão profundo que incluirá a própria WikiLeaks: é que nem tudo é transparente na orgia de transparência que a WikiLeaks nos oferece.

A revelação é tão impressionante pela tecnologia como pelo conteúdo. A título de exemplo, ouvimos horrorizados este diálogo – Good shooting. Thank you – enquanto caem por terra jornalistas da Reuters e crianças a caminho do colégio, ou seja, enquanto se cometem crimes contra a humanidade.

Ficamos sabendo que o Irã é consensualmente uma ameaça nuclear para os seus vizinhos e que, portanto, está apenas por decidir quem vai atacar primeiro, se os EUA ou Israel.

·        Que a grande multinacional farmacêutica, Pfizer, com a conivência da embaixada dos EUA na Nigéria, procurou fazer chantagem com o Procurador-Geral deste país para evitar pagar indenizações pelo uso experimental indevido de drogas que mataram crianças.

·        Que os EUA fizeram pressões ilegítimas sobre países pobres para os obrigar a assinar a declaração não oficial da Conferência da Mudança Climática de Dezembro passado em Copenhagen, de modo a poderem continuar a dominar o mundo com base na poluição causada pela economia do petróleo barato.

·        Que Moçambique não é um Estado-narco totalmente corrupto, mas pode correr o risco de vir a ser.

·        Que no “plano de pacificação das favelas” do Rio de Janeiro se está aplicando a doutrina da contra-insurgência desenhada pelos EUA para o Iraque e Afeganistão, ou seja, que se estão usando contra um “inimigo interno” táticas usadas contra um “inimigo externo”.

·        Que o irmão do “salvador” do Afeganistão, Hamid Karzai, é um importante traficante de ópio.

Etc., etc, num quarto de milhão de documentos.

Irá o mundo mudar depois destas revelações?

A questão é saber qual das globalizações em confronto—a globalização hegemônica do capitalismo ou a globalização contra-hegemônica dos movimentos sociais em luta por um outro mundo possível—irá beneficiar mais com as fugas de informação.

É previsível que o poder imperial dos EUA aprenda mais rapidamente as lições da WikiLeaks que os movimentos e partidos que se lhe opõem em diferentes partes do mundo.

Está já em marcha uma nova onda de direito penal imperial, leis “anti-terroristas” para tentar dissuadir os diferentes “piratas” informáticos (hackers), bem como novas técnicas para tornar o poder wikiseguro. Mas, à primeira vista, a WikiLeaks tem maior potencial para favorecer as forças democráticas e anti-capitalistas. Para que esse potencial se concretize são necessárias duas condições: processar o novo conhecimento adequadamente e transformá-lo em novas razões para mobilização.

Quanto à primeira condição, já sabíamos que os poderes políticos e econômicos globais mentem quando fazem apelos aos direitos humanos e à democracia, pois que o seu objetivo exclusivo é consolidar o domínio que têm sobre as nossas vidas, não hesitando em usar, para isso, os métodos fascistas mais violentos.

Tudo está sendo comprovado, e muito para além do que os mais avisados poderiam admitir.

O maior conhecimento cria exigências novas de análise e de divulgação. Em primeiro lugar, é necessário dar a conhecer a distância que existe entre a autenticidade dos documentos e veracidade do que afirmam. Por exemplo, que o Irã seja uma ameaça nuclear só é “verdade” para os maus diplomatas que, ao contrário dos bons, informam os seus governos sobre o que estes gostam de ouvir e não sobre a realidade dos fatos.

Do mesmo modo, que a tática norte-americana da contra-insurgência esteja sendo usada nas favelas brasileiras é opinião do Consulado Geral dos EUA no Rio.

Compete aos cidadãos interpelar o governo nacional, estadual e municipal sobre a veracidade desta opinião. Tal como compete aos tribunais moçambicanos averiguar a alegada corrupção no país.

O importante é sabermos divulgar que muitas das decisões de que pode resultar a morte de milhares de pessoas e o sofrimento de milhões são tomadas com base em mentiras e criar a revolta organizada contra tal estado de coisas.

Ainda no domínio do processamento do conhecimento, será cada vez mais crucial fazermos o que chamo uma sociologia das ausências: o que não é divulgado quando aparentemente tudo é divulgado.

Por exemplo, resulta muito estranho que Israel, um dos países que mais poderia temer as revelações devido às atrocidades que tem cometido contra o povo palestino, esteja tão ausente dos documentos confidenciais. Há a suspeita fundada de que foram eliminados por acordo entre Israel e Julian Assange. Isto significa que vamos precisar de uma WikiLeaks alternativa ainda mais transparente. Talvez já esteja em curso a sua criação.

A segunda condição (novas razões e motivações para a mobilização) é ainda mais exigente. Será necessário estabelecer uma articulação orgânica entre o fenômeno WikiLeaks e os movimentos e partidos de esquerda até agora pouco inclinados a explorar as novas possibilidades criadas pela RTI.

Essa articulação vai criar a maior disponibilidade para que seja revelada informação que particularmente interessa às forças democráticas anticapitalistas.

Por outro lado, será necessário que essa articulação seja feita com o Foro Social Mundial (FSM) e com os media alternativos que o integram.

Curiosamente, o FSM foi a primeira novidade emancipatória da primeira década do século e a WikiLeaks, se for aproveitada, pode ser a primeira novidade da segunda década. Para que a articulação se realize é necessária muita reflexão inter-movimentos que permita identificar os desígnios mais insidiosos e agressivos do imperialismo e do fascismo social globalizado, bem como as suas insuspeitadas debilidades a nível nacional, regional e global.

É preciso criar uma nova energia mobilizadora a partir da verificação aparentemente contraditória de que o poder capitalista global é simultaneamente mais esmagador do que pensamos e mais frágil do que o que podemos deduzir linearmente da sua força.

O FSM, que se reúne em Fevereiro próximo em Dakar, está precisar de renovar-se e fortalecer-se, e esta pode ser uma via para que tal ocorra.

Sobre o autor

Boaventura Sousa Santos
Sociólogo, professor universitário
Extraído do Esquerda.net 

Enviado pelo pessoal da Vila Vudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.