sábado, 4 de dezembro de 2010

Philadelpho Menezes: exposição e mesa-redonda relembram sua obra poética e intelectual

Escrito por Redação    4-Dez-2010
phila.jpgHá dez anos falecia Philadelpho Menezes, poeta que trafegou pelo experimentalismo, tanto visual como sonoro, além de ser autor de uma respeitada obra crítica. 

Vítima de um acidente automobilístico, em julho de 2000, sua vida foi abreviada aos 40 anos, impedindo que ele continuasse a desenvolver a sua arte poética e seu labor acadêmico. 

Na época era professor da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade São Marcos. Também foi autor dos livros Poética e Visualidade, A Crise do Passado, Poesia Sonora: poéticas experimentais da voz no século XX e Roteiro de leitura: poesia concreta e visual, e dos CDs Poesia Sonora - do Fonetismo às Poéticas Contemporâneas da Voz e Interpoesia: Poesia hipermídia interativa, este com Wilton Azevedo, entre outras obras. Dono de um espírito inovador e criativo, Menezes foi o responsável pela realização de importantes exposições poéticas nas últimas décadas do século passado como a Poesia Intersignos (1985), a I Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo (1988) e o I Ciclo Internacional de Poesia Sonora (2000), todas realizadas no Centro Cultural São Paulo.

No próximo dia 07 de dezembro iniciará na Biblioteca Alceu Amoroso Lima a Exposição sobre o poeta Philadelpho Menezes, relembrando a sua importância como intelectual e poeta. Além da exposição de vários de seus poemas, sob curadoria da poeta e artista plástica Ana Aly, o evento terá também uma mesa-redonda na quinta-feira da próxima semana, dia 9 de dezembro, a partir das 19 horas. 

A mesa, coordenada por Franklin Valverde, contará com a presença dos professores Jorge Luiz Antonio, Lucia Santaella, Luiz Fernando Santoro e Marcus Bastos, e com uma apresentação de sua obra, feita por Ana Aly, que foi sua mulher. Essa será uma boa oportunidade para muitos recordarem e outros conhecerem a obra e a figura de Philadelpho Menezes que, se estivesse vivo, teria completado 50 anos. 

A Exposição sobre o poeta Philadelpho Menezes ficará em cartaz até o dia 17 de dezembro.  
       
EXPOSIÇÃO SOBRE O POETA PHILADELPHO MENEZES
De 7 a 17 de dezembro
De 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h
BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros - São Paulo - SP
Entrada gratuita.
Onda Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.