domingo, 26 de dezembro de 2010

Hamás anuncia que mantém a trégua com Israel


26/12/2010, Pagina12, Buenos Aires
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Hamas
O Partido Hamás continua a respeitar a trégua militar com Israel, mas continua pronto para reiniciar hostilidades, disse ontem um porta-voz do movimento islâmico palestino. “Há efetiva trégua na Palestina. E será mantida, se Israel contiver a agressão e puser fim à violência. Mas ao primeiro ataque da entidade sionista, responderemos com firmeza” – disse Abu Obeideh, porta-voz das Brigadas Ezzedin Al Qassam, braço armado do Hamás.

“Estamos perfeitamente preparados para responder a qualquer agressão da entidade sionista” – disse o porta-voz, em conferência de imprensa que marcou o segundo aniversário do ataque israelense contra a Faixa de Gaza dia 28/12/ 2008, cujo objetivo era impedir que prosseguissem os disparos de rojões e foguetes contra seu território. “Temos menor quantidade de armas que os exércitos da ocupação, mas temos algo com que se devem preocupar” – acrescentou Obeideh, sem precisar a que se referia.

Mísseis antitanque Kornet - Russos
Essa semana o exército israelense anunciou que grupos armados de Gaza utilizaram pela primeira vez um míssil antitanque Kornet, de fabricação russa. O principal dirigente do Hamás, Mahmud Zahar, comprometeu-se a continuar respeitando a trégua militar, efetiva desde janeiro de 2009. “Declaramos nosso compromisso com respeitar a trégua entre nós e os exércitos da ocupação” – disse Zahar.

O chefe das Brigadas Ezzedin Al Qassam, Ahmed al Jabari, mostrou-se mais agressivo, em carta publicada no sábado em uma revista do Hamás, assegurando que o movimento não descansará até que Israel abandone todas as terras palestinas. “Nossa resistência continuará, enquanto existir o sionismo”, escreveu. “A entidade sionista só tem duas escolhas, a morte ou a devolução das terras palestinas”. 

O Hamás, que é governo na Faixa de Gaza, tem de fato respeitado a trégua militar, desde o final, em janeiro de 2009, da mais recente operação militar israelense de ataque a territórios palestinos. Mas há outros grupos palestinos armados que disparam regularmente foguetes de fabricação caseira e obuses, de Gaza, contra Israel. 23 obuses e três foguetes foram lançados de Gaza desde domingo passado, um dos quais feriu levemente uma menina, segundo o exército de Israel.

Bombardeio de Israel sobre Gaza
Em represália, o exército israelense fez três ataques aéreos. O último dos quais, ontem [sábado, 25/12] deixou dois feridos e provocou corte de eletricidade na cidade de Gaza.

As escaramuças na fronteira não cresceram a ponto de ter provocado ataques massivos da Força Aérea de Israel na Faixa de Gaza, ou mortes de civis israelenses do outro lado da fronteira, como acontecia antes de 2009.

Sob os auspícios dos EUA, o governo israelense negocia um tratado de paz com a Autoridade Palestina, controlada pelo partido Fatah, rival do Hamás, que governa na Cisjordânia. As negociações foram suspensas, ante a decisão do exército israelense, de reiniciar em maior escala a construção de colônias exclusivas para judeus, nos territórios palestinos ocupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.