segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Hillary Clinton “encomenda” exatamente o que lhe interessa saber sobre... Tudo e todos no Palácio do Planalto

Traduzido pelo Pessoal da Vila Vudu

ASSUNTO: HILLARY CLINTON ELOGIA OS RELATÓRIOS; ELOGIA O “STELLAR REPORTING” SOBRE JOSÉ SERRA E “ENCOMENDA” EXATAMENTE O QUE QUER SABER SOBRE... Tudo e todos, no Palácio do Planalto! (C-AL9-00886).



Reference ID
Created
Released
Classification
Origin
Secretary of State   NOFORN  / SIPDIS

[cabeçalho: aqui omitido}

¶1. (C/NF) Esse Departamento de Estado [os funcionários] apreciou muito os telegramas de embaixadas que continham perfis em profundidade e as estratégias políticas, de prováveis candidatos às eleições presidenciais de 2010, particularmente o STELLAR REPORTING sobre o governador do Estado de São Paulo e concorrente que está na frente [8-))] candidato José Serra, como observou-se nas refs. A e B. Aquela informação e as análises já foram usadas em atualizações e em produtos biográficos para clientes chave, e serão incorporadas em outras análises, à medida que as eleições se aproximarem.

¶2. (C/NF) Os funcionários muito se beneficiaram de [a embaixada/o embaixador] terem incluído parágrafos biográficos do ministro do meio ambiente CARLOS MINC e da principal indicada no Itamaraty para o setor de mudança climática, VERA MACHADO, como se vê nas refs. C e D. Essa informação ajuda a preencher as lacunas biográficas de atores chaves das políticas de mudança climática e de meio ambiente – questão bilateral  chave – e será integrada às biografias em construção para serem distribuídas a funcionários dos EUA e a outros produtos. Os especialistas em biografias, pedem que os embaixadores/embaixadas incluam essas úteis informações nos telegramas sempre que possível.

Interessam-nos, sobretudo informações sobre estilos de operação dos líderes, atitudes típicas, motivações, pontos fortes e fracos, relacionamento com superiores, sensibilidades, visões de mundo, hobbies, e proficiência em idiomas estrangeiros.

3. Em várias ocasiões os embaixadores/embaixadas incluíram informação de biografia e outros produtos em relatos de profundidade sobre casos de corrupç]ão, como observado na ref. E. Os especialistas em biografias gostariam de atualizações naqueles tópicos, sobretudo agora que as eleições aproximam-se, e escândalos sempre podem arruinar campanhas eleitorais.

4. Os funcionários muito apreciaram os relatos que tratam de interações que haja, e as clivagens, entre líderes brasileiros nas questões chave de economia, política exterior e política em geral. Muitos desses relatos oferecem insights de possíveis oportunidades para que funcionários dos EUA identifiquem interlocutores favoráveis (ou obstáculos) aos nossos objetivos, em questões prioritárias, como energia e comércio/protecionismo, como se observa nas refs. F e H. Os especialistas em biografias apreciariam mais relatos sobre divisões nos círculos internos da equipe econômica do presidente Lula responsáveis por enfrentar os inimigos econômicos do Brasil – sobretudo relatos de eventos que afetem as políticas comerciais multilaterais e que tenham a ver com o comércio EUA-Brasil. Também apreciaríamos informações sobre a influência relativa dos conselheiros econômicos, seus estilos de negociar e os níveis e o alcance da autoridade de cada um.

5. Os funcionários apreciam relatos que identificam políticas chaves que se tenham originado no Palácio do Planalto, não em ministérios tradicionalmente poderosos, como o de Relações Exteriores, como se observa na ref. G. Os especialistas em biografias gostariam de mais detalhes sobre a identidade dos funcionários do Planalto cuja ação se possa identificar por trás de cada iniciativa, de tal modo que as informações os auxiliem a avaliar a influência, a visão de mundo e a posição política de cada líder chave. Mais uma vez muito obrigada. Lembranças de Washington. [assina] CLINTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.