sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entrevista do Zé Dirceu ao Datena (4/11/2010)


Entrevista telefônica do Zé Dirceu (em Portugal) à José Luiz Datena, Rede Bandeirantes (4/11/2010)


Esta entrevista telefônica
foi precedida do seguinte texto, cortado na gravação:

José Luiz Datena:
-- Eu sei que o que eu vou falar aqui vai gerar muita discussão e muita gente vai meter o pau em mim. Mas eu me lembro sempre de uma frase do livro "Diários de Motocicleta" do Ernesto Guevara de La Serna, o Che Guevara. Ele escreveu mais ou menos o seguinte:

“... eu vou escrever aqui um monte de coisas que é a história da minha vida, mas se vocês gostarem, que gostem e se não gostarem, que se explodam”.

Então, quando a gente defende algumas pessoas, você leva o maior cacete. E também tem o outro lado. Às vezes você mete o pau e também leva o maior cacete. Então, se vocês gostarem do que eu vou falar, tudo legal, bacana e tal. Eu não vou chegar ao baixo de dizer o que o Che Guevara disse, mesmo porque ele é muito melhor do que eu, e mesmo porque, o João Carlos Saad, dono do Grupo de Comunicação Bandeirantes sempre me falou uma coisa: “Datena, toda vez que você é mal-educado e grita, eu não te escuto”.

Assim, toda vez que eu vou falar com ele eu sussurro. E pra mim é difícil não ser mal-educado. Por exemplo, quando arrebentaram com o Zé Dirceu... Parece que ele é o Godzila, parece que ele é o vampiro do Drácula, parece que o Zé Dirceu é o cara mais corrupto do mundo, parece que ele é aquele monstro que vem destruir o mundo, um ET que veio destruir o mundo, o ET de Orson Welles em Guerra dos Mundos.

O Zé Dirceu passou de uma hora pra outra de homem mais importante do governo Lula, onde recebia um monte de puxa-sacos pra resolver a situação deles puxa-sacos, e de repente até eles desapareceram e largaram o Zé Dirceu na mão quando o Zé Dirceu trouxe aquele baita carimbo do mensalão por cima da situação dele - mesmo porque ele ia deixar o carimbo pro Lula.

Zé Dirceu é um sujeito que eu sempre gostei. Não afetou em nada essa história do mensalão na minha admiração pelo Zé. Nunca pedi coisa nenhuma pro Zé fazer, nem pro Lula, nem pra político nenhum. Nunca pedi e nem pedirei, mas eu sei admirar algumas pessoas e geralmente dá certo.

Adorei essa declaração do Zé Dirceu, quando perguntaram pra ele “O que você vai ser agora quando você crescer, Zé Dirceu?”. Porque as pessoas começaram a falar que o Zé Dirceu, se quisesse, podia ser o cara mais influente do governo da Dilma. Tanto que ele foi um dos principais articuladores da campanha da Dilma.

E ele podia escolher o cargo que ele quisesse ali (no futuro governo). Ele só respondeu:

“... eu não quero, eu não vou ser nada enquanto eu não tiver o meu julgamento definido. Eu quero ser julgado primeiro e depois decido o que vou fazer da minha vida”.

Então isso me enche de orgulho, porque se eu não fui o único, fui um dos poucos que abriram as portas pro Zé Dirceu se defender. 

Então Zé, você está aí em Portugal, não sei que horas são...

enviado pelo FBI - Festival de Besteiras na Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.