sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Só um coração brasileiro tem razão para seguir em frente

Quem sente é que sabe.

Durante todo este tempo, explanei inúmeras óbvias razões para que esse projeto de conduzir o Brasil ao século XXI e dar cidadania a todos os brasileiros continue, por clara e ampla aprovação de todos os brasileiros.

Enfrentamos uma campanha dura, nefasta, suja, nada democrática, verdadeiramente criminosa e inescrupulosa de uma oposição que possui um projeto de poder destruidor, interessada em acabar com nossos direitos e garantir os privilégios dos seus grupos de interesse.

Pois bem, essas razões aparentemente todos já conhecem, só votam no mau caratismo de Serra quem realmente não se importa com nosso país, que infelizmente parece ser gente pra caramba. Boa parte deles são tão ou mais mau caráter do que seu representante nesta jornada.

Mas hoje vou falar além da razão.

Vou falar das coisas boas que só um verdadeiro apaixonado pelo nosso país como eu sente, quando vê o país evoluindo, as pessoas melhorando de vida, tendo oportunidades, construindo um futuro diferente.


Milhares de jovens como esse chegaram a universidade por conta desse governo, seja pelo PROUNI, seja pela interiorização das universidades federais, seja pelos programas de educação à distância, seja pela criação de 14 novas universidades e o dobro de vagas oferecidas, sem falar nas mais de 200 novas escolas técnicas que também resultam em formação profissional. Considerando que no final do governo passado o debate era sobre cobrar mensalidades dos estudantes, um processo de permitir acesso gratuito ou financiamento facilitado nas universidades privadas tornou o acesso à formação profissional algo muito mais paupável para os jovens, e com o mercado de trabalho muito melhor, a transformação de muitas famílias.


O Luz para Todos é a inclusão de quase 10% de nossa população que vivia em tempos medievais, excluídas do acesso à energia elétrica e todas as suas benfeitorias, como acesso à informação, possibilidade de exercício de atividades noturnas, beneficiamento de produção agrícola, redução de perdas de alimentos, entre várias outras.



O insensível governo dos tucanos queria cobrar para que habitações como esta, no interior de Minas, pudessem ter acesso à energia, o que é completamente inviável para uma família miserável. O Luz para Todos, por intermédio da então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, deu possibilidade para que 500 mil pessoas voltassem para o campo e que muitas dessas famílias deixassem de emigrar para as cidades em busca de melhores oportunidades, além de ter mudado a realidade dessas famílias, agora com mais oportunidades para gerar renda e prosperar.


Esse senhor é tão cidadão como nós e por toda sua vida de trabalho duro merece esse esforço do estado brasileiro de dar o mínimo de dignidade com acesso à um direito básico como a energia elétrica. O governo pretende fazer esforço relativamente semelhante com a Banda Larga, tentando chegar a todos os mais de 5 mil municípios brasileiros até 2014 e melhorar ainda mais o acesso ao conhecimento e às amplas oportunidades de geração de renda que a internet propicia mesmo em locais inóspitos.


E a emoção deste que é o trabalhador símbolo dos quase 15 milhões de empregos gerados pelo governo Lula? Imagine a gratidão de tanta gente, quanta energia positiva de quem tem muito a oferecer por esse país, mas até pouco tempo não existia oportunidades. O Brasil voltou a ser um país de oportunidades e justo com quem quer fazer por onde e se entregar ao trabalho, de coração pelo desenvolvimento desse país.


FHC, junto com Serra, que era seu ministro do Planejamento, assumiu pretendendo "destruir a Era Getúlio Vargas". No setor de petróleo, conseguiu, a Petrobras chegou ao cúmulo do abandono, cheia de acidentes e precariedades, e chegaram a mudar o nome da empresa para PetroBrax, pra tentar vendê-la mais fácil. Pois Lula pegou essa Petrobras sucateada e com a competência de Dilma, que desde 2003 presidia o conselho da empresa, a Petrobras tornou-se a segunda maior petrolífera e 4ª maior empresa mundial, sendo a empresa de maior orgulho nacional do mundo e uma das mais respeitadas e mais compromissadas com o meio-ambiente e com sua função social. Tudo isso aumentando a participação nacional na empresa.


Este é um grande "troféu" que a mídia anda escondendo nesses últimos tempos. Para um país da América do Sul, desde 1896, até então nenhuma olimpíada havia sido realizada numa cidade da região. Com a mesma argumentação que pauta o governo para todos de Lula, a candidatura do Rio de Janeiro conquistou as Olimpíadas de 2016 com um argumento de inclusão, merecendo receber, após 120 anos de existência, um evento deste porte em terras sul-americanas.


Concorríamos com grandes cidades do mundo todo, a Chicago aonde Barack Obama fez carreira política, a Madrid de fortes patrocinadores espanhóis, e a sempre competente Tóquio. Lula usou de seu peso político de liderança mundial, inédito para qualquer político brasileiro, e conseguiu uma vitória altamente expressiva, demonstrando a confiança que o comitê de avaliação do COI deposita na economia brasileira e no projeto que Lula começou.


Essa emoção é que os que não sabem o que é amar o Brasil não entendem. Imagine a tensão, as noites mal dormidas, o insistente trabalho de convencimento, de mostrar que, diferente das outras vezes que tentou, sim, agora o Brasil pode receber um projeto dessa envergadura e ser competente de dar um espetáculo para o mundo, tudo isso e a certeza que um sonho de milhões de brasileiros finalmente estava realizado motivou o pranto compulsivo de nosso presidente, uma cena impossível de não mexer com quem sabe dessa luta que é um verdadeiro legado para a cidade do Rio de Janeiro e para nossa história.


E porque destaco tanto essas emoções, especialmente essas do dia da escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede das Olimpíadas?

Por que nossa militância passou imenso sofrimento em todo esse processo, contra uma campanha nefasta e desleal, anti-democrática, recorrendo a todas as sujeiras.

E eu quero com todo o vigor do mundo, comemorar a vitória de quem ama o Brasil contra essa oposição nefasta que odeia a todos que amam o Brasil, a todas essas conquistas do governo Lula, as conquistas da razão e da emoção.

E querem voltar a fazer o Brasil não mais um eldorado de oportunidades, uma primavera democrática, mas sim a implantação da revolução do ódio, com um local medieval, de perseguições às minorias, aonde quem luta por seus direitos é sufocado e reprimido com violência.

Eu amo meu país. Tenho certeza que você também.

Vote em DILMA 13 e continue essa emocionante história.


Pois só quem tem um coração brasileiro tem razões pra seguir em frente. Coração brasileiro, quem sente é que sabe!









enviado por Sergio Telles