sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Gato Filósofo da Vila Vudu

O nosso Gato Filósofo (aqui na Vila Vudu tem de um tudo...) voltou ontem da reunião de coordenação da campanha da candidata dele e nossa (das duas candidatas que há e houve, votamos e votaremos na única candidata SEM COQUE. Mulher de coque, diz ele  -- Marina $ilva? Monica $erra? -- nenhuma presta) trazendo um exemplar do jornal Valor Econômico.

Jogou o Valor Econômico sobre o mini-I-pad (dele) em que nós líamos as últimas da blogosfera; todos encolhidos, mas sempre militante, e disse:

“Vocês aí póparando de esculhambá a Folha de S.Paulo”. Em seguida, explicou:

Até o “grupo Folha” sabe que a Folha de S.Paulo não presta, que não vale nada. O negócio é o seguinte:

O “grupo Folha” mantém dois jornais:

1.      Valor Econômico, feito pro pessoal que tem mais grana que votos –, que “o grupo Folha” reverencia e lambe-botas e teme; gente com a qual nenhum Friazinhos & coisa-e-tal se metem a besta; e
2.      Folha de S.Paulo, feita pro pessoal que tem mais votos que grana –, que “o grupo Folha” não respeita (só teme) e que a Folha de S.Paulo, além de não respeitar e muito temer, tampouco conhece, mas pensa que conhece.

Ante olhares aflitos, se perdendo nos entremeios dos parágrafos frenéticos do meu Gato Filósofo e democrata empenhado, o GF emendou de sem-pulo: 

- Não vou repetir. Se vocês não entenderam, vejam o filminho no YouTube ou leia a transcrição da minha fala, depois, do Huffington Post. Agora anotem:

A Folha de S.Paulo é um projeto empresarial de jornalismo construído para MATAR e ARREBENTAR a inteligência dos brasileiros sem grana e com votos.

A Folha de S.Paulo é um plano, um projeto jornalístico PENSADO para MATAR e ARREBENTAR a democracia brasileira.

Então... Só escrevem no Valor Econômico os colunistas, repórteres, analistas que “o grupo Folha” considera jornalistas sérios e competentes, aos quais entrega a credibilidade e o prestígio que o grupo PRECISA ter junto ao pessoal da grana, mas sem votos.

As elianes, as danuzas, os clóvisrossis, as fernandastorres, as lopretes, e demais elianes - ombudsman (ombudswoman?) inclusive -  os graeffs (e outros limpa-penicos do “iFHC” e ou professores-doutores udenistas uspeanos desfrutáveis), todos jornalistas e sociólogos uspeanos de segunda classe, todos compráveis, alugáveis ou, então, todos eles fascistas profissionais SINCEROS... só escrevem na Folha de S.Paulo.

O “grupo Folha” é fascista, é golpista, é fascistizante, mas não é doido de rasgar dinheiro! Pra fazer o que a Folha de S.Paulo faz, é indispensável separar bem separados os dois jornais-empresas... ou um jornal detonaria o outro, e toda a empresa iria direto prô vinagre.

Alguém algum dia viu a colunagem-bobajol marketado de uma das elianes, no Valor Econômico? Não há!

Alguém algum dia viu Eike Batista interessado em saber o que qualquer das elianes tenha a dizer sobre resultados de pesquisas marketadas, na Folha de S.Paulo? Nunca aconteceu nem acontecerá!

Por que, diabos, Eike Batista perderia tempo com opiniões escritas por elianes e marketadas pelos maridos (ou amantes ou até mesmo esposas) marketeiros das elianes, sobre seja lá o que for?

HOJE – o papo do Gato Filósofo começou ontem e acabou hoje. – Uma das elianes “noticiou” que “pesquisas dão empate técnico”, que o “clima (sic) é nervoso”, que “Cresce o suspense...”

O que pode ser mais ridículo do que isso, à guisa de coluna jornalística?

Ah, sim, sim: o Jornal Nacional! “Não percam o capítulo de hoje, no Jornal Nacional, a novela-notícia, antes da novela-novela, com Bonner & a Patroa.”

O Gato Filósofo riu, riu, riu. Depois, respirou fundo, concluiu a aula com uma mesura e afastou-se. Saltando para sua cestinha, antes de pegar a gaitinha de boca (anda com mania de blues, o GF), ordenou:

“Escrevam e despachem já. Não preciso ler. Escrevam e despachem.”

Pfuiiinn – o gato e a gaita - aqui na Vila Vudu somos todos supérfluos, uma espécie de adereço para ele.

A luta continua. Só a luta ensina.

DILMA É NOSSO TERCEIRO MANDATO. No pasarán!.

O que fizemos (escrever e despachar), nessa data e cidade, feliz da vida:

DILMA LÁ!
enviado pelo  coletivo Vila Vudu