quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Suécia reabre investigação contra o fundador do Wikileaks



Quarta-feira, Setembro 01, 2010

“A procuradoria-geral sueca reabriu o inquérito por violação contra o criador do website WikiLeaks, Julian Assange, sustentando que afinal existem “razões para acreditar que foi cometido um crime”.

Há semana e meia, com a diferença de poucas horas, as autoridades suecas emitiram e depois cancelaram um mandado de captura contra o australiano, então argumentando que nada levava a suspeitar das acusações de violação e agressão sexual formuladas contra Assange – alegadamente por duas mulheres diferentes, quando esteve na Suécia em meados de Agosto para participar numa série de conferências.

Em comunicado emitido esta manhã, a procuradora-geral Marianne Ny precisou que o inquérito foi reaberto agora após o caso ter sido “submetido a mais extensa análise”.

Assange, de 39 anos, que se popularizou a divulgar informações militares secretas dos Estados Unidos sobre a guerra no Afeganistão, tem negado desde o início as acusações.

Quando estas alegações surgiram, inicialmente avançadas pelo tablóide sueco “Expressen”, Assange avaliou que era “profundamente inquietante” que tal acontecesse quando o website ia revelar um novo pacote, de mais de 15 mil documentos, embaraçosos para as chefias militares norte-americanas.”

Citando o Jornal Público:

Os comentários ao artigo estão brutais:
“Mesmo?

Estou como os outros: há mesmo violação (que me perdoem as vítimas se for verdade), ou tem qualquer coisita a ver com wikileaks?”

"Ui Ui

Se fosse no tempo das vacas gordas, metiam-lhe um kilo ou dois de branca (cocaína) na mala do carro ou em casa e já estava feito. Só que agora, com a corrupção a bradar em todo o lado, essa branca seria logo desviada pelo pessoal do armazém onde deixassem as "provas" arquivadas. E está visto, o prejuízo era imenso para o orçamento da CIA. Agora em crise, sai mais barato recorrer a prostitutas para este tipo de serviço; encalacrar quem fala demais e tem meios de prova do que diz. Cambada de intrujas nojentos".

“POIS

A CIA nunca brinca em serviço! Então não se viu o caso Português! E já agora, expor documentos não é jornalismo, é informação! Jornalismo hoje em dia será qualquer coisa como impingimento.”

“Pois

A CIA começou o seu trabalho: denegrir a imagem do homem que tenta expor os crimes contra a humanidade perpetuados pelos EUA. Hitler atuava da mesma forma, Stalin atuava da mesma forma, os EUA sempre o fizeram.”

Sem mais...

Entramos numa lógica de caça às bruxas, blogues suprimidos, autores identificados, alvos de processos judiciais noutros países e presos.

Conspiração, não.
Realidade absurda. Em causa estão o Direito e a Liberdade de expressão e ainda as garantias dos cidadãos!

Na imprensa não há lugar para a realidade nua e crua, pois o mundo está pintado de cor de rosa, tudo lhes corria de feição até descobrirem que houve uns marotos que escreviam umas coisas que ninguém lia e lhes boicotaram a vacinação em massa contra a Swine Flu (gripe suína).

Pode ser que algum doido se lembre de convocar uma manifestação pelo telemóvel (celular), como aquela que teve lugar em Moçambique.

'Olha moçambicanos somos órfãos do Estado, avance a manifestação, Guebuza vai, Guebuza sai... Huma Mozaia Wai Sabotara U Hi Sabotara... passa a mensagem', foi esta a mensagem que correu nos celulares na tarde de ontem (31 de Agosto), a mobilizar a população para a manifestação que pôs Maputo em Estado de Sítio.

Aí talvez as pessoas comecem a despertar para a realidade nua e crua que nos querem há muito ocultar.

Ler mais em: Notícias Sapo