domingo, 12 de setembro de 2010

Nove anos depois

Publicado em 11/09/2010 por Ted Koppel

Os atentados de 11 de setembro de 2001 alcançaram um sucesso muito maior do que Osama bin Laden poderia ter imaginado. Não pelos quase 3 mil mortos, nem porque atingiu o coração do poder financeiro e militar americano. Esses resultados são pequenos se comparados à armadilha em que os EUA se meteram e não conseguem sair.

O objetivo de qualquer organização terrorista é obrigar um inimigo muito mais poderoso a uma resposta excessiva. Durante esses nove anos, os Estados Unidos cometeram trapalhadas e exageros um depois do outro. Bin Laden merece a nossa hostilidade e o nosso desprezo, mas não podemos ignorar sua estratégia. Mas muito do que ele conseguiu, foi graças aos nossos próprios erros. Bin Laden não merece que continuemos a realizar, mesmo sem querer, seus sonhos inimagináveis,

Não era para ter sido dessa maneira. A resposta inicial da administração Bush foi correta. A combinação de agentes da CIA, forças especiais e poder aéreo quebrou os Talibãs no Afeganistão e enviou bin Laden e os restos da Al-Qaeda para a fronteira do Paquistão. A reação norte-americana foi rápida e eficiente - um aviso claro para qualquer organização que estivesse pensando em outro ataque terrorista contra os Estados Unidos. Quando o presidente Bush declarou “missão cumprida” , faltou a ressalva de que a guerra estava terminada, mas a caça a bin Laden continuaria com o emprego de agentes e setores especiais das forças amadas. O mundo teria compreendido, e a maioria dos americanos provavelmente estaria satisfeita.

Mas aí começaram as trapalhadas da administração Bush. Convencida de que mentes que transformaram aviões de passageiros em mísseis balísticos poderiam perfeitamente criar mísseis com cargas químicas, biológicas ou nucleares. Isso virou um pesadelo para a Casa Branca e levou a suposições infundadas de que Saddam Hussein desenvolvera armas de destruição em massa, incluindo armas nucleares e que esta era a conexão entre o líder iraquiano e a Al-Qaeda.

Bin Laden não teve nada a ver com esses equívocos. Nada disso tinha uma verdadeira ligação com o 11/9. Não havia nenhum grupo conhecido como "Al-Qaeda no Iraque" naquele momento. Mas o clima político da ocasião superou qualquer oposição à idéia de invadir o Iraque, e os Estados Unidos marcharam para um segundo teatro de guerra, que iria se revelar muito mais difícil e doloroso do que seus partidários haviam imaginado.

Quando o Presidente Obama declarou recentemente que tinha terminado a missão de combate dos EUA no Iraque, ele omitiu a probabilidade de que dezenas de milhares de soldados dos EUA terão de permanecer lá, possivelmente por vários anos, porque o Iraque não possui capacidade militar para proteger-se contra uma agressão externa (o Irã está ali do lado). A ironia final é que Saddam Hussein, para manter seus vizinhos à distância, fez com que estes e o resto do mundo acreditassem que ele poderia ter armas de destruição em massa. Com isso ele cavou sua própria destruição, bem como a necessidade das forças norte-americanas preencherem o vazio que ele e sua presença ameaçadora causavam.

Enquanto isso, quase 100 mil soldados dos EUA estão no Afeganistão e lá vão permanecer nos próximos anos - não por causa do compromisso dos Estados Unidos com o funcionamento da democracia lá, nem mesmo pelo possa acontecer às moças e mulheres afegãs - simplesmente devido às armas nucleares. O Paquistão tem um arsenal de 60 a 100 ogivas nucleares. Se qualquer uma dessas cair em mãos dos fundamentalistas da Al-Qaeda no Paquistão, não dá para imaginar as consequências que viriam daí.

Novamente, um dilema criado parcialmente por nós mesmos. A guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo é geralmente vista em todo Paquistão como uma guerra contra o Islã. Um fundamentalismo islâmico forte está ganhando terreno lá e ameaçando a estabilidade do governo, do qual dependemos para garantir a segurança dessas armas nucleares. No entanto, como uma sólida presença militar dos EUA no Paquistão é insustentável para o governo de Islamabad, dezenas de milhares de soldados dos EUA terão que permanecer estacionados no vizinho Afeganistão por algum tempo.

Talvez bin Laden pudesse prever alguns desses resultados quando lançou sua operação de 11 de setembro a partir das bases do Talibã no Afeganistão. Países alvejados por grupos terroristas rotineiramente abandonam alguns dos seus princípios éticos, nesse caso ele poderia também ter previsto algo como as torturas de Abu Ghraib, as prisões secretas da CIA em países da Europa e até mesmo a prisão na Baía de Guantánamo. Mas para que bin Laden pudesse se aproveitar desses episódios, ele contou com a nossa colaboração irrestrita. E nós a demos. Gastamos mais de um trilhão de dólares em duas guerras, mais de 5.000 dos nossos soldados perderam a vida, dezenas de milhares de iraquianos e afegãos foram mortos. Nossos militares estão tão sobrecarregados que uma das poucas indústrias em crescimento na nossa combalida economia é aquela que fornece “contractors” para os países invadidos, que na verdade fazem de tudo, desde interrogar suspeitos até recolher e informações para os serviços de inteligência.

Nós lutamos no Afeganistão e no Iraque e mais recentemente no Yêmen e na Somália; nós criamos e inchamos o aparelho de segurança nacional; e estamos tão absorvidos em nossa própria raiva e tão alheios às intenções do inimigo que nós enchemos a bola do edifício do centro islâmico em Lower Manhattan e o transformamos em um debate nacional. E assistimos, impotentes, a um pastor da Flórida desafiar nossos amigos do mundo islâmico com a ameaça de queimar cópias do Alcorão.

Se bin Laden não previu isso tudo, ele rapidamente entendeu e tirou proveito. Em 2004, em uma mensagem em vídeo, ele ironizou a liderança americana dizendo que ela estava no caminho da autodestruição: “Tudo que temos que fazer é mandar dois mujaheddin levantarem um pedaço de pano com a inscrição “Al-Qaeda”, para mobilizar os generais e causar sofrimento humano e perdas econômicas e políticas à América”.

Com um gasto inicial de poucos milhares de dólares, e o treinamento e sacrifício de 19 de seus militantes, bin Laden viu sua relativamente pequena organização com algumas centenas de fanáticos transformar-se no mais famoso franchise internacional desde o advento do McDonald’s. Poderia qualquer inimigo dos Estados Unidos conseguir tanto com tão pouco?

Poderia bin Laden, em seus mais perversos instintos, imaginar que provocaria um caos maior? Já passou o tempo de refletir sobre o que o nosso inimigo queria – e ainda quer fazer – e como vamos acomodá-lo.

Ted Koppel é jornalista. Durante 25 anos apresentou o Nightline, o noticiário de fim de noite da rede ABC. O texto acima foi publicado originalmente no Washington Post. Tradução de Eliakim Araujo.

Extraído do Direto da Redação