sábado, 14 de agosto de 2010

WikiLeaks reafirma o poder da Internet frente ao establishment político, midiático e militar

Estados Unidos - Direitos nacionais e imperialismo Sábado, 14 Agosto 2010 02:00


140810_wikil















Nación Red- [David Ballota] Londres. Quinto andar do edifício que abriga a redação do jornal The Guardian. Julian Assange comenta a um reduzido grupo de jornalistas o que espera da iminente publicação dos documentos “classificados”.


Mudará nossa perspectiva não só sobre a guerra do Afeganistão, mas também sobre todas as guerras modernas.


Washington. Dianne Feinstein, a influente senadora democrata que preside o Comitê de Inteligência do Senado insta o exército para que o principal responsável pelo vazamento “se responsabilize”.

Dianne Feinstein não faz nenhuma referencia à “guerra suja”, o desperdício generalizado e a questionável estratégia bélica e política dos EUA no Afeganistão. Um ativista do WikiLeaks envia uma mensagem desde seu blackberry: “Nem preguntas nem respostas sobre os Task Force 373“ (forças especiais que tem como objetivo “assinalar” os líderes Talibãs para os executarem, evitando que sejam julgados ou detidos).

O vazamento do WikiLeaks é uma grave violação de segurança

A influente senadora se limitou a lamentar que os esforços realizados para garantir o segredo das comunicações, os informes e e-mails não tenham evitado um vazamento que é, a seu juízo, uma grave violação da segurança nacional. Logo depois, Dianne Feinstein faz outro pronunciamento, “rogo a Câmara de Representantes que se una ao Senado para prover urgentemente de mais fundos para nossas tropas deslocadas para o Afeganistão

Os vazamentos chegaram no pior momento para a Administração Obama, quando esta concentrava todos os seus esforços em convencer o Congresso, o Senado, seu próprio partido e a opinião pública, nesta ordem, de aumentar o financiamento para a guerra no Afeganistão.

Terá que explicar o multimilionário apoio a aqueles que estão apoiando os Talibãs. Paradoxo da guerra moderna ou dilema que enfrenta a “velha política” ante o desafio da internet?

Em um modesto andar de Estocolmo, ativistas do WikiLeaks prepararam o próximo ataque. Sua arma, um computador.

Fonte: Nación Red

Traduzido para o Diário Liberdade por Raphael Tsavkko (@Tsavkko)