quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vila beduína de al-Arakib destruída outra vez.

4/8/2010, Blog Promised Land, Israel

Traduzido por Caia Fittipaldi


the ruins of al Arakiv (photo: activestills.org)
Se a imagem não abrir, clique aqui



A vila beduína al-Arakib, no norte do Negev, foi novamente posta abaixo hoje. Centenas de policiais [1] bloquearam o acesso à vila, removeram os moradores das tendas onde estavam instalados provisoriamente, construídas pelos próprios moradores depois de suas casas terem sido destruídas já uma vez, e passaram com tratores sobre as tendas.


Al-Arakib fora destruída pela primeira vez há uma semana [2]. Foi reconstruída pelos residentes e voluntários nos dias seguintes. Segundo notícias da página Ynet, foram construídas 10 abrigos temporários em al-Arakib durante a semana passada. Hoje, foram novamente destruídas.


O deputado árabe ao Parlamento israelense Taleb El-Sana (Raam-Taal), desmaiou ao ser removido a força de uma das tendas. Foi levado a um hospital da cidade Beersheba.


O Dr. Awad Abu-Farikh, porta-voz dos moradores de Al-Arakib e residente local, disse à página Ynet [3] que:


“Os policiais vestidos de negro da forças das unidades especiais são a verdadeira face da democracia do ministro [de Negócios Estrangeiros] Avigdor Lieberman. Essa operação é o primeiro passo para a destruição de muitas outras vilas. Voltaremos às nossas vilas, reconstruiremos nossas casas e não sairemos daqui.”


A polícia israelense anunciou que processará a vila, para ser reembolsada do custo da evacuação. O custo da operação da semana passada, só ela, foi estimado em 500 mil dólares.


A vila de al-Arakib fica próxima da cidade histórica de al-Arakiv, construída na virada do século 19, quando a maior parte da população beduína que vive no deserto de Negev (ao sul de Israel) abandonou o nomadismo e distribuiu-se em pequenas vilas. Nesse postado [4] [em hebraico], vêem-se as ruínas da antiga al-Arakib que, como muitos acampamentos árabes, foram destruídos entre 1948 e 1951. Desde então, o povo de al-Arakib luta para ver respeitados seus direitos de acesso às suas casas e terras.


————————-


Um dos comentários enviados a esse blog sobre outra matéria que publicamos sobre a destruição de al-Arakib [5] refere-se ao fato de que a vila beduína foi declarada ilegal por um Corte de Justiça israelense, e esse seria o motivo de a vila ter sido evacuada. Sobre isso, tenho a dizer o seguinte:


(a) O governo israelense aplica suas leis de modo muito seletivo. Há apenas algumas semanas, o governo decidiu tornar novamente vigente uma lei que reconhece a legalidade das colônias exclusivas para judeus e suas fazendas que, ao longo da última década, foram declaradas construções ilegais no Negev. Ao mesmo tempo, o Estado israelense não reconhece as mais de 40 vilas beduínas que há nas mesmas terras há décadas – muitas delas desde antes do nascimento do Estado de Israel. O Estado também se recusa a evacuar os postos avançados [núcleos iniciais para a criação de novas colônias exclusivas para judeus] que o próprio Estado considera ilegais (não confundir com a maioria dos chamados “assentamentos” exclusivos para judeus e considerados “legais”). A lógica aí é muito simples: em todas as regiões de terra “disputada” [que são, de fato, territórios palestinos ocupados], os judeus são estimulados a instalar-se para permanecer, tomando a maior extensão possível de terras; simultaneamente, os árabes são evacuados por forças policiais.


(b) Sobre a legislação e o próprio Estado de Direito: nos anos 50, Israel introduziu todo um conjunto de leis que tornariam impossível para muitos não-judeus fazer valer seus direitos sobre propriedade de terras, mesmo as terras fossem reconhecidas como propriedade de não-judeus desde antes de haver Estado de Israel. Quem não tenha documentos legais de propriedade de sua terra e/ou foi temporariamente deslocado na guerra de 1948 e nos anos seguintes perdeu seus direitos legais de propriedade. Assim, boa parte dos moradores históricos de al-Arakib foram convertidos em “invasores” da própria casa onde sempre viveram. Assim sendo, não se trata apenas de uma política de governo: todo o sistema legal, no que tenha a ver com propriedade de terra em Israel, é distorcido e discriminatório.


Para saber mais, recomendo o excelente artigo de Eyal Niv, “Law in Service to Thievery” [A lei a serviço do roubo] [6], de 29/7/2010, que explica como Israel está expulsando a população beduína de suas terras.


Notas de rodapé:


[1] Ver Requerimento de investigação sobre o ataque dos policiais, pela Organização Adalah .

[2] Ver matéria (e filme), no Guardian, 3/8/2010, em: Israel criticised over demolition of 'unrecognised' Bedouin villages”
[3] Em: Bedouin village razed again; MK forcefully removed
[4] Em: 1951 סיבוב בשרידי אלעראקיב / כפר בדואי שתושביו גורשו בשנת
[5] 28/7/2010, com foto, em: In a few hours, an entire village is destroyed
[6]
Em: Truth from Eretz Yisrael [em tradução].


O artigo original, em inglês, pode ser lido em: Bedouin village al-Arakib destroyed again, police to sue cost of evacuation from residents