quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A ultrapassagem

Era apenas uma questão de tempo.

A China ultrapassa o Japão como a segunda maior economia mundial em termos de PIB (Produto Interno Bruto) e justifica assim o famoso G-2 de alguns meses atrás entre os grandes líderes da China e dos EUA.


Dito de outra forma: a segunda economia mundial é a da China.

A estatística é do site do FMI e o contexto é claro.

Porque se 2009 foi o ano da grande aproximação ao nível de PIB , 2010 é o ano da ultrapassagem, também porque a China continua a crescer enquanto o Japão não tem uma verdadeira recuperação econômica.

Nesta altura o que devem pensar os EUA? Devem começar a temer pela liderança?

A resposta é absolutamente não. De fato, para o Fundo Monetário Internacional, a liderança norte-americana não está em discussão, especialmente se levarmos em consideração um período relativamente curto, ou seja, uma projeção dos próximos cinco anos. Projeção, no entanto, que se torna significativa quando analisamos as tendências.

De fato, estas são as projeções de crescimento do PIB dos EUA, China e Japão, em milhões de Dólares:

Projeções PIB 2010
EUA = 14.798.000
China = 5.365.000
Japão = 5.273.000


Projeções PIB 2015
EUA = 18.250.000
China = 9.436.000
Japão = 6.192.000




Como é possível observar, a diferença entre a China e os EUA nunca é questionada, enquanto o Japão tem um crescimento que continua e continuará a ser fraco ou ausente. A deflação ainda limitará o crescimento econômico.

Mas cuidado: o FMI ignora completamente essa hipótese para a economia americana. Numa hipótese deflacionista nos EUA a diferença com a China poderia diminuir significativamente.

Ipse dixit.

Fonte:
InterMarket & More
Tradução, edição e comentários de: Informação Incorrecta