quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pentágono exige que site entregue documentos secretos que não divulgou


Nubia Silveira

O Pentágono exigiu, hoje (5), que o site Wikileaks "devolva imediatamente" cerca de 15 mil arquivos sobre a ocupação do Afeganistão, que ainda não foram publicados e que retire de sua página na Inernet os mais de 77 mil já divulgados. Em entrevista coletiva, o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, reiterou que a publicação dos documentos sobre a guerra no Afeganistão ameaça a segurança das tropas norte-americanas, dos seus aliados e "dos cidadãos afegãos que estão nos ajudando a levar a paz e a estabilidade a essa região do mundo".

Morrell disse que o Pentágono tem "alguma ideia" do conteúdo dos arquivos não publicados pelo Wikileaks, por decisão de seu criador, Julian Assange. "Estamos pedindo a eles que façam a coisa certa", disse o porta-voz. "Esperamos que eles honrem nossas demandas". Na semana passada, o chefe do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen, disse que Assange pode "ter suas mãos manchadas de sangue" dos soldados norte-americanos e de afegãos.

O principal suspeito de vazar as informações é o analista de inteligência do Exército dos EUA Bradley Manning, de 22 anos. Ele foi transferido do Kuwait, onde estava detido em uma base militar, para uma prisão no estado de Virgína, no Estados Unidos.

extraído de sul 21 em 5 de agosto de 2010